A armadura de Deus, encontrada em Efésios 6:10-18, é composta dos seguintes seis itens:
O cinto da verdade, a couraça da justiça, os sapatos do evangelho, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito. Uma lista e descrição da armadura completa de Deus pode ser encontrada abaixo.
Vídeo Armadura de Deus
Não lutamos contra a carne e o sangue
A Bíblia muitas vezes ilustra a vida cristã como uma batalha contra o pecado e Satanás. Somos soldados de Cristo em uma guerra espiritual (2 Coríntios 10:3, 4; 2 Timóteo 2:3, 4). Como diz a Escritura: “Não lutamos contra a carne e o sangue, mas contra (…) hostes espirituais da iniquidade” (Efésios 6:12). É por isso que o apóstolo Paulo encoraja os cristãos a “vestirem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir às artimanhas do diabo” (versículo 11).
Vamos dar uma olhada em cada peça dessa armadura espiritual e ver como ela pode nos capacitar a ser vitoriosos como soldados para Cristo em nossa batalha contra as “hostes espirituais da maldade”.
1. Cinturão da verdade (Efésios 6:14)
“Fique de pé, portanto, tendo cingido sua cintura com a verdade”, diz Paulo. A verdade é o cinto que mantém todas as outras peças da armadura no lugar. Há duas maneiras pelas quais a verdade faz parte da armadura de Deus.
Primeiro, refere-se às verdades das Escrituras em oposição às mentiras de Satanás. Satanás é o pai da mentira (João 8:44). Jesus disse: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (versículo 32). As grandes verdades da Bíblia — o amor de Deus, a salvação por meio da fé em Jesus Cristo, a Segunda Vinda, o perdão dos pecados, a graça e o poder de viver para Jesus — essas verdades nos libertam das mentiras de Satanás. Satanás nos faria crer que somos pecadores, perdidos e sem esperança. A verdade é que o amor e a salvação de Deus nos libertaram do pecado e da morte.
A segunda maneira pela qual a verdade serve como um cinto, mantendo unida toda a armadura de Deus, é nosso compromisso pessoal com a verdade – viver uma vida que seja correta, transparente e sem engano. A integridade e a honestidade são vitais para a vossa vida cristã. As pessoas devem saber que podem depender de você para ser uma pessoa de verdade e princípios.
2. Couraça da justiça (Efésios 6:14)
A couraça cobre o coração e o protege e aos outros órgãos vitais. A Bíblia diz: “Guarda o teu coração com toda a diligência, porque dele brotam as questões da vida” (Provérbios 4:23). Isso é o que a justiça de Cristo faz por você. Ele o protege contra todas as acusações e acusações de Satanás. Essa justiça não é feita das boas ações que você faz. A Bíblia é clara em dizer que nenhum de nós é justo em nós mesmos (Romanos 3:10).
A couraça da justiça é inteiramente a justiça de Jesus que Ele nos dá gratuitamente quando O aceitamos como nosso Salvador (2 Coríntios 5:21; Efésios 2:8, 9; Filipenses 3:9). É a justiça de Cristo — não a nossa própria justiça — que nos cobre e protege.
3. Sapatos do evangelho (Efésios 6:15)
Os soldados que marcham para a batalha devem ter sapatos confortáveis. Como soldados de Cristo, devemos vestir “sapatos do evangelho” que nos permitirão marchar para onde quer que nosso Senhor leve. O apóstolo João diz: “Aquele que diz que permanece nele [Jesus] deve andar também como Ele [Jesus] andou” (1 João 2:6). Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, (…) e eles me seguem” (João 10:27). Satanás tentará colocar obstáculos em nosso caminho, mas na força de Jesus podemos seguir em frente, seguindo nosso Senhor, obedecendo-O e avançando o evangelho.
4. Escudo da fé (Efésios 6:16)
Ao listar as diferentes peças da armadura de Deus, Paulo diz: “Acima de tudo, (…) [tomai] o escudo da fé com o qual sereis capazes de apagar todos os dardos ardentes do ímpio” (Efésios 6:16). Quando Satanás ataca com dúvidas, o escudo da fé desvia o golpe. Quando as tentações chegam, a fé nos mantém firmes no seguimento de Jesus. Somos capazes de resistir a todos os dardos ardentes do diabo, porque sabemos em quem acreditamos (2 Timóteo 3:12).
Essa fé não é algo que vem de dentro de nós. É um presente de Deus para nós. Ele dá a cada um de nós uma medida de fé (Romanos 12:3). Então, ao caminharmos com Ele, essa fé cresce e se desenvolve até se tornar um escudo, protegendo-nos e permitindo-nos viver uma vida vitoriosa em Cristo. Essa foi a experiência de Paulo. Ele disse: “Fui crucificado com Cristo; já não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20). E no final dessa vida de fé, ele declarou: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7). Essa também pode ser sua experiência, pois você usa o escudo da fé para deixar de lado tudo o que Satanás lança contra você.
5. Capacete da salvação (Efésios 6:17)
O capacete protege a cabeça – talvez a parte mais vital do corpo, já que é a sede do pensamento e da mente. Quando tivermos um conhecimento seguro de nossa salvação, não seremos movidos pelos enganos de Satanás. Quando tivermos certeza de que estamos em Cristo com nossos pecados perdoados, teremos uma paz que nada pode perturbar.
Podemos ter certeza de nossa salvação? Podemos ter certeza?
Sim. “Se confessarmos nossos pecados, Ele [Jesus] é fiel e justo para nos perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9). “Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em Seu Filho. Quem tem o Filho tem vida” (1 João 5:11, 12).
6. Espada do espírito (Efésios 6:17)
A espada do espírito é a única arma de ofensa listada na armadura de Deus. Todas as outras partes são de natureza defensiva. A Palavra de Deus — a Bíblia — é descrita como “viva e poderosa, e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes” (Hebreus 4:12). Jesus usou essa arma quando Satanás O tentou no deserto. A cada um dos esforços de Satanás para levá-lo ao pecado, Jesus respondeu: “Está escrito… ” e passou a citar as Escrituras para destruir as tentações de Satanás. A Palavra de Deus é a verdade (João 17:17). É por isso que é tão poderoso. É por isso que é tão importante que estudemos a Bíblia e nos familiarizemos com suas verdades e seu poder. Davi escreveu: “A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105). A espada da Palavra de Deus nos protege e destrói nosso inimigo – o diabo e suas tentações.
7. Oração (Efésios 6:18)
Embora a oração não seja uma das peças de toda a armadura de Deus, ainda assim Paulo fecha sua lista dizendo: “Orando sempre com toda oração e súplica no Espírito” (Efésios 6:18). Mesmo quando você está vestido com a armadura de Deus, você precisa banhar tudo em oração. A oração vos leva à comunhão e comunhão com Deus para que Sua armadura possa protegê-los.
8. Como você veste toda a armadura de Deus?
Não é tão difícil quanto você pode pensar. Todas as peças da armadura são encontradas em um relacionamento com Jesus. Paulo disse assim: “Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Romanos 13:14). Quando você se entrega a Jesus e “veste” Sua justiça, você está revestido de toda a armadura de Deus.
Você às vezes se sente fraco? Você se vê cedendo à tentação quando realmente quer superar? Você já desanimou? Todos nós enfrentamos esses momentos. Mas revestido de toda a armadura de Deus, o mais fraco de Seus filhos é mais do que um par para Satanás. Em Jesus, revestido da armadura invencível de Deus, você “será forte no Senhor e no poder de Seu poder”. Você “será capaz de resistir às artimanhas do diabo” (Efésios 6:10, 11).