Pergunta
Resposta
A demonologia é o estudo dos demônios. A demonologia cristã é o estudo do que a Bíblia ensina sobre eles. Em estreita relação com a angelologia, essa área de estudo nos revela o que são os demônios e como nos atacam. Satanás e seus demônios são anjos caídos, seres pessoais reais que travam uma guerra contra Deus, os anjos sagrados e a humanidade. A demonologia cristã nos ajuda a estar atentos a Satanás, seus subordinados e seus planos malignos. Confira abaixo alguns pontos importantes sobre esse tema:
O que a Bíblia diz sobre os demônios?
A Bíblia indica que os demônios são anjos caídos – anjos que, juntamente com Satanás, se rebelaram contra Deus. Hoje, Satanás e seus demônios desejam enganar e destruir todos aqueles que seguem e adoram a Deus.
Como, por que e quando Satanás caiu do céu?
Satanás caiu do céu por causa do pecado do orgulho, que o levou a se rebelar contra Deus. O tempo exato de sua queda não está registrado nas Escrituras. Pode ter ocorrido fora do tempo como o conhecemos, antes da criação do tempo e do espaço.
Por que Deus permitiu que alguns dos anjos pecassem?
Os anjos que caíram e se tornaram demônios tiveram o livre-arbítrio. Deus não forçou ou encorajou nenhum dos anjos a pecar; eles pecaram por sua própria vontade e, por isso, são dignos da ira eterna de Deus.
Podem os cristãos estar possuídos por demônios?
Defendemos fortemente a crença de que um cristão não pode ser possuído por um demônio. Há uma diferença clara entre ser possuído e ser apenas oprimido ou influenciado por um demônio.
Existe atividade de espíritos demoníacos no mundo hoje?
Considerando que Satanás “anda em derredor como um leão que ruge, buscando a quem possa devorar” (1 Pedro 5:8) e sabendo que ele não é onipresente, é lógico supor que ele envie seus demônios para realizar sua obra neste mundo.
Quem ou o que eram os Néfilins?
Os Néfilins (“os caídos, gigantes”) eram a descendência resultante dos relacionamentos entre os “filhos de Deus” e as filhas dos homens, conforme descrito em Gênesis 6:1-4. Ainda há muito debate sobre a identidade desses “filhos de Deus”.
Muitas pessoas acreditam que Satanás e seus demônios são apenas personificações do mal. Entretanto, a demonologia cristã nos ajuda a compreender a natureza do nosso inimigo espiritual, ensinando-nos a resistir e a superar o diabo e suas tentações. Louvamos a Deus pela vitória sobre as trevas através de nosso Senhor Jesus Cristo! Embora o cristão não deva se tornar obcecado pelo estudo da demonologia, uma compreensão clara desse tema nos ajuda a acalmar nossos medos, manter-nos vigilantes e permanecer próximos de nosso Senhor Jesus Cristo. Temos o Espírito Santo habitando em nossos corações e, como diz a Escritura, “maior é Aquele que está em nós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4).
Uma Escritura-chave relacionada à demonologia cristã é 2 Coríntios 11:14-15, que nos alerta: “E não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é de surpreender, portanto, se seus ministros se disfarçam como ministros da justiça. O destino deles será o que suas ações merecerem.”