Uma das dimensões mais fascinantes da expansão da erudição em torno dos escritos do povo de Cristo primitivo é quantos bebês Jesus existem.
Esse aumento de bebês Jesus, na verdade, aconteceu em várias frentes. Nos últimos cem anos, outras histórias do menino Jesus fora da Bíblia ganharam atenção. Essas histórias diferentes e não bíblicas sobre o bebê ou menino Jesus geralmente recebem os títulos de “Protoevangelho de Tiago” e “Evangelho da Infância de Tomé”.
Muitos alunos da Bíblia ficam surpresos ao descobrir que existem realmente dois bebês Jesus diferentes na própria Bíblia. O cristianismo convencional tem sustentado principalmente que há apenas um menino Jesus retratado na Bíblia. No entanto, um exame mais atento leva os leitores a perceber que existem realmente dois bebês Jesus muito distintos retratados. Um é descrito no Evangelho de Mateus e o outro no Evangelho de Lucas. (E apenas implicitamente a maioria dos leitores da Bíblia percebeu que não há história de um menino Jesus no Evangelho de Marcos e no Evangelho de João.)
Quando examinado de perto, verifica-se que os nomes de Jesus, Maria e José são quase as únicas coisas que são as mesmas nas respectivas narrativas da infância do Evangelho de Mateus e do Evangelho de Lucas. Há dois outros aspectos que cada uma dessas duas histórias do evangelho de um menino Jesus têm em comum. Uma delas é uma concepção milagrosa. A outra é a cidade de Belém. Caso contrário, essas duas histórias são realmente independentes uma da outra.
Aqui estão os aspectos da história do Evangelho de Mateus de um menino Jesus que são completamente independentes de Lucas:
- Uma genealogia completamente diferente do menino Jesus através de sua mãe (a de Lucas é diferente de parentesco e através de seu pai).
- Magos visitam a casa do menino Jesus de um país distante.
- Por causa da gravidez sem a relação sexual de José, ele resolve colocar um ponto final em seu noivado com Maria em particular.
- Um anjo chega a José em sonho e o instrui a ficar com Maria.
- Tudo isso aconteceu para cumprir a profecia do nascimento de um filho a ser chamado de “Emanuel”.
- José só dorme com Maria depois que o menino Jesus nasceu.
- O rei Herodes recebe os magos e pergunta-lhes sobre o nascimento iminente de Jesus.
- O rei Herodes também chama os principais sacerdotes e mestres da Lei e pergunta-lhes sobre onde o Cristo deveria nascer, e eles lhe falam sobre Belém.
- O rei Herodes descobre uma estrela para indicar onde a criança iria nascer.
- Os Magos visitam Jesus, mas não voltam a Herodes para lhe contar o nascimento.
- Herodes então tenta matar todos os meninos da região que tinham menos de dois anos de idade para cumprir as palavras do profeta Jeremias.
- Um anjo aparece a José e diz a ele para levar a criança e sua mãe para o Egito para escapar dos assassinatos de crianças pelo rei Herodes.
- Após a morte de Herodes, um anjo diz a José para não voltar para a Judeia, mas para Nazaré, na Galileia. O bebê morava lá com Maria e José.
Aqui estão os aspectos da história do Evangelho de Lucas sobre o menino Jesus que são completamente independentes do Evangelho de Mateus:
- Isabel e um sacerdote do templo, Zacarias, parentes com Maria, concebem e milagrosamente dão à luz um bebê, João, apesar da falta de confiança de Zacarias em uma promessa do anjo Gabriel.
- Seis meses depois, o mesmo anjo Gabriel aparece a Maria prometendo um nascimento milagroso de Jesus de Deus.
- Maria hesita, mas – ao contrário de Zacarias – acredita na promessa de Gabriel; e disse: “Eu sou escravo do Senhor, que seja como você disse”.
- Maria viaja até sua parente Isabel, e a criança no ventre de Isabel saúda o bebê no ventre de Maria.
- Maria louva a Deus por tudo isso e vê isso como um grande exemplo de coisas que Deus estava fazendo por Israel.
- Isabel e Zacarias também louvam a Deus por seu filho João.
- O imperador Augusto decreta que seja feito um censo de todo o império na cidade natal de cada pessoa.
- José e Maria vão a Belém para observar o censo.
- Eles não conseguiram encontrar nenhum lugar para passar a noite, então encontraram abrigo entre os animais e deram à luz o menino Jesus e o colocaram em uma manjedoura.
- Os pastores no campo foram informados do nascimento de Jesus pelo anjo do Senhor no céu, e viajaram para ver o bebê.
- Maria valoriza a visita dos pastores.
- Oito dias depois, Maria e José levam o menino Jesus ao Templo para purificação, e são recebidos com os louvores do devoto Simeão e da profetisa Ana.
As enormes diferenças entre as histórias do evangelho do nascimento do menino Jesus em Mateus e Lucas não são apenas incidentais, mas impressionantes. Cada história é fundamentalmente diferente, faz pontos diferentes e atribui significados muito diferentes ao nascimento do bebê. Por exemplo, Maria está no centro do nascimento de Jesus no Evangelho de Lucas, mas José tem o papel fundamental dos pais em Mateus. O imperador romano desempenha um papel primordial no Evangelho de Lucas, enquanto o rei Herodes desempenha o papel fundamental em Mateus. Os magos visitam o bebê em Mateus, os pastores visitam em Lucas.
Há pelo menos dois outros relatos do evangelho a respeito do menino Jesus, e estes não apenas diferem dos relatos de Mateus e Lucas, mas também diferem um do outro. Esses dois evangelhos são o Protoevangelho de Tiago e o Evangelho da Infância de Tomé. Ambos os evangelhos estão sendo mais amplamente reconhecidos com o passar do tempo.
O Protoevangelho de Tiago mistura componentes amplos de Mateus e Lucas, mas também adiciona uma série de elementos que não são encontrados em nenhum deles. Dessa forma, pode-se pensar no Protoevangelho de Tiago como uma contradição de Mateus e Lucas, ou como um traço largo que faz com que Mateus e Lucas pareçam ser aspectos da mesma história, mais ou menos. O estilo deste Protoevangelho convence quase todos os estudiosos de que foi escrito mais tarde do que Mateus ou Lucas.
O mesmo não pode ser dito necessariamente do Evangelho da Infância de Tomé, que tem histórias completamente diferentes de qualquer um dos outros três. O Evangelho da Infância de Tomé não é tanto um evangelho da infância, mas um evangelho da criança pequena, Jesus. Neste evangelho, o menino Jesus é um curador. Alguns de seus milagres são truques ou brincadeiras que o jovem Jesus joga em seus companheiros de jogo. Alguns estudiosos propõem que esse evangelho é a história do jovem Jesus aprendendo (às vezes por erros) como ser um curandeiro.
Uma vez que apenas um dos antigos “escritores” (Proto-Tiago) parece estar ciente das múltiplas histórias sobre o menino Jesus, os quatro relatos diferentes provavelmente não são melhor considerados como evangelhos opostos. Em vez disso, é provavelmente melhor pensá-las como quatro narrativas, cada uma projetada para criar significado para diferentes comunidades de seguidores de Cristo primitivo. Cada um dos bebês/crianças Jesus representa diferentes comunidades com diferentes desafios, dons, esperanças e maneiras de dar sentido a quem eles podem se tornar. Não muito diferente da família cada vez maior de escritos para os diversos povos dos três primeiros séculos, esses quatro bebês/crianças Jesus envolvem a força e as capacidades de diferentes movimentos e grupos de Cristo. Como seria fascinante permitir que cada história funcionasse de forma semelhanteno século 21! Familiarizar-nos com cada uma dessas histórias muito diferentes do menino Jesus pode nos ajudar a abordar e abordar nossas próprias situaçõesno século 21.