O Céu é um verdadeiro lugar onde o povo de Deus viverá um dia. Na verdade, o céu é onde Deus e os anjos vivem.
João 14:1-3 até diz que Jesus está no céu preparando um lugar para vivermos. No céu, os salvos por Deus terão novos corpos sem a maldição do pecado! Não haverá ninguém cego, surdo ou coxo no céu (Isaías 35:5, 6 e Filipenses 3:21). Embora Jesus construa casas no céu, a Bíblia também diz que os salvos também construirão suas próprias casas e as habitarão, bem como plantarão e comerão das vinhas (Isaías 65:21). Mais importante ainda, Deus estará no céu e Ele quer ser seu amigo. Ele quer habitar com você e enxugar todas as suas lágrimas (Apocalipse 21:1-4).
O que a Bíblia diz sobre o céu?
O céu é real? Existe um céu? Há muitos mitos populares sobre o céu e onde ele está que criam mal-entendidos. De acordo com a Bíblia, o universo não é apenas infinito, mas também cheio de seres inteligentes, amigáveis e benevolentes. O fato mais surpreendente e quase inacreditável é que o caminho para o céu não é complicado. Nosso título para o céu é dado gratuitamente àqueles que aceitam que Deus carregou nossos erros contra Si mesmo quando Jesus morreu na cruz. Quando pedimos perdão e um coração novo para guardar Seus mandamentos, Ele nos dará livremente os dois.
Três significados de “céu”
1) A palavra “céu” (hebraico: shamyim, grego: ouranos) pode significar a morada de Deus. A Bíblia diz: “O SENHOR estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino governa sobre todos” (Salmo 103:19). O trono de Deus também é mencionado em conexão com a montanha de Deus (Ezequiel 28:16).
2) Céu também pode se referir aos infinitos planetas, estrelas e galáxias do universo. A Bíblia diz: “Quando considero os teus céus, a obra dos teus dedos, a lua e as estrelas, que tu ordenastes” (Salmo 8:3).
3) A Bíblia também fala da atmosfera que envolve a terra como céu ou céus (Gênesis 1:7,8). Atenção: é preciso estudar o contexto bíblico para entender qual dos três significados está implícito.
A Bíblia é clara sobre o seguinte:
Depois que Jesus ressuscitou dentre os mortos, Ele foi para o céu. A Bíblia diz: “Homens da Galileia, por que estais olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que foi levado de vós para o céu, virá assim como o vistes ir para o céu” (Atos 1:11). Antes disso, Jesus disse a Seus discípulos: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu teria lhe dito. Eu vou preparar um lugar para você. E se eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os receberei a Mim mesmo; para que onde eu estiver, aí também estejais” (João 14:2-3).
Como é o céu?
1) Todas as coisas são novas
“Agora vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra haviam passado. Também não havia mais mar. Então eu, João, vi a cidade santa, Nova Jerusalém, descendo do céu de Deus, preparada como uma noiva adornada para seu marido” (Apocalipse 21:1, 2).
2) Sem lágrimas ou dor
“E Deus enxugará toda lágrima de seus olhos; não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro. Não haverá mais dor, porque as coisas anteriores já passaram” (Apocalipse 21:4).
3) Paz perfeita
“O lobo e o cordeiro se alimentarão juntos, o leão comerá palha como o boi, e o pó [será] o alimento da serpente. Não ferirão nem destruirão em todo o meu santo monte’, diz o Senhor” (Isaías 65:25).
4) Casas e vinhas
“Edificarão casas e habitarão-as; plantarão vinhas e comerão o seu fruto” (Isaías 65:21).
5) Jardins frutíferos “O deserto e o deserto se alegrarão por eles, e o deserto se alegrará e florescerá como a rosa
” (Isaías 35:1).
O céu é real?
1) O céu tem imóveis sólidos
Mitos populares imaginam o céu como um lugar fantasioso onde espíritos se sentam em nuvens tocando harpas ou flutuam no espaço nebuloso. No entanto, em João 14:2-3 a Bíblia diz que Jesus está construindo mansões no céu para aqueles que aceitam a salvação. Ele está preparando edifícios reais com materiais tangíveis reais para pessoas reais que irão habitá-los.
Além disso, quando Jesus foi para o céu, disse aos seus discípulos: “Mas eu vos digo: não beberei deste fruto da videira de agora em diante até aquele dia em que o beber de novo convosco no reino de meu Pai” (Mateus 26:29). Isso significa que no céu vinhedos reais produzirão uvas reais.
A Bíblia até se refere ao céu como um país (Hebreus 11:16). Antes do pecado vir a este mundo, o mundo era um paraíso físico – um belo jardim cheio de frutas, árvores e animais. Da mesma forma, quando o pecado for finalmente erradicado deste universo, poderemos viver a vida como Deus originalmente pretendia para a humanidade quando Ele criou o Jardim do Éden pela primeira vez – não como espíritos nas nuvens, mas em um Céu tangível e material.
2) Há muitos seres inteligentes no céu
Com a crescente compreensão dos sistemas solares, planetas, estrelas e galáxias, é inconcebível acreditar que os seres humanos são a única vida inteligente no universo. Faz sentido perceber que existe um país no universo, talvez até o próprio universo, conhecido pelos escritores bíblicos como céu.
A Bíblia fala sobre hóstias ou habitantes do céu e da terra. “Assim terminaram os céus e a terra, e toda a hoste deles” (Gênesis 2:1). A Bíblia menciona que seres em outros planetas se alegraram com a criação da Terra. “Quando as estrelas da manhã cantaram juntas, e todos os filhos de Deus gritaram de alegria” (Jó 38:7). O profeta bíblico Micaías disse: “Vi o SENHOR sentado em seu trono, e todo o exército do céu de pé à sua direita e à sua esquerda” (2 Crônicas 18:18).
3) O amor altruísta perfeito rege todos os relacionamentos no céu
A Bíblia diz: “Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 João 4:8). Aqueles que amam a Deus guardam Seus mandamentos (João 14:15). Os habitantes do céu obedecem aos mandamentos de amor de Deus (Salmo 103:19-21).
4) Teremos corpos físicos no céu Nossos corpos estarão livres de doenças, dor e morte no céu
(1 Coríntios 15:40-49). Ainda teremos corpos físicos. A Bíblia diz: Porque nossa cidadania está no céu, do qual também esperamos ansiosamente pelo Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso corpo humilde para que seja conformado ao Seu corpo glorioso (Filipenses 3:20, 21). O corpo de Jesus depois de Sua ressurreição era físico. Jesus disse: “Eis as Minhas mãos e os Meus pés, que sou Eu mesmo. Cuidai de Mim e vedes, porque um espírito não tem carne e ossos como vês que eu tenho” (Lucas 24:39). Seremos capazes de reconhecer nossos entes queridos. A Bíblia diz: “Pois agora vemos no espelho, vagamente, mas depois face a face. Agora sei em parte, mas depois saberei como também sou conhecido” (1 Coríntios 13:12).
5) A Nova Terra como céu
Terra real, casas reais, jardins, hobbies, entes queridos, fazem parte da vida futura perfeita reservada para aqueles que são fiéis à Palavra de Deus. Isso se torna mais crível quando percebemos que a Bíblia diz que a maior parte da existência futura dos seres humanos acontecerá aqui mesmo em nosso planeta Terra, que será recriado e restaurado à sua perfeição original. Esta vida estará livre de doenças, guerras, crimes e tudo o que for prejudicial. A vida futura terá o melhor desta vida, além de alegrias adicionais além da nossa imaginação. (Ver Apocalipse 21:1-4; Isaías 65:17-25; João 14:2, 3.)
A profecia bíblica aponta para o fato de que Jesus voltará pela segunda vez. Ele não virá em segredo, mas todos os olhos o verão (Apocalipse 1:7). Naquele tempo, aqueles que aceitaram Jesus como seu Salvador pessoal serão levados ao céu por um período de tempo. Eles viverão e reinarão com Cristo por mil anos nas mansões que Jesus está construindo e na Nova Jerusalém, no país celestial. Então Ele trará a Nova Jerusalém à terra. Deus recriará uma nova terra com uma nova atmosfera, e nossa vida celestial acontecerá aqui mesmo. (Ver Segunda Vinda, Milênio)
Como você chega ao céu?
Ao contrário da crença popular, a Bíblia diz que não vamos para o céu ou inferno quando morremos. Dormimos na sepultura até a ressurreição, como diz a Bíblia: “E muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, alguns para a vida eterna, outros para a vergonha e o desprezo eterno” (Daniel 12:2). (Ver Morte, Inferno, Ressurreição)
A entrada no céu não é automática para pessoas que simplesmente tentaram ser boas. A Bíblia diz: “Mas não entrará, de modo algum, nada que contamine, ou cause abominação ou mentira, mas apenas aqueles que estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro” (Apocalipse 21:27). O fator qualificador para aqueles que entrarem será se seus nomes estão ou não escritos no livro da vida do Cordeiro.
Para aprender a ter seu nome escrito no Livro da Vida, veja nosso tópico sobre Salvação. As realidades do céu e da nova terra podem estar apenas a uma oração de distância.
Você pode querer aprender mais através do Descubra Lições Bíblicas em nossa seção de estudos bíblicos.
sim cordo com a vinda do Senhor Jesus Cristo ca na terra para vir buscar todos aqueles que já aceitaram como salvador porá levar no novo Jerusalém para viver internamente, os cães feiticeiros, idolatrias, a varrendo mentiroso falsos profetas entre outros que pratica mal não arderão o reino dos céus, com Cristo.