Pergunta
Jesus Cristo foi casado? Jesus teve esposa?
Resposta
A recente descoberta e tradução do papiro do século IV conhecido como “a esposa de Jesus” reabriu a discussão sobre se Jesus teve esposa ou foi casado. Esse papiro contém a frase “Jesus disse a eles: ‘Minha esposa…’” e é notável por ser o primeiro escrito gnóstico a afirmar explicitamente que Jesus tinha esposa. Embora alguns evangelhos gnósticos mencionem que Jesus manteve uma relação próxima com Maria Madalena, nenhum deles afirma de forma específica que Ele era casado com ela ou com qualquer outra pessoa. No final das contas, não importa o que esses textos afirmem, pois não possuem autoridade e já foram comprovados como falsificações criadas para promover uma visão gnóstica de Jesus.
Se Jesus tivesse sido casado, a Bíblia nos informaria, ou haveria uma declaração inequívoca a respeito. As Escrituras não permaneceriam completamente em silêncio sobre um assunto tão importante; elas mencionam a mãe de Jesus, seu pai adotivo, seus meio-irmãos e meias-irmãs. Por que, então, deixariam de mencionar que Jesus tinha esposa? Aqueles que defendem a ideia de que Jesus era casado o fazem na tentativa de “humanizá-lo”, tornando-o mais comum e similar a qualquer outra pessoa. Muitos não querem aceitar que Jesus era Deus encarnado (João 1:1; 1:14; 10:30) e, por isso, criam mitos de que Ele teria se casado, tido filhos e vivido como um ser humano ordinário.
Uma pergunta secundária é: “Jesus Cristo poderia ter sido casado?” Não há pecado em ser casado ou em ter relações sexuais dentro do casamento. Assim, sim, Jesus poderia ter sido casado e, ao mesmo tempo, continuar sendo o Cordeiro de Deus sem pecado e Salvador do mundo. Contudo, não há motivo bíblico para que Ele se casasse. Aqueles que afirmam que Jesus era casado geralmente não acreditam que Ele foi completamente sem pecado ou que Ele realmente era o Messias. Casar e ter filhos não constitui, de forma alguma, o propósito pelo qual Deus enviou Jesus. Conforme Marcos 10:45, Ele veio “não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”