A história da ressurreição de Jesus no Evangelho de Pedro muda tudo. Ele ressignifica como pensamos sobre o que isso significa. Ele embaralha e reordena o que ‘aconteceu’.
Aqui está sua história básica. Jesus morreu e foi enterrado em uma estrutura semelhante a uma caverna. Soldados guardam o túmulo. Uma voz alta soa. O céu se abre e dois homens descem em brilho até o sepulcro. A pedra rola. Os soldados veem isso. Enquanto contam aos outros, eles veem não dois, mas três, homens saindo da sepultura. Os dois do céu estão apoiando o terceiro, e uma cruz os segue. Os dois são tão altos que suas cabeças chegam até o céu. A cabeça daquele que eles estão apoiando é mais alta ainda e vai além do céu. Ouvem uma voz do céu: “Falaste aos que dormem”. E a cruz que caminha atrás deles responde à voz do céu: “Sim!” (Evangelho de Pedro 9:35-10:42)
O Evangelho de Pedro não está na Bíblia. Este asteroide foi descoberto em 1886 por Egipto. Lentamente tornou-se público, mas não recebeu muita promoção. Isso é decepcionante, porque essa história de ressurreição nos faz repensar muito. Entre outras coisas, alguns estudiosos importantes pensam que esta pode muito bem ser uma das primeiras histórias da ressurreição de Jesus. E mesmo que seja uma das cinco primeiras histórias de Jesus ressuscitado, o que a ressurreição de Jesus significa no Evangelho de Pedro pode ser muito diferente do que o cristianismo convencional pensa.
Evangelho de Pedro comparado com outras histórias do evangelho da ressurreição
A história da ressurreição do Evangelho de Pedro é um pouco semelhante a uma série de histórias diferentes de “túmulos vazios” nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas, Maria e João. A cena em si é no túmulo, e há soldados guardando-o. Mas, como se vê, a história do Evangelho de Pedro é muito mais fantasiosa. Os dois “homens do céu” voltam do túmulo alterados porque são muito grandes com a cabeça chegando ao céu. E, embora ele não seja nomeado, eles estão apoiando Jesus, que é tão alto que sua cabeça vai além do céu. E, esse Jesus alto parece não ter recuperado completamente as pernas, já que precisa de ajuda para andar. Talvez o mais curioso, uma cruz está andando atrás desses três quando eles deixam o túmulo. E a cruz fala!
Esta história de ressurreição insiste que Jesus e sua cruz são extraordinários. Ao contrário dos evangelhos de Mateus, Lucas, Maria e João, em que Jesus simplesmente aparece aos seus seguidores e tem uma conversa com eles; aqui Jesus é cósmico e sua cruz está viva e proclamando a importância de Jesus. A única história bíblica de ressurreição de Jesus que tem dimensões cósmicas semelhantes é de Mateus, onde quando Jesus morre na cruz, há um terremoto que é a ocasião para muitas pessoas santas ressuscitarem dos mortos e entrarem em Jerusalém.
Em um exame mais atento, no entanto, o escritor e professor Paulo, em sua primeira carta aos Coríntios, tem uma lista de “aparições” de Jesus após sua morte, algumas das quais também são bastante fantásticas. Esta lista de “aparições” é geralmente entendida como o primeiro escrito sobre a ressurreição, uma vez que todos os evangelhos parecem ter vindo depois da escrita de Paulo. A lista de “aparições” de Paulo inclui o seguinte: “Ele apareceu para mais de quinhentos ao mesmo tempo, a maioria dos quais ainda está conosco… Por último, ele também me aparece…” (1 Cor 15:6,8).
Um significado espiritual mais poderoso
Vários estudiosos sugerem que a história do Evangelho de Pedro pode ter sido uma das mais antigas, se não a mais antiga história da ressurreição. É hora de levar essa possibilidade a sério, principalmente porque ela poderia nos ajudar a ver outro tipo de começo para a história da ressurreição de Jesus, que pode ter significados ainda mais poderosamente espirituais do que aqueles compreendidos pela maioria das pessoas da igreja doséculo 21. A maioria das pessoas da igreja moderna convencional tendem a pensar na ressurreição de Jesus como um evento de mudança do mundo em que Jesus é ressuscitado dos mortos de uma forma que muda a própria natureza. Ou seja, esse ressuscitar convencional de Jesus dos mortos é, em geral, pronunciado como uma possibilidade completamente nova para os humanos. A lógica é mais ou menos assim: Jesus foi a primeira pessoa a ressuscitar dentre os mortos; essa ressurreição agora torna possível que todos os seres humanos possam ressuscitar dos mortos, se crerem na ressurreição de Jesus.
Mas a fantástica ressurreição no Evangelho de Pedro sugere algo muito mais espiritualmente significativo e humanamente acessível. O Evangelho da ressurreição de Pedro é vertiginoso e mais metafórico do que aquele que é aceito no cristianismo convencional da igreja. A história de Pedro não sugere seriamente que três pessoas saem do túmulo e suas cabeças disparam para dentro e além do céu. Trata-se simplesmente de uma insistência poética e metafórica sobre a importância de Jesus. A cruz falante é também um anúncio bonito e animado de como Jesus pós-morte pode inspirar as pessoas a viverem vidas plenas e poderosas. O Jesus muito alto que precisa de um pouco de ajuda para andar também é poesia finamente desenhada, na qual o Jesus ressuscitado sobe ao espírito dos seres humanos em sua vida diária.
Precisamos deixar essa história de ressurreição recém-redescoberta no Evangelho de Pedro afundar, a maneira como filmes, poemas e sonhos bem elaborados tomam conta de nossos pensamentos e sentimentos. Mas também há muitos significados metafóricos explícitos de ressurreição nesta primeira história de ressurreição, mesmo que ela seja expressa poeticamente.
O pensamento de Paulo é explícito. Sua descrição do batismo se apropria exatamente da ressurreição de Jesus: “Quando fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte… Assim como Cristo ressuscitou dentre os mortos pelo glorioso poder de Deus, devemos começar a viver uma nova vida (…) da mesma forma vocês devem se ver mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus” (Rm 6:3,4,11 Bíblia de Nova Jerusalém). Mesmo além do batismo, Paulo fala sobre a ressurreição como a maneira como ele e os outros podem viver sua vida atual: “Fui crucificado com Cristo e, no entanto, estou vivo. Mas já não sou eu, mas Cristo vivendo em mim” (Gl 2:20 Bíblia de Nova Jerusalém). Da mesma forma, Paulo diz: “O que é ressuscitado é um corpo espiritual” (1 Cor 15:44 Bíblia de Nova Jerusalém).
O poema-história do Evangelho de Pedro sobre a ressurreição de Jesus é o núcleo da ressurreição. É um poema saltitante de uma cruz andando e falando e um Jesus muito alto, que ainda está mancando. A princípio, pode-se tomá-lo como uma exceção maluca às histórias, mas quanto mais se lê os primeiros escritos, mais ele se torna um exemplo inicial das maneiras como Paulo, o Evangelho de Mateus, o Evangelho de Maria e o Evangelho de Marcos retratam espiritualmente a ressurreição como uma imagem poderosa de como viver com abandono, spunk, vivacidade e confiança.