Quando é certo deixar uma igreja?

Quando é apropriado deixar uma igreja?

Talvez a melhor forma de discernir se uma pessoa tem motivos para deixar uma igreja seja voltar às bases. Afinal, qual é o propósito da igreja? A Bíblia é clara ao afirmar que a igreja deve ser o “pilar e a base [fundamento] da verdade” (1 Timóteo 3:15). Tudo na estrutura da igreja – desde o ensino, a adoração até os programas e atividades – deve girar em torno dessa premissa. Além disso, a igreja deve reconhecer Jesus Cristo como sua única cabeça e soberana (Efésios 1:22; Efésios 4:15; Colossenses 1:18) e se submeter a Ele em todas as coisas. Claramente, tais ações só podem ocorrer quando a igreja se ancora na Bíblia como seu padrão e autoridade. É difícil imaginar que alguém queira deixar uma igreja assim descrita, embora sejam poucas as que se encaixem nesse ideal nos dias atuais.

Os crentes que sentem o desejo de sair devem estar claros quanto aos seus motivos. Se a igreja não proclama a verdade, não ensina a Bíblia ou não reverencia Cristo, e houver outra comunidade na região que o faça, então há fundamentos para a saída. Pode-se, contudo, argumentar que vale a pena permanecer e empenhar esforços para promover melhorias. Somos exortados a “lutar firmemente pela fé que uma vez foi entregue aos santos” (Judas 1:3). Se alguém estiver convictamente certo da necessidade de orientar a igreja para um caminho mais centrado na Bíblia e que honre a Cristo – e conseguir fazer isso com amor – permanecer poderá ser a melhor opção.

A Bíblia não define um procedimento específico para deixar uma igreja. Nos primórdios, um crente teria que se mudar para outra cidade para encontrar uma nova comunidade. Hoje, em muitos lugares, parece haver uma igreja em cada esquina e, infelizmente, muitos crentes trocam de igreja pela próxima, em vez de enfrentar os problemas que os acometem. Perdão, amor e unidade devem caracterizar os crentes (João 13:34–35; Colossenses 3:13; João 17:21–23), e não amargura e divisão (Efésios 4:31–32).

Se um crente sentir o chamado para sair de uma igreja, é crucial fazê-lo de maneira que não provoque divisões ou controvérsias desnecessárias (Provérbios 6:19; 1 Coríntios 1:10). Se faltar o ensino bíblico, o caminho fica claro e a busca por uma nova igreja se torna necessária. Contudo, a insatisfação com a igreja muitas vezes advir de uma participação insuficiente nos ministérios e atividades comunitárias. É muito mais fácil ser nutrido espiritualmente quando se participa ativamente no ministério de alimentar outros. O propósito da igreja está claramente delineado em Efésios 4:11–14; permita que esse trecho sirva de guia na escolha e na busca por uma nova comunidade.

Deixe um comentário