Quais são as responsabilidades de um ancião na igreja?
A Bíblia descreve pelo menos cinco deveres e obrigações de um ancião:
Auxiliam na resolução de conflitos na igreja.
“Enquanto Paulo e Barnabé estavam em Antioquia da Síria, alguns homens de Judeia chegaram e começaram a ensinar aos cristãos que ‘a menos que mantenham o costume judeu antigo da circuncisão ensinado por Moisés, não podem ser salvos.’ Paulo e Barnabé, discordando deles, argumentaram com veemência e por muito tempo. Finalmente, foram enviados a Jerusalém, acompanhados por alguns crentes locais, para conversar com os apóstolos e anciãos sobre essa questão.” Esse relato demonstra que os anciãos são responsáveis por tomar decisões.
Ore pelos enfermos.
“Está alguém doente entre vós? Que chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.” Como os anciãos devem possuir qualificações específicas, suas vidas tendem a ser piedosas, com o pecado minimamente presente e confessado regularmente, tornando-os aptos a interceder na oração pelos enfermos, buscando sempre a realização da vontade do Senhor.
Pastoreiem a igreja com humildade.
“Exorto, pois, os anciãos que estão entre vós, sendo eu também um ancião e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória a ser revelada. Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por constrangimento, mas voluntariamente; nem por ganância, mas de ânimo pronto; nem com mácula de arrogância, mas como exemplos do rebanho. E, quando o Sumo Pastor se manifestar, recebereis a coroa incorruptível da glória.” Os anciãos são líderes designados por Deus para zelar pelo rebanho, não em busca de remuneração ou vantagem, mas movidos pelo desejo de servir e cuidar dos membros da igreja com dedicação.
Zelem pela vida espiritual do rebanho.
“Obedecei aos que vos governam, e sede submissos, pois velam por vossas almas, como aqueles que devem prestar contas, para que o façam com alegria e não com gemido; o que não vos convém.” Embora este versículo não mencione explicitamente “anciãos”, ele se refere aos líderes da igreja, que têm a responsabilidade de cuidar da saúde espiritual dos membros.
Dediquem tempo à oração e ao ensino da Palavra.
“E os Doze convocaram a multidão de discípulos e disseram: ‘Não convém que deixemos de pregar a palavra de Deus para servir mesas. Portanto, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais possamos designar para este ofício. Mas nós nos daremos à oração e ao ministério da palavra.'” Embora este exemplo se refira inicialmente à designação dos diáconos para liberar os apóstolos, evidencia a diferença de funções entre anciãos e diáconos, ressaltando que os anciãos se destinam à oração e ao ensino da Palavra de Deus.
Em resumo, os anciãos devem ser pacificadores, guerreiros na oração, professores, líderes pelo exemplo e decisores. Eles exercem o papel de guiar a pregação e o ensino na igreja e, por isso, a responsabilidade dessa posição não pode ser encarada de forma leviana. Consegue-se compreender a advertência: “Que muitos de vós não se tornem mestres, meus irmãos, pois sabemos que os que ensinam serão julgados com maior rigor.”