Como identificar o meu dom espiritual?
Não existe uma fórmula mágica ou teste definitivo que nos revele exatamente quais são os nossos dons espirituais. O Espírito Santo distribui os dons conforme Sua determinação (1 Coríntios 12:7-11). Um problema comum entre os cristãos é a tentação de se concentrar exclusivamente em um dom espiritual, buscando servir a Deus apenas na área em que acreditamos ter sido capacitados. Contudo, não é assim que os dons espirituais funcionam. Deus nos chama a servi-Lo obedientemente em todas as áreas e nos equipará com o(s) dom(s) necessário(s) para cumprir a missão para a qual fomos chamados.
Identificar nossa capacidade espiritual pode ser feito de diversas maneiras. Testes ou inventários de dons espirituais, embora não devam ser a única referência, podem nos ajudar a ter uma noção de onde pode residir nosso dom. A confirmação de outras pessoas também ajuda a iluminar nossa capacitação espiritual. Aqueles que nos veem servindo ao Senhor muitas vezes conseguem identificar um dom que, por vezes, deixamos passar despercebido ou subestimado. A oração, afinal, é fundamental, pois a única pessoa que conhece verdadeiramente nossos dons é o próprio doador – o Espírito Santo. Assim, podemos pedir a Deus que nos revele como somos dotados, para que possamos utilizar melhor nossos dons para a Sua glória.
Deus chama alguns para serem mestres, concedendo-lhes o dom do ensino, e outros para servirem, dotando-os com o dom de ajudar. No entanto, conhecer especificamente nosso dom espiritual não nos isenta de servir em áreas que podem estar fora de nossa zona de conforto. É, sem dúvida, benéfico saber qual(is) dom(es) Deus nos concedeu; mas, ao mesmo tempo, é importante não focar tanto nos dons a ponto de perder outras oportunidades de servir ao Senhor. Se estivermos dispostos a ser usados por Deus, Ele nos equipará com todos os dons espirituais necessários para cumprir Sua obra.