“Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: ‘Oh, para que você me abençoe e amplie minha fronteira, e que sua mão esteja comigo, e que você me guarde do mal para que não me traga dor!’ E Deus concedeu o que pediu” (1 Crônicas 4:10).
Ao procurar a direção de Deus, podemos recorrer à oração de Jabez. Nele, encontramos um exemplo de oração fiel em ação.
O livro do Antigo Testamento de 1 Crônicas é um registro genealógico escrito por Esdras após o exílio babilônico do povo de Deus. Jabez, em uma única frase adicionada à sua linhagem, demonstrou como orar a vontade de Deus sobre nossas vidas.
Ela “se relaciona com as promessas da aliança a Israel que encontram seu cumprimento em Cristo”. Para a tribo rebelde de Judá que retornava do exílio, a história de Jabez foi significativa. “Apesar de seu início difícil, ele foi honrado por causa de seu relacionamento com Deus. Esta foi uma lição valiosa para um povo que luta com sua própria identidade.” (Bíblia de Estudo NIV Quest)
Quem é Jabez?
“… os clãs de escribas que viviam em Jabez:” (1 Crônicas 2:55)
A herança de Jabez foi pela fé sobre a herança. Deus abençoou Jabez, não com prosperidade em troca de suas orações, mas com provisão para a vontade que Deus desejava executar através de sua vida.
Com Jabez, não devemos ler sua oração como um pedido de bênção privada, mas como um grito para que Deus o abençoe como parte do povo do convênio de Deus.
Seu nome, ironicamente, significa dor e tristeza.
“Ele parece ter vivido com medo de que seu nome fosse profético… então ele orou sobre isso e Deus atendeu ao seu pedido”. (Nova Enciclopédia Internacional de Personagens da Bíblia)
Jabez estudou diligentemente e obedeceu à lei e confiou em Deus em oração para dirigir sua vida. Na verdade, a cidade onde os escribas viviam recebeu o nome de Jabez devido ao seu conhecimento da lei. Seu legado durou permeável na pena de Esdras por causa dos muitos discípulos que ele deixou.
No Antigo Testamento, havia regras a serem seguidas para se aproximar da presença de Deus e sacrifícios a serem feitos para a confissão e ação de graças.
Jabez não é como nós. Ele não vive em meio ao nosso materialismo moderno. E sua oração não pode ser aplicada diretamente a nós sem ver como ela se relaciona com sua própria situação primeiro e depois com Jesus Cristo.
Deus nos promete provisão, não prosperidade, como alguns erroneamente acreditam. Cristo promete que teremos problemas nesta vida. Jabez viveu em uma época em que Deus havia prometido destruição como consequência da rebelião. Ele tinha muito a temer. Do seu ponto de vista, provisão era prosperidade.
O objetivo é que Deus transforme nossos corações para sermos como Seus para que possamos suportar as provações desta vida. É importante lembrar ao estudar Jabez que Deus responde às orações do povo por Sua vontade, não por nossos desejos.
O que significa orar como Jabez em nossas vidas diárias?
Orar como Jabez é submeter nossas vidas a Deus como uma tela em branco. John Piper escreve: “Agarre-se a Deus para alguma grande visão bíblica para sua vida nesta terra e não deixe ir até que você a tenha de Sua mão misericordiosa”.
É devoção de todo o coração colocar nossos desejos e necessidades aos Seus pés, sabendo inequivocamente que Ele nos colocará no caminho certo. Devemos orar fielmente, através de nosso relacionamento pessoal com Jesus, por uma perspectiva piedosa de nosso propósito nesta terra.
Através de Jabez, Deus ensina a importância do relacionamento com Ele.
“Ele descobriu que as necessidades cotidianas comuns e pessoais podem ser levadas a Deus: ele ‘clamou’ e Deus atendeu ao seu pedido” (Nova Enciclopédia Internacional de Personagens da Bíblia).
Devemos estabelecer e manter a oração sem fim em nossas vidas diárias. Jabez não estava usando a oração como uma fórmula para obter algo de Deus, mas estava invocando a Deus para ajudá-lo a cumprir as promessas de Deus.
Como podemos orar como Jabez
“Mas vós, amados, edificai-vos na vossa santíssima fé e orais no Espírito Santo” (Judas 1:20).
Jabez orou por quatro coisas:
1. Que Deus o abençoe
2. Que Deus ampliaria o seu território
3. Para que a mão de Deus esteja com ele
4. Que Deus o guardaria do mal
Para uma interpretação adequada de sua oração, ela deve ser lida através de uma lente espiritualmente sólida, não de materialismo.
As bênçãos de Deus são as coisas reais que produzem efeitos reais. Não podemos deixar de desejar uma bênção: Ele a ordena.
A ampliação do território pelo qual Jabez rezava estava profundamente ligada à paisagem de seu coração. Ele deixou muitos discípulos para trás, não posses. O território de seu coração se expandiu e transbordou para aqueles ao seu redor.
“Que Deus amplie nossos corações”, escreveu Mateus Henrique, “deve ser nosso desejo e oração”.
Jabez orou para que Deus estivesse com ele. Ele também orou para que Deus o protegesse de ser um Jabez! Há uma alusão ao seu nome no texto original! “Para que o guardasse do mal, do mal do pecado, do mal dos problemas e de todos os desígnios malignos de seus inimigos, para que não o machucassem, nem o entristecessem, nem o fizessem um Jabez de fato, um homem de dor.”
A oração do Antigo Testamento de Jabez pode estar alinhada com a maneira como Jesus nos ensinou a orar (Mateus 6:5-15). “Eles acham que serão ouvidos por suas muitas palavras.” Jesus disse em Mateus 6:7-8. “Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe o que precisais antes de pedirdes a Ele.”
Podemos não apenas orar como Jabez, mas também expor sua oração. O Espírito de Deus vive em nós e traduz nossas orações e murmúrios para Deus no céu!
Cristo nos ensinou a orar: “Ore então assim: nosso Pai que está nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o vosso reino, seja feita a vossa vontade, na terra como no céu. Dai-nos hoje o pão nosso de cada dia, e perdoai-nos as nossas dívidas, como também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal” (Mateus 6:9-13).
Tiago nos lembra: “Não tendes, porque não pedis” (Tiago 4:2). Uma vida disciplinada de oração bíblica nos mantém em contato constante com Deus e depende Dele mais do que nossa própria compreensão para resolver e alcançar.
No livro Facing Your Giants, de Max Lucado, ele escreve: “Dois tipos de pensamentos disputam continuamente sua atenção. Proclama-se as forças de Deus; o outro lista seus fracassos”.
5 dicas para orar como Jabez
“Deus é o Deus de toda a terra e de todas as nações e de toda a história, de toda a vida e cultura e de todo o universo, de uma ponta a outra das galáxias. Cada um de nós foi criado para ter um lugar significativo nesse grande esquema. O que é? O que você ora dia após dia sobre como você se encaixa nisso?” (João Piper)
– Louve a Deus por quem Ele é. Lembre-se de respostas específicas à oração, liste virtudes de Seu caráter e peça para que Ele revele mais.
– Peça a Deus que nos dê um coração como Jesus e aumente o uso de nossas vidas para espalhar o evangelho.
– Reconheça o poder e o reinado de Deus. Ore para que o poder do Espírito Santo se manifeste em nossa vida diária.
– Ore para que Deus guarde nossos corações e para Sua proteção contra todo mal, tanto visto quanto invisível.
– Rezai tudo em nome de Jesus. Expresse o desejo de alinhar cada intenção com a vontade de Deus.
Uma amostra de oração como a de Jabez
Pai,
Tu és Deus do universo e meu Criador. Toda a criação, e tudo o que sou, existe para honrar-Vos. Obrigado por me livrar do mal e por colocar os pés no firme alicerce da Tua verdade. Molde em mim um coração como o de Jesus – compassivo e perdoador. Com os dons, talentos e tarefas que colocastes sobre os meus ombros, que o meu trabalho diligente divulgue a verdade de Cristo a muitos que vivem sem esperança. Use minha vida para servir aos Teus propósitos. Pelo poder do Espírito Santo que vive em mim, que eu reflita adequadamente o amor do meu Senhor, Jesus. Protegei-me do mal e livrai-me da tentação, perdoai-me pelo meu pecado contínuo e curai-me completamente. Abençoe minha vida com Sua provisão e proteção.
Em nome de Jesus,
amém.
6 versículos para nos ajudar a orar com a perspectiva de prosperidade de Deus
– “Esta é a confiança que temos em nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1 João 5:14).
– “Olhai para o SENHOR e para a sua força, buscai sempre o seu rosto” (1 Crônicas 16:11).
– “Vigiai e rezai para que não caiais em tentação. O espírito está disposto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41).
– “Não se conforme com o padrão deste mundo, mas seja transformado pela renovação de sua mente. Então você será capaz de testar e aprovar qual é a vontade de Deus – Sua boa, agradável e perfeita vontade.” (Romanos 12:2)
– “O SENHOR está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade” (Salmo 145:18).
– “Dedicai-vos à oração, sendo vigilantes e agradecidos” (Colossenses 4:2).
A Oração de Jabez é uma submissão fiel ao firme estabelecimento da vontade de Deus em nossas vidas. “A maneira de ser verdadeiramente grande é ser verdadeiramente bom e rezar muito.” Quando O buscamos de todo o coração, O encontramos. Ele nos guiará fielmente para e por meio de Seu plano para nossas vidas — o bem e o sofrimento.
Nunca estamos sozinhos, e isso nos torna abençoados e prósperos. O poderoso Espírito de Deus vive em nós, apesar de nós!