Pergunta
Algumas pessoas acreditam que os judeus estão amaldiçoados por terem matado o Filho de Deus. Essa crença é, por vezes, utilizada para justificar o antissemitismo e o preconceito contra o povo judeu. No entanto, essa não é uma ideia bíblica. A rejeição do Messias pelos judeus teve suas consequências, mas a Bíblia não fala de uma maldição contínua sobre o povo escolhido de Deus.
Resposta
Em Mateus 27:22, durante o chamado julgamento de Jesus, Pôncio Pilatos questiona a multidão: “O que, então, devo fazer com Jesus que é chamado de Messias?” A multidão responde: “Crucifica-o!” Pilatos declara publicamente a inocência de Jesus, mas “eles gritavam ainda mais alto: ‘Crucifica-o!’” (versículo 23). Em seguida, Pilatos, de forma famosa, lava as mãos, declarando a si mesmo “inocente” (versículo 24) e afirmando à multidão que a morte de Jesus “é de responsabilidade de vocês!” Essa responsabilidade é assumida pela turba, que ainda exclama de forma aterradora: “O sangue dele está sobre nós e sobre nossos filhos!” (versículo 25).
É importante lembrar quem proferia essas palavras. Em Mateus 27:20 lemos: “Os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram a multidão.” Sim, a turba presente no julgamento de Jesus era composta por judeus reunidos em Jerusalém para a Páscoa, mas foram incitados por líderes religiosos que há anos rejeitaram Jesus (Mateus 12:14). Os responsáveis principais pela turba são os líderes religiosos, assim como Pilatos, que presidiu um verdadeiro ultraje da justiça. Além disso, essa autoincriminação foi declarada por alguns judeus, e não por todos. Vale lembrar que Jesus era judeu, assim como todos os seus discípulos, e certamente eles não impuseram uma maldição a si mesmos.
A nação judaica sofreu, de fato, pela rejeição do seu Messias. No caminho para a cruz, Jesus insinua um julgamento vindouro (Lucas 23:31). Em apenas uma geração após a crucificação de Cristo, Jerusalém foi completamente destruída pelos romanos. Os judeus foram dispersos e, por quase 1.900 anos (até 1948), ficaram sem uma pátria. Houve também implicações espirituais, uma vez que o evangelho foi levado aos gentios, que se mostraram mais receptivos (Atos 18:6). O apóstolo Paulo compara a inclusão dos gentios na salvação a ramos silvestres enxertados em uma oliveira cultivada. Os judeus (os ramos naturais) não foram completamente abandonados, pois “se eles não persistirem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus tem poder para enxertá-los novamente” (Romanos 11:23).
Ao rejeitar Cristo, os judeus “tropelaram sobre a pedra que tropeça” (Romanos 9:32; cf. Isaías 8:14). Contudo, eles não estão amaldiçoados por Deus. Paulo questiona: “Deus rejeitou o seu povo? De forma alguma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, a quem ele conhecia de antemão” (Romanos 11:1–2). De fato, há um tempo em que “todo Israel será salvo” (Romanos 11:26).
Como, então, os judeus poderiam estar “amaldiçoados”, se Deus firmou uma aliança incondicional com Abraão? Em Gênesis 12:2–3 está escrito: “Eu farei de ti uma nação grande e te abençoarei; tornarei o teu nome famoso, e tu serás uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti todas as famílias da terra serão abençoadas.” Deus também prometeu aos judeus uma vasta extensão de terra (Gênesis 15). Israel nunca chegou a possuir completamente a terra prometida, e por isso a profecia ainda aguarda cumprimento durante o Reino Milenar.
Cada um colhe o que planta (Gálatas 6:7), e a desobediência traz consequências. Quando o povo de Israel cedeu à idolatria grosseira e irremediável, perdeu sua terra durante os 70 anos do exílio babilônico (Jeremias 29:10). Ao rejeitar o Messias, essa perda se tornou ainda mais prolongada. Jesus “veio para o que era seu, mas o seu não o recebeu” (João 1:11). No entanto, a promessa de Deus permanece: “O Senhor fez proclamação aos confins da terra: ‘Diga à filha de Sião: “Eis que o teu Salvador vem!”’ … Eles serão chamados de Povo Santo, os Redimidos do Senhor; e tu serás chamada de Cidade Não Mais Deserta” (Isaías 62:11–12).






