Por que a tentação sexual é um problema maior para os homens do que para as mulheres?

Por que a tentação sexual é um problema maior para os homens do que para as mulheres?

Pergunta

Resposta

Embora as mulheres não sejam imunes à tentação sexual, de modo geral, os homens lutam com essa tentação em um grau muito maior. Muitos mais homens cometem adultério do que mulheres. Em relacionamentos pré-maritais, os homens têm muito mais probabilidade de buscar o sexo com suas parceiras do que as mulheres.

Por que isso acontece? Por que a tentação sexual é um problema maior para os homens do que para as mulheres? A Bíblia não procura responder a essa questão do “porquê”. Em vez disso, deixa abundante claro que a imoralidade sexual é sempre um pecado (Atos 15:20; 1 Coríntios 5:1; 1 Coríntios 6:13, 1 Coríntios 6:18; 1 Coríntios 10:8; 2 Coríntios 12:21; Gálatas 5:19; Efésios 5:3; Colossenses 3:5; 1 Tessalonicenses 4:3; Judas 1:7). O fato de que superar a tentação sexual seja geralmente mais difícil para os homens, definitivamente, não é uma desculpa. “É tão difícil resistir” não é uma explicação que Deus aceitará de um homem – ou de uma mulher, por essa questão. Novamente, a imoralidade sexual é sempre um pecado. Portanto, a tentação sexual deve ser vencida (1 Coríntios 6:18), seja a tentação forte ou fraca, e independentemente de quem a enfrenta.

Como a Bíblia não fornece uma resposta específica sobre por que a tentação sexual representa uma luta maior para os homens do que para as mulheres, podemos recorrer à biologia e à fisiologia para obter uma visão. Fisiologicamente, os homens normalmente possuem um desejo sexual muito mais intenso do que as mulheres. Eles pensam em sexo com mais frequência e o desejam de forma mais regular. Especialmente quando o ato sexual não ocorreu recentemente, o corpo masculino demonstra uma vontade maior pela liberação que o sexo proporciona. Essa condição se agrava pelo fato de que os homens são muito mais facilmente estimulados pela visão, o que também explica a maior propensão a consumir pornografia. Muitas vezes, a simples visão de uma mulher atraente já é suficiente para desencadear o desejo sexual masculino. Se um pensamento de cunho sexual não for imediatamente abandonado – com a ajuda de Deus – ele pode se transformar em um fluxo contínuo de tentações, difícil de ser resistido.

É importante reforçar que o impulso sexual masculino é um fato, e não uma desculpa. Se um homem ceder à tentação sexual, terá apenas a si mesmo como responsável. 1 Coríntios 10:13 declara: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. Mas Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Ao contrário, com a tentação vem também a saída, para que vocês possam suportá-la.” Se não aproveitarmos essa “saída” providenciada por Deus, não teremos desculpas. A tentação sexual pode ser poderosa, e o pecado sexual está entre os mais devastadores (1 Coríntios 6:18). Contudo, com a ajuda divina, é possível vencê-la – tanto para homens quanto para mulheres.

Deixe um comentário