Transcrição de áudio
John Piper se junta a mim por telefone para a pergunta de hoje, uma pergunta importante. O que devemos fazer do batismo do Espírito Santo? A frase parece significar coisas diferentes na Bíblia – e certamente significa coisas muito diferentes para diferentes denominações e práticas da igreja. Aqui está a pergunta de hoje, enviada anonimamente para nós de Berlim, Alemanha.
“Olá, pastor João! Tenho lutado para entender e abraçar o ‘batismo do Espírito Santo’, especialmente manifestado como alguém rindo e rolando no chão ou mesmo desmaiando por trinta minutos ou mais. Já vi igrejas fazerem isso e colocarem muito foco nessas experiências, o que me deixa bastante desconfortável. Você pode explicar o que a Bíblia quer dizer com o ‘batismo do Espírito’ no que diz respeito tanto a (1) nossa experiência inicial de salvação e, em seguida, (2) se devemos ou não esperar ou buscar batismos subsequentes do Espírito mais tarde na vida cristã?”
Desejo de experimentar o Espírito
O pentecostalismo é geralmente definido como um movimento no cristianismo que pensa no batismo do Espírito Santo como uma segunda experiência, geralmente após a conversão, marcada pelo falar em línguas. Esse é o estereótipo, enfim, do que significa pentecostalismo. Trata-se, na verdade, de uma simplificação excessiva.
“Essa ênfase na natureza experiencial do Espírito é a razão pela qual o movimento pentecostal tem sido tão globalmente eficaz.”
Acabei de terminar um livro de Allan Heaton Anderson, Até os confins da Terra: pentecostalismo e a transformação do cristianismo mundial. Ele mostra que há entendimentos muito mais diversos do Espírito Santo e de sua obra entre o pentecostalismo global do que pensávamos. O que é comum entre muitos ramos do pentecostalismo não é uma visão singular do batismo no Espírito, mas sim uma forte ênfase na natureza experiencial da presença do Espírito na vida do crente.
Penso que essa ênfase na natureza experiencial do Espírito é precisamente a razão pela qual o movimento tem sido tão globalmente dinâmico e eficaz. As pessoas em todos os lugares estão famintas por realidade vivencial, não apenas por fatos doutrinários ou fatos históricos, que são afirmados com a mente.
Essa é a maneira estereotipada de pensar sobre o cristianismo ocidental. Temos uma lista de doutrinas; temos uma lista de comportamentos. Cremos nas doutrinas, fazemos os comportamentos, e deduzimos que pertencemos a Deus e que algo sobrenatural está acontecendo, mas ninguém experimenta nada. É por isso que o pentecostalismo está tendo sucesso do jeito que faz, porque eles estão certos nisso. Eles estão certos em dizer que ter o Espírito Santo é ter uma realidade que se experimenta.
Dois usos diferentes
É importante que esclareçamos o significado de termos bíblicos como “batismo no (ou com) o Espírito Santo”, porque é um termo bíblico. Faz parte da experiência cristã.
O que vou sugerir é que a maneira como Paulo usa a frase em 1 Coríntios 12:13 e a maneira como Lucas usa a frase (ou Jesus relatado por Lucas) em Atos 1:5 não são as mesmas. Essa é a minha premissa básica, que evitaria muita confusão se as pessoas comprassem isso. Então você pode conferir por si mesmo.
Isso significa que, quando perguntamos: “O que significa a frase ‘batismo no (ou batismo com) o Espírito Santo’?”, temos que perguntar: “Você está falando sobre o uso de Paulo ou o uso de Lucas ao citar Jesus?” Não são contraditórios. Não estou argumentando que há qualquer conflito. Estou dizendo que eles usam as mesmas palavras de maneiras diferentes. Eles usam a mesma frase de maneiras diferentes. Permitam-me que esclareça cada um deles.
Recebendo o Espírito na Conversão
Em 1 Coríntios 12:12–13, Paulo diz:
Assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, são um só corpo, assim é com Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos batizados em um só corpo – judeus ou gregos, escravos ou livres – e todos fomos feitos para beber de um só Espírito. (1 Coríntios 12:12–13)
Agora, acho que praticamente todos concordam que o entendimento de Paulo aqui do batismo pelo Espírito é o ato pelo qual o Espírito nos une a Jesus Cristo e seu corpo, a igreja. Em outras palavras, é conversão. Está se tornando um cristão. Isto é o que significa ser cristão: ser movido pelo Espírito Santo de tal forma que sejamos levados à fé e unidos a Jesus.
Fortalecidos pelo Espírito
Agora, não acho que seja assim que Jesus e Lucas estão usando essa frase semelhante em Atos 1:4-5. Eis o que Jesus diz ao citá-lo Lucas:
E, permanecendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, segundo ele, “ouvistes de mim; porque João batizou com água, mas você será batizado com o Espírito Santo não daqui a muitos dias.”
Ele está citando João Batista de Lucas 3:16, onde João diz: “Eu te batizo com água, mas aquele que é mais poderoso do que eu está vindo, cuja tira de sandálias eu não sou digno de desamarrar. Ele [Jesus] te batizará com o Espírito Santo e fogo”.
Agora, eu não acho que Jesus quer dizer que seus discípulos serão convertidos da incredulidade para a crença neste batismo que eles deveriam esperar em Jerusalém. Acho que Lucas vê os apóstolos como verdadeiros crentes nascidos de novo antes que esse batismo prometido aconteça com eles.
Lucas termina seu Evangelho com uma descrição dos apóstolos antes da experiência que eles deveriam esperar chamada batismo do Espírito. Diz em Lucas 24:52–53: “E adoraram-no e voltaram a Jerusalém com grande alegria, e estavam continuamente no templo abençoando a Deus.” Aqui está um grupo de homens adorando a Jesus. Eles têm uma grande alegria. Eles estão abençoando a Deus por meio de Jesus no templo. Estes não são discípulos não regenerados esperando para nascer de novo pela chegada do Espírito Santo.
Peça um novo batismo
Bem, o que então Jesus quer dizer em Atos 1:5 e Lucas 3? Acho que quando ele diz que você será batizado com o Espírito Santo, ele quer dizer que você receberá um poder extraordinário para o ministério de exaltação de Cristo. É isso que eu acho que ele quer dizer. Você receberá um poder extraordinário para o ministério de exaltação de Cristo.
“O tipo de empoderamento que recebemos no batismo do Espírito Santo é uma experiência de que precisamos repetidamente.”
Agora, essa experiência pode vir em uma experiência incomum e decisiva após a conversão — um dia, uma semana, um ano ou um minuto — seguida por derramamentos subsequentes ou preenchimentos ou batismos do Espírito periodicamente ao longo da vida. Ou essa experiência pode vir no exato momento da conversão, seguida por experiências subsequentes de fortalecimento no Espírito Santo. Pode vir de várias maneiras e preenchimentos e bênçãos ao longo da vida que são apenas imprevisíveis e variadas.
Acho que seria um erro limitar o batismo no, por, ou com o Espírito Santo a um único segundo evento após a conversão. Mesmo que você possa experimentar um, isso não significa que seja a maneira normativa que esse batismo deve ser entendido. Acho que o tipo de preenchimento e empoderamento que recebemos em tais experiências são necessários repetidas vezes na vida cristã. Eles não são consistentemente os mesmos em todas as estações da vida cristã.
Penso que é justo pedir um novo batismo. Essa é a linguagem dos puritanos. Essa é a linguagem de Martyn Lloyd-Jones. Essa é a minha linguagem repetidas vezes quando me aproximo do púlpito e procuro pregar. Eu digo: “Ó Deus, preciso de um novo batismo. Preciso de uma nova unção. Preciso de um recheio fresco. Preciso de um novo derramamento do Espírito Santo”.
Preenchido e empoderado
Acho que a linguagem é variada no livro de Atos para esse tipo de coisa, que não é contínua. Você tem Paulo no Chipre, e ele está prestes a falar. Diz que ele foi cheio do Espírito Santo, e então ele tem um poder extraordinário para lidar com esse mago lá na ilha (Atos 13:8-12). Esse é o tipo de coisa que eu acho que Jesus estava dizendo: “Eu quero que você conheça essa experiência enquanto sai para evangelizar o mundo”. Deixe-me dar quatro pontos rápidos das razões pelas quais acho que Lucas e Jesus usaram o termo dessa maneira.
Primeiro, Lucas descreve o primeiro batismo do Espírito como sendo preenchido. Ele usa a linguagem de preenchimento em Atos 2:4. Ele diz: “Espere por este batismo” (Atos 1:4-5), e então, quando o descreve em 2:4, ele diz: “Eles foram cheios do Espírito Santo”. Para ele, são realidades sobrepostas, plenitude e batismo. Então, ao longo do livro de Atos, o termo “cheio do Espírito Santo” é uma experiência recorrente e repetida na vida do crente, não apenas uma experiência única.
Em segundo lugar, Lucas diz que ser batizado com o Espírito é um cumprimento da promessa de Joel 2 (“Espere a promessa“). Então a promessa de Joel é cumprida e explicada em Atos 2:16 e seguintes. A promessa de Joel 2 não é a promessa da nova aliança de novo nascimento. É a promessa do convênio do poder profético: você vai falar com um poder extraordinário.
“Quando ele diz: ‘Você será batizado com o Espírito Santo’, ele quer dizer que você receberá um poder extraordinário para o ministério de exaltação de Cristo.”
Em terceiro lugar, Lucas descreve ser batizado com o Espírito como receber poder para testemunhar (Atos 1:8). Ele está dizendo: “Quando receberdes o Espírito Santo, tereis poder para que possais ser minhas testemunhas do fim do mundo”. Essa é a descrição imediata do que vai acontecer se você esperar pelo batismo. Portanto, é um empoderamento para a eficácia global de exaltação de Cristo.
Finalmente, quarto, Lucas diz que ser batizado no Espírito é ser revestido de poder do alto para que a mensagem de Cristo possa ser levada efetivamente a todo o mundo. Essa é a linguagem de Lucas 24:49, onde ele lhes diz: “Esperai em Jerusalém até que sejais revestidos de poder do alto”.
E as línguas?
Meu entendimento do batismo com o Espírito Santo é que Paulo usa uma forma dessa frase para se referir ao que acontece no novo nascimento. Lucas usa uma forma dessa frase, ao citar Jesus, para o empoderamento pelo Espírito.
Para responder à pergunta sobre os sinais peculiares, pode ou não incluir vários sinais como línguas ou outras manifestações incomuns. Acho que todo cristão deve buscar novos batismos nesse sentido repetidas vezes para um ministério eficaz.