Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos? Por que e quando isso foi feito?

Pergunta

Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos? Por que e quando isso foi feito?

Resposta

Quando os livros da Bíblia foram escritos originalmente, eles não continham referências a capítulos ou versículos. A divisão em capítulos e versículos foi implementada para que possamos encontrar as Escrituras de forma mais rápida e fácil. É muito mais simples localizar, por exemplo, “João capítulo 3, versículo 16” do que procurar a passagem que diz “pois Deus amou o mundo…”. Em alguns casos, as quebras de capítulo não foram estabelecidas de maneira ideal, separando conteúdos que deveriam estar integrados. No entanto, a divisão em capítulos e versículos tem se mostrado extremamente útil.

As divisões de capítulos comumente utilizadas hoje foram desenvolvidas por Stephen Langton, arcebispo de Canterbury, que implantou o padrão moderno por volta de 1227 d.C. A Bíblia inglesa de Wycliffe, de 1382, foi a primeira a adotar esse sistema, e desde então quase todas as traduções seguem as divisões propostas por Langton.

No Antigo Testamento hebraico, a divisão em versículos foi realizada por um rabino judeu chamado Nathan, em 1448 d.C. Posteriormente, Robert Estienne, também conhecido como Stephanus, foi o primeiro a dividir o Novo Testamento em versículos numerados de forma padronizada, em 1555. Stephanus basicamente utilizou as divisões de versículos de Nathan para o Antigo Testamento, e, a partir da Bíblia de Genebra, essas divisões passaram a ser adotadas em quase todas as versões da Bíblia.

Deixe um comentário