Quem é Teófilo nos livros bíblicos de Lucas e Atos?

Teófilo foi a pessoa para quem Lucas originalmente escreveu seus dois livros: o Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos. É interessante notar que cerca de 26% do Novo Testamento foi escrito para Teófilo nos escritos de Lucas. O desejo de Lucas era provar a Teófilo a verdade da vida, morte e ressurreição de Jesus, o Messias.

O nome Teófilo aparece em apenas dois lugares na Bíblia, Lucas 1:1-4 e Atos 1:1-3. Lucas escreveu esses dois livros por volta de 61-63 d.C., que é durante o tempo em que o apóstolo Paulo foi prisioneiro em Roma e Lucas estava com ele. (Ver 2 Timóteo 4:11).

O significado de Teófilo

O nome Teófilo vem da palavra grega “teófilo” e significa “amigo de Deus” ou “amado por Deus”. A teoria mais comum é que Teófilo era de alta posição social e era amigo de Lucas. Em seu Evangelho, Lucas se dirigiu a Teófilo como “excelente”, que é um título romano de respeito e possivelmente de importância oficial.

Lucas escreve a Teófilo

A introdução de Lucas a Teófilo, no livro de Lucas, começa assim: “Muitos se comprometeram a elaborar um relato das coisas que se cumpriram entre nós, assim como nos foram transmitidas por aqueles que desde o primeiro foram testemunhas oculares e servos da palavra”.

“Com isto em mente, uma vez que eu mesmo investiguei cuidadosamente tudo desde o início, também eu decidi escrever um relato ordenado para você, excelente Teófilo, para que você possa conhecer a certeza das coisas que lhe foram ensinadas” (Lucas 1:1-4).

A frase de Lucas “para que você possa saber a certeza das coisas que lhe foram ensinadas” dá a impressão de que Teófilo é provavelmente um gentio (uma pessoa não judia) com quem Lucas estudou sobre o cristianismo. Lucas quer provar a Teófilo que o que ele aprendeu sobre Jesus é de fato verdade.

Nessa linha, Lucas inclui até mesmo o relato de Jesus explicando as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias a duas pessoas enquanto viajavam para Emaús. “E, começando por Moisés e por todos os profetas, expôs-lhes em todas as escrituras as coisas que lhe diziam respeito” (Lucas 24:27).

Teófilo em Atos

Na introdução do Livro de Atos, Lucas diz a Teófilo que este segundo volume é uma continuação da história sobre a qual ele escreveu no livro de Lucas. Lucas continua a narrativa detalhando o crescimento da Igreja Cristã primitiva depois que Jesus retornou ao céu.

Isto é o que Lucas diz em Atos 1:1-4: “O primeiro relato que fiz, ó Teófilo, de tudo o que Jesus começou a fazer e ensinar, até o dia em que foi retomado, depois de Ele, por meio do Espírito Santo, ter dado mandamentos aos apóstolos que Ele havia escolhido, aos quais Ele também se apresentou vivo após o Seu sofrimento por muitas provas infalíveis, sendo visto por eles durante quarenta dias e falando das coisas pertinentes ao reino de Deus”.

Mais uma vez, Lucas quer mostrar a Teófilo a realidade de Jesus e a verdade de Sua morte e ressurreição por meio de “muitas provas infalíveis”. Nos dois volumes de Lucas, ele expõe os fatos de que não apenas Jesus morreu na cruz, mas também ressuscitou. Não apenas Jesus ressuscitou, mas Seus discípulos espalharam Seus ensinamentos por muitas partes do Império Romano.

Devemos lembrar que os livros de Lucas e Atos não foram escritos apenas para Teófilo, mas também para aqueles em nossos dias, para mostrar a existência e a realidade de Jesus.

Teorias sobre Teófilo

Além do que Lucas escreve, o resto da Bíblia não diz nada sobre Teófilo. Aqui está uma amostra de algumas ideias e tradições que as pessoas criaram sobre a identidade de Teófilo que são interessantes, mas quase nenhuma evidência existe para apoiá-las.

Um judeu de Alexandria no Egito

Uma tradição da igreja copta (etíope) diz que Teófilo era uma pessoa judia de posição social que vivia em Alexandria, Egito. John Wesley, o fundador da Igreja Metodista, seguiu essa ideia em alguns de seus escritos.

Um oficial romano

Alguns comentaristas acham que Teófilo era um oficial romano porque Lucas se referiu a ele como “excelente”. Mais tarde, porém, em Atos dos Apóstolos, Lucas apenas o menciona pelo nome, sem o título.

Um título honorário

Algumas pessoas pensam que Teófilo não era uma pessoa. De acordo com essa visão, a palavra “theophilo” (“amigo de Deus”) é apenas um título que Lucas usa para se referir às pessoas que lerão seus livros. De acordo com essa ideia, Lucas simplesmente quis dizer que todos eles eram “amados por Deus”.

Conclusão

O nome de Teófilo, que significa “amigo de Deus”, é um nome que todos nós podemos receber de Deus seguindo Seus ensinamentos e reconhecendo e seguindo Jesus como nosso amigo pessoal e Salvador. O nome de Teófilo também pode significar “amado por Deus”. Como é maravilhoso que você e eu possamos dizer que somos amados por Deus. A Bíblia diz que Deus é amor (1 João 4:8), e é uma coisa maravilhosa seguir o Senhor e saber que somos amados por Deus.

Deixe um comentário