Transcrição de áudio
O que é graça? Parece uma pergunta simples, mas a resposta tem muitos ângulos diferentes. É um e-mail recente de uma ouvinte de podcast chamada Heather. “Olá, pastor João! Tenho vergonha de fazer essa pergunta porque tenho vergonha de admitir que tenho dificuldade para entender uma das palavras mais usadas na igreja hoje. Essa palavra é ‘graça’. Muitas vezes ouço isso ser definido como ‘favor imerecido’ ou ‘receber o que você não merece’. E eu entendo assim no contexto de Efésios 2:8 NKJV: ‘Porque pela graça fostes salvos pela fé, e não por vós mesmos; é dom de Deus”.
“Mas não o entendo no contexto de textos como 2 Coríntios 12:9: ‘A minha graça é suficiente para ti, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’. Ou 1 Coríntios 15:10: ‘Mas pela graça de Deus eu sou o que sou, e a sua graça para comigo não foi em vão. Pelo contrário, trabalhei mais do que qualquer um deles, embora não fosse eu, mas a graça de Deus que está comigo”. Não entendo ‘graça’ nesses versículos. Você pode me explicar?”
Bem, uma das razões pelas quais eu amo essa pergunta – e sei que digo muito isso porque amo o que fazemos aqui. Eu amo todas essas perguntas. Na verdade, alguns deles são muito difíceis de amar. Mas este é um softball para mim porque aqueles versos que ela está incomodada são alguns dos meus favoritos.
Mas aqui está uma das razões pelas quais eu amo essa pergunta: ela me dá a chance de dizer a Heather e a todos que estamos todos realmente juntos nisso, e eu não tenho nenhuma vantagem especial sobre você em responder a essas perguntas, exceto talvez que eu tenha tido um pouco mais de prática. Em outras palavras, o que eu faço quando ouço uma pergunta como essa é algo que Heather poderia fazer ou qualquer um poderia fazer.
Juntando as peças
Abro minha Bíblia e obtenho minha concordância, e procuro todas as ocorrências de graça na Bíblia. Há 131 usos da graça na ESV – 124 no Novo Testamento, 86 dos quais são do apóstolo Paulo, o que significa que dois terços de todos os usos da palavra graça na Bíblia estão em um autor: Paulo. Não é à toa que ele é chamado de “apóstolo da graça”.
Então, eu digo isso para encorajar Heather (não que ela não deveria ter escrito; Fico feliz em ter a pergunta) e todo mundo que não há nada de mágico em ocupar um cargo na igreja, como pastor, e não há nada de mágico em ter um diploma e fazer bolsa de estudos na academia. Todos nós respondemos às perguntas praticamente da mesma maneira. Olhe para tudo o que a Bíblia tem a dizer, e então faça o seu melhor para ver como tudo se encaixa, ao mesmo tempo em que é humilde e submete sua mente ao que a Bíblia ensina.
Você está sempre colocando entre parênteses seus preconceitos e tentando construir suas concepções a partir de todas as peças da Bíblia. É como um quebra-cabeça, onde você está tentando juntar a imagem com todas as peças. E você sabe, porque é a palavra de Deus, que essas peças vão se encaixar. Se não se encaixarem nessa vida, vão caber na próxima. Mas trabalhamos nisso o máximo que podemos.
Graça como favor imerecido
Então, para responder à sua pergunta, vamos nos limitar a Paulo, a quem ela citou, e aos dois usos da graça que ela viu. Por um lado, a graça é chamada – e acho que é uma frase absolutamente maravilhosa – de favor imerecido.
- Romanos 3:24: “[Nós] somos justificados pela sua graça como dom, pela redenção que está em Cristo Jesus”. A graça é o que inclina Deus a dar dons que são gratuitos e imerecidos pelos pecadores.
- Romanos 5:15: “Se muitos morreram por transgressão de um só homem, muito mais a graça de Deus e o dom gratuito pela graça daquele único homem Jesus Cristo abundaram para muitos.” Então, a graça é aquela qualidade em Deus que produz dons gratuitos para pecadores culpados na salvação.
- Romanos 11:5–6: “No tempo presente há um remanescente, escolhido pela graça. Mas se é pela graça, não é mais com base em obras; caso contrário, a graça não seria mais graça”. Então, você não pode trabalhar para ganhar graça. É gratuito e imerecido.
Agora, isso é o que a maioria de nós tem em mente quando dizemos que Deus é um Deus de graça. E é verdade. É maravilhoso. Nossa vida eterna depende disso. Nenhum de nós seria salvo se a graça não fosse um favor imerecido, e não fosse uma qualidade na mente de Deus, no coração de Deus, na natureza de Deus.
Graça como Poder para Viver
Mas então Heather percebe com razão outro grupo de passagens, também em Paulo, onde ele chega um pouco diferente.
- 2 Coríntios 9:8: “Deus é capaz de fazer abundar toda a graça para vós, a fim de que, tendo toda a suficiência em todas as coisas em todos os momentos, possais abundar em toda boa obra.” Agora, isso parece imaginar a graça como um poder ou uma influência para a obediência.
- 2 Coríntios 12:9: Jesus diz a Paulo: “A minha graça é suficiente para vós, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
- 1 Coríntios 15:10: “Pela graça de Deus sou o que sou, e a sua graça para comigo não foi em vão. Pelo contrário, trabalhei mais [esse foi o efeito da graça] do que qualquer um deles, embora não fosse eu, mas a graça de Deus que está comigo.”
Em todos esses três textos – e eles não são os únicos – a graça não é apenas uma disposição, uma qualidade ou uma inclinação na natureza de Deus, mas é uma influência ou uma força, um poder ou um ato de Deus que opera em nós para mudar nossas capacidades de trabalho, sofrimento e obediência.
Ajustando nossas categorias
Então, o que eu faço quando vejo coisas assim na Bíblia é ajustar minhas categorias na minha cabeça. Eu não vou dizer: ‘Ah, isso não pode ser, porque eu tenho essa categoria na minha cabeça’. Não, não, não. Você fixa as categorias na sua cabeça.
Se antes eu pensava na graça apenas como um traço de caráter ou uma disposição ou uma inclinação na natureza de Deus, o que o movia a tratar os pecadores melhor do que eles merecem – se essa era minha única concepção, era uma vez – agora, tendo visto todos os textos, eu amplio minha compreensão da graça como a Bíblia usa o termo. Agora eu digo: “Bem, parece que a palavra graça no uso de Paulo não se refere apenas ao traço de caráter de Deus ou disposição ou inclinação para tratar as pessoas melhor do que merecemos, mas a palavra graça também se refere à ação ou ao poder, à influência ou à força desse caráter, que produz resultados reais e práticos na vida das pessoas, como ser suficiente para boas ações ou suportar o espinho na carne ou trabalhar mais do que todos os outros, o que Paulo diz sobre sua própria obra apostólica.”
Agora, isso não significa que você tenha que abrir mão dessa simples definição de favor imerecido. É verdade. Essa é uma boa definição. Significa apenas que a palavra também abraça a verdade encorajadora – pelo menos eu amo a verdade; é por isso que esses versículos são tão preciosos para mim – que esse favor transborda em ajuda poderosa e prática de Deus em sua vida diária onde você mais precisa. Essa ajuda também é chamada de graça porque é gratuita e imerecida.
Aproxime-se com confiança
Então, deixe-me terminar com um versículo precioso que todos nós conhecemos e amamos e talvez nunca tenhamos pensado neste termo de graça. Hebreus 4:16: “Aproximemo-nos, pois, com confiança, do trono da graça“. Esse é um trono com a qualidade, o caráter e a inclinação para tratar as pessoas melhor do que elas merecem. Esse é o tipo de trono a que estamos chegando. Mas depois diz: “para que possamos receber misericórdia e encontrar graça para ajudar em momentos de necessidade”. Ou uma tradução mais literal: “para que possamos encontrar misericórdia e graça para uma ajuda oportuna”.
É incrivelmente encorajador que a graça de Deus seja tanto a inclinação do coração divino para nos tratar melhor do que merecemos e seja a extensão dessa inclinação na ajuda prática.