Pergunta
Resposta
Se lermos a Bíblia sem preconceitos na busca por erros, a encontraremos como um livro coerente, consistente e relativamente fácil de compreender. Sim, há passagens difíceis. Sim, há versículos que parecem se contradizer. Devemos lembrar que a Bíblia foi escrita por aproximadamente 40 autores diferentes ao longo de cerca de 1.500 anos. Cada autor escreveu com um estilo distinto, sob uma perspectiva própria, direcionado a um público específico e com um propósito particular. Portanto, é natural encontrarmos algumas pequenas diferenças. Entretanto, uma diferença não representa uma contradição. Trata-se de um erro somente se não houver nenhuma forma plausível de conciliar os versículos ou passagens. Mesmo que uma resposta não esteja disponível no presente momento, isso não significa que ela não exista. Muitas vezes, supostos erros relacionados à história ou geografia contidos na Bíblia são esclarecidos com o surgimento de novas evidências arqueológicas.
Muitas perguntas chegam com colocações do tipo “Explique como esses versículos não se contradizem!” ou “Veja, há um erro na Bíblia!”. É verdade que algumas questões são difíceis de responder. Porém, nossa convicção é de que existem respostas viáveis e intelectualmente plausíveis para cada suposta contradição ou erro na Bíblia. Há livros e sites que listam “todos os erros da Bíblia”, e a maioria das pessoas simplesmente utiliza essas fontes para fundamentar seus argumentos, sem sequer buscar esses supostos erros por conta própria. Da mesma forma, existem obras e sites que refutam cada um desses supostos erros. O mais lamentável é que muitos dos que questionam a Bíblia não estão realmente interessados em uma resposta. Muitos “críticos da Bíblia” já conhecem as respostas, mas continuam a repetir os mesmos argumentos superficiais.
Então, o que fazer quando alguém aponta um suposto erro bíblico? A sugestão é:
- Estudar as Escrituras com oração, procurando uma solução simples;
- Realizar pesquisas utilizando bons comentários bíblicos, livros de defesa da fé e sites de pesquisa bíblica;
- Conversar com pastores ou líderes da igreja para buscar uma solução;
- E, caso mesmo após esses passos não se encontre uma resposta clara, confiar que a Palavra de Deus é a verdade e que existe uma solução que simplesmente ainda não foi identificada (2 Timóteo 2:15, 2 Timóteo 3:16-17).