Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-auto-republish domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/11fbe6d1-baeb-4c61-b186-7ec7f887fbf9/bibliadabiblia.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Quando Jesus nasceu? – Bíblia da Bíblia

Quando Jesus nasceu?

A Bíblia não dá uma data específica do nascimento de Jesus. No entanto, a data pode ser estimada com base em…

… quando os pastores hebreus historicamente cuidavam de seus rebanhos em campos abertos e de acordo com o relato bíblico das gestações de Maria e Isabel.

Em que mês Jesus nasceu?

Quando olhamos para a história de quando Jesus nasceu, muitas vezes pensamos nos pastores nos campos cuidando de seus rebanhos. O que essa evidência pode nos dizer sobre a data do nascimento de Jesus? Os rebanhos estavam nos campos na época do nosso Natal moderno, 25 de dezembro?

Vejamos o que a Bíblia diz em Lucas 2:8-9. “Agora havia no mesmo país pastores vivendo nos campos, vigiando seu rebanho à noite. E eis que um anjo do Senhor estava diante deles, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles, e eles tiveram muito medo.”

De acordo com o comentarista bíblico Adam Clarke, era costume para os judeus enviar suas ovelhas para o pasto desde a primavera até o início de outubro. Quando os meses frios de inverno começavam, os rebanhos voltavam dos campos para abrigo e calor. Como os pastores ainda cuidavam de seus rebanhos nos campos ao redor de Belém, pode-se concluir que os anjos anunciaram a notícia do nascimento de Jesus o mais tardar em outubro.

Pistas para determinar o aniversário de Jesus

Podemos encontrar algumas pistas adicionais para responder à pergunta de “quando Jesus realmente nasceu” olhando para o nascimento de João Batista. Lucas 1 fala de Zacarias, que era da ordem sacerdotal de Abias, e sua esposa estéril, Isabel, engravidando de João Batista após seus dias de serviço no templo. No sexto mês de gravidez de Isabel, Gabriel visitou Maria com a notícia de que ela daria à luz Jesus. O mês aproximado do nascimento de Jesus pode, portanto, ser determinado contando-se a partir da data do serviço sacerdotal de Zacarias até o nascimento de Jesus.

Os sacerdotes judeus foram divididos em 24 cursos que ministraram durante todo o ano no templo. A ordem de Abias foi o oitavo curso sacerdotal (1 Crônicas 24:6-19) que serviu no templo durante a 10ª semana do ciclo sacerdotal. O início da 10ª semana coincidiu com o segundo sábado no mês de Sivan, que vai aproximadamente de meados de maio a meados de junho. Logo depois que Zacarias retornou de suas funções sacerdotais, Isabel engravidou de João Batista.

Appointed

Lucas 1:24-28, 31 registra esses acontecimentos: “Ora, depois daqueles dias, sua esposa Isabel concebeu; e ela se escondeu cinco meses, dizendo: ‘Assim o Senhor tratou de mim, nos dias em que olhou para mim, para tirar a minha reprovação entre as pessoas’. Agora, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem prometida a um homem cujo nome era José, da casa de Davi. O nome da virgem era Maria. E, tendo entrado, o anjo disse-lhe: Alegrai-vos, altamente favorecido, o Senhor está convosco; bendita és tu entre as mulheres!’ … E eis que conceberás em teu ventre e gerarás um Filho, e chamarás o Seu nome de Jesus.”

A data do nascimento de Jesus?

Portanto, de acordo com os textos acima, podemos aproximar o mês do nascimento de Jesus por volta da época de Tishri (meados de setembro). Para chegar a essa data, comece pela concepção de João Batista, Sivan (junho), conte seis meses para chegar ao anúncio de Gabriel da concepção de Jesus, Kislev (dezembro), depois conte mais nove meses, o tempo que leva para a gestação humana, até chegar a Tishri (setembro), quando Jesus nasceu.

Nascimento, morte e ressurreição de Jesus

A data exata do nascimento de Jesus pode não ser conhecida, mas podemos ter certeza de que Jesus morreu por nossos pecados (Gálatas 3:13), ressuscitou (1 Coríntios 15:3-6) e que um dia voltará para nos levar ao céu (1 Tessalonicenses 4:16-17).

Imagine um sacrifício desses. Imagine deixar a glória do céu para salvar a humanidade? Neste ano, pense em Jesus, em Seu sacrifício e em Sua misericórdia. Pergunte a si mesmo como posso viver como Ele viveu? Como posso compartilhar Sua mensagem com as pessoas ao meu redor?

Deixe um comentário