Transcrição de áudio
Parece que toda semana recebemos por e-mail esta pergunta: Como faço para encontrar uma boa igreja local? E finalmente abordamos a questão hoje, na forma de um e-mail de uma mulher anônima. “Querido pastor João, aqui está a minha situação: mudei-me para uma nova cidade e há (maravilhosamente!) várias igrejas doutrinariamente fiéis na minha área da cidade. É um grande problema ter, eu sei. Se você estivesse na minha situação, como você reduziria essas boas opções? Não quero tomar uma decisão baseada apenas nas minhas preferências. Mas que papel as preferências têm numa decisão da igreja como a minha?”
Vamos pegar essa última pergunta primeiro. Em geral, eu diria que as preferências – pelo que suponho que ela quer dizer gostos que não têm nenhum mandato bíblico direto por trás delas – podem ser uma parte legítima de sua decisão na medida em que são moldadas e formadas pela palavra de Deus, mesmo que não sejam obrigatórias, e na medida em que não tenham precedência sobre coisas mais importantes. E por tais preferências, quero dizer coisas como uma igreja pequena versus grande, meditativa versus exuberante, formal versus casual, tradicional versus contemporânea, órgão versus guitarra, bancos versus cadeiras, culto das dez horas versus onze, serviço noturno versus nenhum culto noturno, e assim por diante.
Todos nós temos nossas preferências sobre essas coisas, e se elas são moldadas pela palavra de Deus e estão subordinadas a coisas bíblicas mais importantes, então seria bom, eu acho, que elas o guiassem como parte de seu processo de tomada de decisão.
Então, deixe-me ir para as coisas mais importantes e mencionar nove passos que você pode tomar na busca por uma igreja doméstica. Esta não é apenas a sua situação; Estou pensando talvez de forma mais ampla, mas acho que se aplicará à sua situação também.
1. Vá para Deus.
Fazei-me conhecer os teus caminhos, Senhor;
ensinai-me os vossos caminhos.
Guia-me na tua verdade e ensina-me,
porque tu és o Deus da minha salvação;
por ti espero o dia todo…
Bom e reto é o Senhor;
por isso instrui os pecadores no caminho.
Ele conduz os humildes no que é certo,
e ensina aos humildes o seu caminho. (Salmos 25:4–5, 8–9)
Então, o Senhor te ama e se deleitaria em você estar em uma igreja saudável com todos os seus dons para usar. Você tem boas razões para acreditar que ele responderá a esta oração do Salmo 25.
2. Esclareça suas convicções.
Talvez aproveite esta temporada de busca e acerte sua própria compreensão bíblica do que é uma igreja saudável, apenas para ter certeza de que sua imagem é totalmente bíblica. E eu recomendaria o livro de Mark Dever, What Is a Healthy Church?, para esclarecer novamente o que você está procurando.
3. Pergunte ao redor.
Converse com pessoas que você conhece na cidade ou que conhecem a cidade. As recomendações pessoais são provavelmente a fonte de informação mais confiável, se as pessoas forem confiáveis. Isso é mais confiável, eu acho, do que impressões rápidas de uma visita de um domingo na igreja.
4. Pesquise na web.
Temos hoje enormes vantagens em relação às gerações anteriores por causa da Internet. Explore a Internet para igrejas e estude seus sites. Não se baseie em quão chamativo é o site deles. As melhores igrejas podem ter um site péssimo, mas você quer informações, não impressões. Digitei no Google ontem mesmo, “igrejas nas cidades gêmeas que acreditam nas doutrinas da graça”. Eu digitei isso direto no Google. O número dois da lista era a Igreja das Cidades, que é uma igreja de Belém, onde eu ministrava, e o número quatro era Belém. Agora, eu recomendaria essas duas igrejas para qualquer pessoa nas Cidades Gêmeas.
É claro que esse tipo de busca não é suficiente. Não baseie sua escolha em uma pesquisa como essa. Você pode obter alguns resultados malucos reais no Google. É apenas um começo, e esse tipo de pesquisa é passível de erros graves. Muito melhor seria ir ao site da The Gospel Coalition e procurar igrejas conectadas. Isso seria um bom ponto de partida, talvez melhor do que apenas digitar algo no Google, mas isso ainda pode ser útil.
5. Avalie a liderança.
Procure uma igreja com um certo tipo de liderança, e um bom lugar para começar é 1 Pedro 5:2–4:
Apascenta o rebanho de Deus que está entre vós, exercendo a vigilância, não sob compulsão, mas de boa vontade, como Deus quer que tenha…
Procure pastores alegres que amem servir ao próximo.
Não por ganho vergonhoso, mas ansiosamente…
Procure pastores que não amam dinheiro, cujas vidas são simples e que manifestamente estão ansiosos para fazer o trabalho, e eles o fariam sem pagamento se pudessem.
Não dominando os que estão a seu cargo, mas sendo exemplos para o rebanho.
Procure pastores humildes. Eles não se alimentam de poder. Eles seguem as palavras de Jesus – se você quer liderar realmente grande, você tem que ser o servo de todos (Marcos 9:35) – e eles motivam pelo exemplo e não são coercitivos e exigentes.
6. Procure o amor.
Procure uma igreja com um certo tipo de pessoas. Primeiro João 3:14 diz:
Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte.
Então, uma associação deve nascer de novo. Como reconhecer as pessoas que nascem de novo? João diz que eles amam outros crentes. Você sente algum tipo de exclusividade que afasta crentes de diferentes raças, crentes de diferentes níveis econômicos, crentes de diferentes níveis educacionais? Você sente um cheiro de uma atitude excludente que é estranha ao amor nascido de novo?
Depois de descrever o tipo de líderes que uma igreja deve ter em 1 Pedro 5, Pedro continua a descrever o povo:
Vesti-vos, todos vós, de humildade uns para com os outros… Humilhai-vos… sob a poderosa mão de Deus… lançando todas as suas ansiedades sobre ele, porque ele cuida de você. (1 Pedro 5:5–7)
Então, procure uma igreja que seja amorosa e procure uma igreja que seja humilde e que lance suas ansiedades em Deus.
7. Teste o ensino.
Em seguida, volte sua atenção para o ensino. Procure uma igreja que não tenha vergonha de nenhum ensinamento na Bíblia. Não vá a uma igreja que tem medo de desagradar as pessoas que são mais moldadas pela cultura do que pelas Escrituras. Uma das maneiras de testar isso geralmente é nas questões de masculinidade e feminilidade – questões de sexualidade – porque esse é um assunto tão quente e controverso em nossos dias.
O que eles ensinam? Como eles ensinam sobre questões dos papéis de homens e mulheres e sexualidade? Eles ensinam todo o conselho de Deus, todas as Escrituras, como a palavra infalível de Deus sem vergonha?
8. Procure servir.
Então pergunte: Você poderia servir nesta igreja? Eles pensam em termos de as pessoas serem ministros e os pastores equiparem os santos para o trabalho do ministério (Efésios 4:12)? Você não quer ser um mero pew-sitter.
9. Procure a alegria séria.
Eu perguntaria: O tom ou o espírito da vida desta igreja é de grande alegria? São pessoas que aprenderam a sofrer pela graça de Deus e não se tornam amarguradas, alheias ou ingênuas? Eles sabem ser “tristes, mas sempre alegres” (2 Coríntios 6:10)? Eles são reais com seus problemas e com seu sofrimento?
Esses são os passos que eu daria. Certamente não precisam acontecer nessa ordem. Eu terminaria onde comecei. Não comece apenas com a oração; Saturai cada passo com a oração e Deus vos guiará.
Ele conduz os humildes no que é certo,
e ensina aos humildes o seu caminho. (Salmos 25:9)