Qual é o significado de “perfeito” em 1 Coríntios 13:10?

Qual o significado de “perfeito” em 1 Coríntios 13:10?

1 Coríntios 13:10 diz: “Quando o que é perfeito chegar, o que é parcial será eliminado” (KJV). A versão ESV apresenta: “Quando o perfeito chegar, o parcial desaparecerá.” As coisas “parciais” referem-se aos dons de profecia, conhecimento e línguas (versículos 8–9). Haverá um tempo em que esses dons cessarão, pois algo melhor – o que é perfeito – os substituirá. Perfeito significa “completo” – o que é incompleto será substituído pelo completo. Existem debates acerca do que seria esse advento do “perfeito”. As interpretações mais comuns associam-no à conclusão da Bíblia ou à glorificação dos crentes no céu.

Nós entendemos que o “perfeito” que há de chegar é a glorificação dos crentes – ou, de forma mais precisa, o estado eterno. A conclusão da Bíblia não encerrou o dom da profecia (a pregação inspirada) nem o do conhecimento (a compreensão das Escrituras). A igreja continua sendo edificada hoje por pregadores e professores cheios do Espírito que exercem esses dons. Entretanto, nosso entendimento atual é limitado: “Sabemos em parte e profetizamos em parte” (1 Coríntios 13:9). Quando chegarmos ao céu, as coisas parciais darão lugar ao perfeito, e a pregação e o ensino já não serão mais necessários.

Quanto ao dom de línguas, mencionado juntamente com a profecia e o conhecimento em 1 Coríntios 13:8 (mas não no versículo 9), a redação exata do versículo 8 pode oferecer uma pista: as profecias serão ditas como “cessar”, o conhecimento como “passar”, enquanto as línguas “silenciarão” – em contraste com o amor, que “nunca falha”. Paulo utiliza um verbo grego para indicar o término da profecia e do conhecimento, e um verbo totalmente diferente para as línguas. A implicação é que a profecia e o conhecimento serão ativamente extintos por uma força externa, enquanto o dom de línguas cessará por si só. Assim, quando o perfeito chegar, a profecia e o conhecimento serão encerrados ativamente, mas as línguas já terão cessado.

1 Coríntios 13:11–12 afirma: “Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas da infância. Agora vemos apenas de forma indireta, como por meio de um espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço apenas em parte; então, conhecerei plenamente, assim como sou plenamente conhecido.” Quando veremos face a face? Quando conheceremos plenamente, assim como seremos plenamente conhecidos? Isso acontecerá ao deixarmos esta vida e adentrarmos na gloriosa presença de Deus no céu. Quando formos glorificados, o perfeito terá chegado, e, finalmente, deixaremos para trás as maneiras infantis.

Deixe um comentário