Pergunta:
Devemos obedecer aos nossos pastores?
Resposta:
O versículo que trata diretamente dessa questão é Hebreus 13:17, que diz: “Obedecei aos que têm governo sobre vós, e sede submissos, pois eles velam pela vossa alma, como aqueles que hão de prestar contas; para que o façam com alegria e não com gemidos, porque isso não vos é proveitoso.”
Os pastores se sentem profundamente magoados ao ver pessoas ignorarem o conselho de Deus que compartilham em suas mensagens e lições bíblicas. Algumas pessoas desconsideram a Palavra, causando não só prejuízo a si mesmas, mas também ferindo aqueles que estão à sua volta. Os jovens, em especial, tendem a ignorar o conselho dos mais experientes, cometendo o erro de confiar demasiadamente em sua própria sabedoria e em seu próprio coração. Deus demonstra que um pastor piedoso compartilha os preceitos da Sua Palavra não apenas para servir a Deus, mas para alimentar o rebanho com o alimento espiritual que os conduzirá à vida abundante prometida por Jesus (João 10:10b).
Por outro lado, a Bíblia adverte sobre os “falsos pastores” que não se preocupam com o bem-estar do rebanho, estando mais interessados em manter o controle ou exercer domínio sobre os outros, ou que negligenciam o estudo da Palavra e acabam ensinando preceitos humanos em vez dos divinos. Os fariseus foram culpados por isso na época de Jesus, e inúmeros exemplos podem ser encontrados nos livros proféticos do Antigo Testamento, bem como em Atos, nas epístolas e no Apocalipse. Devido à existência lamentável desses líderes interesseiros, chega um momento em que devemos desobedecer aos homens para obedecer a Deus (Atos 4:18-20). No entanto, acusações contra um líder da igreja não devem ser feitas levianamente e precisam ser corroboradas por mais de uma testemunha (1 Timóteo 5:19).
Pastores piedosos valem seu peso em ouro. Geralmente, estão sobrecarregados e mal remunerados, carregando uma responsabilidade ainda maior que a de médicos, conforme Hebreus 13:17, pois um dia terão que prestar contas de seus ministérios diante de Deus. 1 Pedro 5:1-4 destaca que eles não são ditadores, mas lideram pelo exemplo e pelo ensino (1 Timóteo 4:16) com humildade de coração. Assim como Paulo, eles se assemelham a mães que cuidam de seus “filhos”, demonstrando verdadeiro amor e estando dispostos a se entregar pelo bem do rebanho, governando com gentileza (1 Tessalonicenses 2:7-12; João 10:11).
São marcados por uma sincera dedicação à Palavra e à oração (Atos 6:4), permitindo-lhes conduzir o rebanho com o poder e a sabedoria de Deus, e oferecer um alimento espiritual que os tornará cristãos saudáveis e vibrantes (1 Timóteo 5:17). Se essa descrição se aproxima do seu pastor (lembrando que ninguém é perfeito), ele merece ser honrado com uma obediência ainda maior por transmitir os ensinamentos claros de Deus.
Portanto, a resposta à pergunta é sim, devemos obedecer aos nossos pastores. Devemos também orar por eles constantemente, pedindo a Deus que lhes conceda sabedoria, humildade, amor pelo rebanho e proteção enquanto cuidam daqueles que lhes foram confiados.