Sentir-se abençoado está em voga.
Uma rápida olhada no Facebook e no Twitter mostra quantas pessoas hoje se sentem #blessed. Em nosso mundo de mídia social, dizer que você é abençoado pode ser uma maneira de se gabar enquanto tenta soar humilde.
Bolsa de estudos na faculdade? #Blessed. Aumento inesperado? #Blessed. Família maravilhosa? #Blessed.
Como cristãos, também usamos esse termo, é claro. Oramos para que Deus abençoe nossa família. Atribuímos nossos dons imerecidos às “bênçãos de Deus”. Falamos de ministérios sendo abençoados. Mas o que isso realmente significa? Como devemos entender a bênção de Deus?
A Boa Vida
“Minhas provações fundamentaram minha fé de maneiras que a prosperidade e a abundância nunca conseguiriam.”
Para os crentes, a vida abençoada é sinônimo de vida bem-sucedida? É a versão cristã da boa vida? Um casamento amoroso, filhos obedientes, um ministério vibrante, um corpo saudável, uma carreira de sucesso, amigos confiáveis, abundância financeira – se essas são as características de uma vida abençoada, então ter todos eles deve se traduzir em uma vida extraordinariamente abençoada.
Mas será que é? Se alguém tivesse todas essas coisas, seria extraordinariamente abençoado?
Em vez de se voltarem para Deus, eles podem se sentir autossuficientes e orgulhosos. Talvez um pouco presunçoso e hipócrita. Afinal, seu trabalho árduo estaria rendendo bons frutos.
Além disso, eles não precisariam clamar a Deus por libertação; tudo já seria perfeito. Eles não precisariam confiar em Deus; eles podiam confiar em si mesmos. Eles não precisariam de Deus para preenchê-los; eles já estariam satisfeitos.
As Bênçãos Mais Ricas de Deus
Meu desejo por Deus é grandemente alimentado pela minha necessidade. E é nas áreas de perda que sinto minha necessidade mais intensamente. Desejos não atendidos me mantêm de joelhos. Aprofundei minha vida de oração. Faça-me saquear a Bíblia pelas promessas de Deus.
As bênçãos terrenas são temporárias; todos eles podem ser retirados. As bênçãos de Jó desapareceram em um dia fatídico. Eu também tinha uma vida confortável que foi despojada em um período de semanas. Meu casamento se dissolveu. Meus filhos se rebelaram. Minha saúde entrou em espiral. Minha família desmoronou. Meus sonhos foram destruídos.
E, no entanto, em meio a esses eventos dolorosos, experimentei as mais ricas bênçãos de Deus. Uma fé mais forte do que eu tinha experimentado antes. Um amor mais profundo do que eu jamais tinha conhecido. Uma caminhada mais íntima do que eu poderia explicar. Minhas provações fundamentaram minha fé de maneiras que a prosperidade e a abundância nunca conseguiriam.
Embora minhas provações não fossem bênçãos em si mesmas, elas eram canais para elas. Como Laura Story pergunta em sua música “Blessings”, “E se suas bênçãos vierem através de gotas de chuva? E se as provações desta vida – a chuva, as tempestades, as noites mais difíceis – forem suas misericórdias disfarçadas?”
Essa ideia revolucionária de bênção também está firmemente estabelecida nas Escrituras.
O fio condutor
Uma tradução do Novo Testamento (ESV) tem 112 referências com as palavras abençoar, abençoar ou abençoar, nenhuma das quais conecta bênção à prosperidade material. Considere estas passagens:
“O sofrimento e as provações não são bênçãos em si mesmos, mas são canais para a graça de Deus.”
“Bem-aventurados os pobres de espírito… Bem-aventurados os que choram… Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça… Bem-aventurados sois vós quando os outros vos injuriarem e vos perseguirem”. (Mateus 5:3–4, 10–11)
“Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!” (Lucas 11:28)
Bem-aventurados aqueles cujas obras sem lei são perdoadas. (Romanos 4:7; citando Salmos 32:1)
Bem-aventurado o homem que permanece firme sob julgamento. (Tiago 1:12)
“Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor de agora em diante… Bem-aventurados os que são convidados para a ceia das bodas do Cordeiro”. (Apocalipse 14:13, 19:9)
Não há nenhum indício de prosperidade material ou circunstâncias perfeitas em qualquer referência do Novo Testamento. Pelo contrário, a bênção está tipicamente ligada à pobreza e à provação ou aos benefícios espirituais de estar unido pela fé a Jesus.
De acordo com a Bíblia de Estudo da Palavra-Chave, “A palavra grega traduzida abençoada nessas passagens é makarioi, que significa estar plenamente satisfeito. Refere-se àqueles que recebem o favor de Deus, independentemente das circunstâncias” (grifo nosso).
O que é bênção, então? As escrituras mostram que bênção é qualquer coisa que Deus dá que nos deixa plenamente satisfeitos nele. Qualquer coisa que nos aproxime de Jesus. Qualquer coisa que nos ajude a abrir mão do temporal e nos apegar mais firmemente ao eterno. E muitas vezes são as lutas e provações, as decepções dolorosas e os anseios não realizados que melhor nos permitem fazer isso.
Verdadeiramente abençoado
“Desejos não atendidos me mantêm de joelhos e me fazem saquear a Bíblia pelas promessas de Deus.”
A dor e a perda nos transformam. Embora às vezes nos desvendam, eles também podem nos empurrar para uma vida mais profunda com Deus do que jamais pensamos ser possível. Eles nos fazem descansar somente em Deus. Não o que podemos fazer ou alcançar por ele. E não o que ele pode fazer ou alcançar por nós.
Na dor e na perda, ansiamos pela Presença. Desejamos saber que Deus é para nós, conosco e em nós. Grandes famílias, riqueza financeira e boa saúde são presentes maravilhosos pelos quais podemos agradecer a Deus, mas não são Suas maiores bênçãos. Eles podem nos fazer deleitar, não em Deus, mas em seus dons.
A maior bênção de Deus repousa sempre no próprio Deus. Quando temos isso, estamos verdadeiramente #abençoados.