O que é o Jesus Seminar?
O Jesus Seminar foi iniciado pelo estudioso do Novo Testamento Robert Funk, na década de 1970. Funk desejava redescobrir o “Jesus histórico” que, segundo sua crença, estava escondido por quase 2.000 anos de tradições, mitos e lendas cristãs. O grupo foi criado para examinar os evangelhos e outras literaturas cristãs primitivas, buscando descobrir quem Jesus realmente foi e o que Ele realmente disse.
O Jesus Seminar é composto quase que inteiramente por indivíduos que negam a inspiração, autoridade e inerrância da Bíblia. Sua agenda não é buscar o Jesus histórico, mas sim atacar o que a Bíblia afirma sobre quem Jesus é e sobre os ensinamentos que Ele transmitiu.
A principal publicação do Jesus Seminar analisa os quatro evangelhos bíblicos e o evangelho de Tomé, determinando o que, de fato, Jesus disse e ensinou. Nesse trabalho, as palavras atribuídas a Jesus são classificadas em categorias conforme a probabilidade de terem sido realmente pronunciadas por Ele. Palavras em vermelho indicam declarações que provavelmente foram ditas; em rosa, aquelas que possivelmente foram; em cinza, as que provavelmente não foram ditas, mas se aproximam do que Ele poderia ter afirmado; e, em preto, as que definitivamente não foram ditas. É interessante notar que há mais palavras marcadas em preto do que em vermelho, rosa e cinza juntas, e que quase todo o evangelho de João está classificado em preto. Ainda surpreende o fato de que o evangelho de Tomé recebe uma porcentagem significativamente maior de palavras em vermelho e rosa do que os evangelhos canônicos.
É absolutamente absurdo, e até ofensivo, pensar que um grupo de “estudiosos” pode determinar com mais precisão o que Jesus disse ou não disse do que os próprios autores dos evangelhos, que viveram, ensinaram, morreram e testemunharam a ressurreição de Jesus no mesmo século.
Além disso, os “estudiosos” do Jesus Seminar não acreditam na divindade de Cristo, em Sua ressurreição, em Seus milagres ou na morte expiatória. Por negarem essas doutrinas, qualquer declaração de Jesus que as apoie é automaticamente classificada como “preta”. Em essência, o método do Jesus Seminar se resume a: “Não acredito que Jesus seja Deus, portanto, eliminarei dos evangelhos qualquer registro de Jesus afirmando ou ensinando essa divindade.” Assim, a afirmação de que seu objetivo é “descobrir o Jesus histórico” torna-se algo enganoso, pois o verdadeiro propósito do grupo é promover o Jesus que eles defendem, em oposição ao Jesus apresentado na Bíblia.