Por que continuamos cantando ‘A Doxologia’
Louvado seja Deus, de quem fluem todas as bênçãos;
Louvado seja ele todas as criaturas aqui embaixo;
Louvai-o acima, vós amontoados;
Louvado seja Pai, Filho e Espírito Santo.
Essas 25 palavras, conhecidas por muitos ao redor do mundo hoje como “A Doxologia”, compõem o que é provavelmente o verso mais conhecido de toda a hinologia e poesia cristãs.
Na superfície, essas letras são surpreendentemente modestas e memoráveis. Poucos de nós se lembram de ouvi-los pela primeira vez, e poucos se lembram de se esforçar para aprendê-los. No entanto, por mais simples e acessíveis que sejam essas quatro linhas, os cristãos as cantam há mais de três séculos. Porque simples não significa raso. O simples não exclui o profundo. Essa é uma das verdades marcantes no coração de nossa fé – e uma das grandes evidências de sua verdade – desde o Evangelho de João, aos primeiros credos, até as letras mais conhecidas e duradouras que compartilhamos com a igreja global hoje.
“As maiores realidades sobre Deus e seu mundo podem ser capturadas nos termos mais humildes.”
As maiores realidades sobre Deus e seu mundo, quando bem compreendidas, podem ser capturadas nos termos mais humildes, mesmo que sejam sem fundo em sua profundidade. E, no entanto, encontramos uma qualidade duradoura em “The Doxology” ausente de muitos de nossos coros modernos passageiros. A substância esconde-se na brevidade e na singabilidade. Embora curto, o hino é uma progressão coerente, em vez de uma tentativa vagamente conectada de frases memoráveis, e se volta sobre as profundas verdades teológicas da aseidade e generosidade de Deus, e Deus como Trindade.
Manhã, Noite, Meia-noite
Thomas Ken (1637-1711), que criou essas palavras simples e profundas no final de 1600, escreveu-as como a estrofe final e “doxológica” de três hinos que publicou, primeiro para estudantes do Winchester College da Universidade de Oxford.
Ken, que foi um ministro anglicano, capelão real e, eventualmente, bispo, primeiro escreveu versos para seus alunos em Winchester cantarem ao levantar-se pela manhã, e na hora de dormir todas as noites. Mais tarde, ele acrescentou um terceiro hino, para ensaiar à meia-noite, onde os alunos teriam problemas para dormir. Cada hino era uma confissão de fé e uma invocação da bênção divina, adaptada ao seu momento particular do dia. E cada hino terminava com o mesmo versículo doxológico de 25 palavras em louvor a Deus, três em um.
Os hinos de Ken não se perderam hoje. No entanto, é seu verso final – nossa amada “Doxologia” – que perdurou, tão conhecido que não precisa de espaço reservado em nossos hinários. Os cristãos de todo o mundo simplesmente sabem disso, quase sem falhas – tanto as palavras atemporais de Ken quanto a melodia, que Ken não escreveu, mas que muito mais tarde começou a acompanhar a canção. A melodia, chamada Old One-Hundredth, originalmente projetada para acompanhar o canto do Salmo 134, e mais tarde do Salmo 100, apareceu pela primeira vez no Saltério de Genebra em 1551 e foi escrita por Louis Bourgeois (1510-1561), que serviu como chefe de coros e música, ao lado do famoso pastor e teólogo João Calvino.
Fonte de Tudo de Bom
Qual foi, então, o poder dessas 25 palavras? Por que resistiram e, para muitos, tornaram-se uma das expressões mais básicas e repetidas da fé cristã?
Por um lado, nosso Deus é realmente aquele de quem fluem todas as bênçãos genuínas. Ele mesmo é o Bem-aventurado (1 Timóteo 1:11; 6:15), o único em quem há plenitude de alegria e prazeres para sempre (Salmo 16:11). No entanto, inabalavelmente feliz como é, ele não é um Deus inclinado a guardar para si mesmo, mas dá generosamente. Ele está feliz o suficiente para ser extrovertido.
Deus se deleita em dar, transbordar de alegria, abençoar suas criaturas e compartilhar sua própria felicidade nelas e depois com elas. Ele é o doador de “toda boa dádiva e toda dádiva perfeita” (Tiago 1:17). “Dele e através dele e para ele são todas as coisas. A ele seja glória para sempre. Amém” (Romanos 11:36).
Três em um
Este Deus abençoado também é soberano sobre todos. Ele é ao mesmo tempo a fonte singular de todo o verdadeiro bem, e ele é o Todo-Poderoso. Ele é o Criador e Sustentador de toda a natureza, e de todas as hostes celestiais acima, e “todas as criaturas aqui embaixo”. Aqui e ali, acima e abaixo, ele é Deus e “faz tudo o que lhe aprouver” (Salmo 115:3). Como o grande rei humilde da Babilônia aprendeu a declarar em sua própria doxologia, nosso Deus “faz de acordo com sua vontade entre o exército do céu e entre os habitantes da terra; e ninguém pode ficar com a sua mão” (Daniel 4:35).
“Deus é glorificado em nossa expressão sincera de louvor. Deus nos fez para o louvor. Ele nos fez para a doxologia.”
Ainda assim, este Deus, totalmente completo em bondade e poder, revelou-se ao seu povo. Ele é um e três – um Deus, três pessoas, trabalhando na história para redimir e restaurar seu povo de seu pecado e rebelião. Ele é um Deus três vezes para nós em uma grande salvação, que é organizada pelo Pai, realizada pelo Filho e aplicada pelo Espírito.
E assim, nós o louvamos como três em um, e um em três, assim como batizamos “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19), e oramos com o apóstolo: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês” (2 Coríntios 13:14).
Nossa Alegria, Sua Glória
Louvado seja Pai, Filho e Espírito Santo. “A Doxologia” tem servido como uma forma pronta, e ocasião, para os cristãos conectarem os próprios propósitos de Deus em tudo o que Ele faz com o desejo mais profundo do nosso coração. Deus fez nossos corações doerem de felicidade. E fez o mundo, e nós, para glorificá-lo. E nesse ato de louvor (que “A Doxologia” dirige e auxilia), nossas almas se regozijam e se tornam públicas em expressar seu prazer por ele.
Deus é glorificado em nossa expressão sincera de louvor. Deus nos fez para o louvor. Ele nos fez para a doxologia. Ele fez o mundo para que pudesse ser louvado. E essas palavras simples, mas profundas, servem a esse simples e profundo ato humano de devoção – e ainda mais quando juntamos nossas vozes e cantamos juntos.