O que é orar no Espírito?
Pergunta
Resposta
Orar no Espírito é mencionado três vezes na Escritura. 1 Coríntios 14:15 diz: “O que, então, farei? Oro no espírito, mas também oro com o entendimento; canto no espírito, mas também canto com o entendimento.” Efésios 6:18 orienta: “Ore no Espírito em todas as ocasiões, com todo tipo de orações e súplicas. E, para isso, esteja atento, mantendo-se sempre em oração por todos os santos.” Judas 20 afirma: “Mas vocês, queridos amigos, edificai-vos na vossa fé santíssima e orai no Espírito Santo.” Assim, o que exatamente significa orar no Espírito?
A palavra grega traduzida como “orar no” pode ter vários significados, como “por meio de”, “com a ajuda de”, “no âmbito de” ou “em conexão com”. Portanto, orar no Espírito não se refere às palavras que proferimos, mas à maneira como oramos: de acordo com a orientação do Espírito, pedindo aquilo que Ele nos conduz a solicitar. Romanos 8:26 explica: “Da mesma forma, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Não sabemos o que devemos pedir, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis por palavras.”
Alguns, com base em 1 Coríntios 14:15, associam orar no Espírito a orar em línguas. Ao tratar do dom de línguas, Paulo menciona “orar no espírito”. Em 1 Coríntios 14:14 fica registrado que, quando uma pessoa ora em línguas, ela não sabe o que está dizendo, pois fala em uma língua que não conhece. Além disso, ninguém mais compreende o que é dito, a não ser que haja um intérprete, conforme ensinam 1 Coríntios 14:27-28. Se considerarmos que Efésios 6:18 nos exorta a “orar no Espírito em todas as ocasiões com todo tipo de orações e súplicas”, surge a questão de como poderíamos orar de forma tão diversa e inclusive orar pelos santos se nem mesmo quem ora entende o que está sendo dito. Assim, orar no Espírito deve ser interpretado como orar no poder do Espírito, seguindo Sua orientação e conforme a Sua vontade, e não simplesmente como orar em línguas.