O Livro de Romanos é um dos livros mais lidos da Bíblia. Romanos é a apresentação mais sucinta, clara e sistemática da doutrina cristã em todas as escrituras. Por esta razão, é muitas vezes um dos primeiros livros que Novos crentes leiam quando começam a estudar a Bíblia.
Mas do que se trata o Livro de Romanos? Quando e por que foi escrito? E como ela fala para aqueles de nós que a lêem hoje? Vamos dar uma olhada nessas questões-chave ao longo deste artigo e examinar o que podemos aprender com o livro.
Principais fatos sobre os romanos
O Livro de Romanos foi escrito pelo apóstolo Paulo em aproximadamente 57-58 d.C. Romanos foi escrito como uma carta, ou epístola, para a igreja cristã em Roma e tinha como objetivo fornecer direção, encorajamento e orientação para essa comunidade de crentes. Paulo e os outros apóstolos escreveram muitas dessas cartas para várias igrejas e comunidades de fé; juntas, essas letras compõem a seção do Novo Testamento conhecidas como as Epístolas.
Paulo ainda não havia visitado a igreja primitiva em Roma quando escreveu esta carta aos cristãos romanos; na verdade, ele escreveu Romanos enquanto estava em Corinto, uma igreja abordada em duas outras cartas e livros da Bíblia, 1 Corintianos e 2 Corinthians.
Na época em que Paulo escreveu à igreja romana, os crentes em Roma estavam experimentando um tempo de relativa paz. Isso foi antes do período de perseguição cristã liderado por Nero. No entanto, Paulo reconheceu Roma como uma igreja que ele sentia que precisava de uma forte dose de doutrina básica do Evangelho.
Visão geral do Livro de Romanos
Ao longo da carta de Paulo ao Romanos, ele se propõe a compartilhar o conhecimento fundamental com a comunidade de crentes. Ele começa comentando sobre a pecaminosidade humana, isto é, sobre a tendência de todas as pessoas de errar ou ficar aquém de viver da maneira que Deus nos quer. É uma experiência com a qual todos os seres humanos podem se relacionar, tanto no tempo de Paulo quanto no nosso. Paulo escreveu que, devido à nossa rebelião contra Deus – contra o que é certo – toda a humanidade foi condenada. Mas, continua Paulo, Deus é misericordioso e gracioso e nos oferece justificação, ou uma maneira de sermos corrigidos, através da fé em Jesus Cristo, Seu Filho.
Pelo sacrifício de Jesus por nós, fomos redimidos e salvos. O sangue de Cristo cobre nosso pecado. Mas Paulo também insiste que a salvação não é o ponto final de nossa vida de fé; é o ponto de partida. Estamos sendo continuamente refinados e tornados justos pelo Espírito Santo através de nossas vidas ao seguirmos Jesus. Nossa redenção, possibilitada pela graça de Deus, nos estimula a uma vida dedicada à busca de Jesus Cristo.
Temas Centrais e Versículos-Chave em Romanos
Agora que exploramos o contexto em torno do livro e resumimos o conteúdo desta carta, vamos dar uma olhada em alguns dos principais temas e versículos de apoio.
- Nossa inclinação natural para o pecado nos separa de Deus. Não podemos nos acertar ou ganhar a salvação sozinhos.
Em Romanos 1:21, o apóstolo Paulo escreveu: “Sim, eles conheciam a Deus, mas não O adorariam como Deus nem mesmo lhe dariam graças. E eles começaram a pensar em ideias tolas de como Deus era. Como resultado, suas mentes ficaram escuras e confusas.” Em outras palavras, nós, como pessoas, estamos perdidos no escuro. Sem Deus, estaríamos apenas vagando.
- Em Sua bondade amorosa, Deus providenciou uma maneira de nos redimir por meio de Seu Filho Jesus Cristo, que pagou nossa dívida de pecado através de Sua morte sacrificial.
Romanos 3:22: “Somos acertados com Deus colocando nossa fé em Jesus Cristo. E isso vale para todos que acreditam, não importa quem sejamos.” Jesus é o nosso meio de sair das trevas e da confusão do pecado.
- A graça de Deus no Espírito Santo opera em nós para nos ajudar a evitar o pecado e crescer em santidade.
Como Romanos 8:9-10 nos diz: “Mas vocês não são controlados por sua natureza pecaminosa. Você é controlado pelo Espírito se você tem o Espírito de Deus vivendo em você. (E lembre-se de que aqueles que não têm o Espírito de Cristo vivendo neles não pertencem a Ele.) E Cristo vive dentro de você, então mesmo que seu corpo morra por causa do pecado, o Espírito lhe dá a vida eterna porque você foi acertado com Deus.”
- O plano de Deus é para todos! Qualquer pessoa que tenha fé em Cristo Jesus pode receber essa redenção.
Paulo escreve em Romanos 4:13: “Assim a promessa é recebida pela fé. É dado como um presente gratuito. E todos nós estamos certos de recebê-la, quer vivamos ou não de acordo com a lei de Moisés, se tivermos fé como a de Abraão. Porque Abraão é o pai de todos os que crêem.” Jesus salvou todas as pessoas.
- Uma vez que estamos todos unidos em nossa necessidade de Jesus, devemos trabalhar juntos com outros membros do Corpo de Cristo, a igreja. Quando nos edificamos uns aos outros e damos honra e glória a Deus.
Da graça e do amor que Deus nos mostrou, podemos nos unir em comunidade. Como diz Romanos 15:5-6: “Que Deus, que dá esta paciência e encorajamento, vos ajude a viver em completa harmonia uns com os outros, como convém aos seguidores de Cristo Jesus. Então todos vocês podem se unir a uma só voz, dando louvor e glória a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”.
No geral, podemos dividir o Livro de Romanos em duas ideias-chave que Paulo procura enfatizar. A primeira é a justiça de Deus. Isso é demonstrado tanto em contraste com nossa pecaminosidade quanto na maneira justa e graciosa que o Senhor providenciou para a redenção da humanidade — Cristo Jesus. A segunda ideia-chave é a da justificação pela fé. A justificação pela fé é um conceito teológico complexo que se refere essencialmente à verdade de que não somos trazidos para perto de Deus por nossas próprias ações ou feitos. Pelo contrário, Jesus vem até nós, e é colocando nossa fé Nele que somos salvos.
Considerações Finais
O livro de Romanos fornece-nos um resumo conciso do Evangelho. Em seus capítulos iniciais, Paulo se concentra na doutrina, isto é, nos pilares da verdade que conhecemos sobre nós mesmos e sobre Deus. Os últimos cinco capítulos se concentram mais em conselhos e encorajamentos de como viver desse conhecimento. Através deste livro, Paulo nos convida a perguntar se nossa vida diária reflete nossa fé em Jesus. Estamos seguindo-O, elevando e apoiando os outros? Ou ainda estamos vagando nas trevas do pecado? Em Romanos 12:1-2, Paulo exorta: “E assim, queridos irmãos e irmãs, rogo-vos que entregueis vossos corpos a Deus por causa de tudo o que Ele fez por vós. Que sejam um sacrifício vivo e santo — do tipo que ele achará aceitável. Esta é realmente a maneira de adorá-lo. Não copie o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixe que Deus o transforme em uma nova pessoa, mudando a maneira como você pensa. Então você aprenderá a conhecer a vontade de Deus para você, que é boa, agradável e perfeita”.
Não importa onde nos encontremos, Paulo nos assegura que, graças à justiça de Deus, há motivos para esperança. Ele declara corajosamente em Romanos 8:38: “E estou convencido de que nada pode nos separar do amor de Deus. Nem a morte nem a vida, nem anjos nem demônios, nem nossos temores por hoje nem nossas preocupações com o amanhã – nem mesmo os poderes do inferno podem nos separar do amor de Deus.”