Por que Deus permite desastres naturais, como terremotos, furacões e tsunamis?

Pergunta

Por que Deus permite terremotos, tornados, furacões, tsunamis, tufões, ciclones, deslizamentos, incêndios florestais e outros desastres naturais? Tragédias como os incêndios florestais de 2025 na Califórnia levam muitas pessoas a questionar a bondade de Deus. É angustiante que os desastres naturais frequentemente sejam chamados de “atos de Deus”, enquanto nenhum reconhecimento é atribuído a Deus por anos, décadas ou até séculos de tempo com clima pacífico. Deus criou o universo e as leis da natureza (Gênesis 1:1). A maioria dos desastres naturais resulta da operação dessas leis. Furacões, tufões e tornados são consequência do encontro de padrões climáticos divergentes. Terremotos ocorrem devido ao deslocamento das placas tectônicas da Terra e um tsunami é causado por um terremoto submarino.

Resposta

A Bíblia proclama que Jesus Cristo sustenta toda a natureza (Colossenses 1:16-17). Deus poderia impedir os desastres naturais? Absolutamente! Deus às vezes influencia o clima, como vemos em Deuteronômio 11:17 e Tiago 5:17. Números 16:30-34 nos mostra que Deus, por vezes, provoca desastres naturais como forma de julgamento contra o pecado. O livro de Apocalipse descreve diversos eventos que, sem dúvida, podem ser classificados como desastres naturais (capítulos 6, 8 e 16). Contudo, nem todo desastre natural é um castigo de Deus.

Da mesma forma que Deus permite que pessoas más pratiquem o mal, Ele permite que a Terra reflita as consequências do pecado sobre a criação. Romanos 8:19-21 nos diz: “A criação aguarda, com grande ansiedade, a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação foi submetida à vaidade, não por sua própria vontade, mas de acordo com a vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção e gozará da gloriosa liberdade dos filhos de Deus.” A queda da humanidade no pecado repercutiu em tudo, inclusive no mundo em que vivemos. Tudo na criação está sujeito à “frustração” e à “corrupção”. Assim, o pecado é a causa última dos desastres naturais, bem como da morte, doença e sofrimento.

Podemos compreender por que os desastres naturais ocorrem, mas o que permanece um mistério é por que Deus os permite. Por que Deus permitiu que um tsunami ceifasse a vida de mais de 225 mil pessoas na Ásia? Por que Ele permite que furacões destruam lares e comunidades? Esses eventos abalitam nossa confiança na vida e nos forçam a refletir sobre a eternidade. Após tais tragédias, as igrejas se enchem, pois as pessoas percebem o quão frágeis são suas vidas e como tudo pode ser tirado num instante. O que sabemos com certeza é que Deus é bom! Muitos milagres ocorreram durante desastres naturais, evitando perdas ainda maiores de vidas. Os desastres naturais fazem com que milhões de pessoas reavaliem suas prioridades e centenas de milhões de dólares em ajuda sejam destinados aos que sofrem. Ministérios cristãos encontram oportunidades para ajudar, cuidar, aconselhar, orar e conduzir pessoas à fé em Cristo. Deus pode e, de fato, traz grandes benefícios a partir de tragédias terríveis (Romanos 8:28).

Deixe um comentário