Ser derrubado no Espírito é bíblico?

Pergunta

Ser abatido pelo Espírito é bíblico?

Resposta

Mais comumente, ser “abatido pelo Espírito” acontece quando um ministro impõe as mãos sobre alguém, fazendo com que a pessoa caia no chão, supostamente dominada pelo poder do Espírito Santo. Aqueles que praticam esse fenômeno utilizam passagens bíblicas que falam sobre pessoas que ficam “como mortas” (Apocalipse 1:17) ou que caem de face (Ezequiel 1:28; Daniel 8:17-18, Daniel 10:7-9). No entanto, existem diversas diferenças entre o cair de face descrito na Bíblia e a prática do abatimento pelo Espírito.

  1. No relato bíblico, a queda ocorria como reação da pessoa ao que ela via em uma visão ou a um acontecimento extraordinário, como na transfiguração de Cristo (Mateus 17:6). Já na prática não bíblica do abatimento, a pessoa reage ao toque de outrem ou ao movimento do braço do orador.

  2. As ocorrências registradas na Bíblia foram raras e aconteceram somente na vida de alguns indivíduos. No fenômeno do abatimento pelo Espírito, a queda se repete e é uma experiência comum para muitos.

  3. Nas instâncias bíblicas, as pessoas caem de face em reverência ao que ou a quem veem. No imitativo abatimento pelo Espírito, elas caem para trás, seja em resposta ao movimento do braço do orador ou como resultado do toque (ou empurrão, em alguns casos) de um líder da igreja.

Não estamos afirmando que todos os exemplos de abatimento pelo Espírito se tratam de imitações ou de reações a um toque ou empurrão. Muitas pessoas afirmam experimentar uma energia ou força que as faz cair. No entanto, não encontramos base bíblica para esse conceito. Mesmo que haja alguma energia ou força envolvida, é muito provável que ela não seja de Deus nem resulte da ação do Espírito Santo.

É lamentável que se busque por imitadores bizarras que não produzem frutos espirituais, em vez de se buscar o fruto prático que o Espírito nos concede para glorificar Cristo com nossas vidas (Gálatas 5:22-23). Ser preenchido pelo Espírito não se evidencia por meio dessas imitações, mas por uma vida que transborda a Palavra de Deus, manifestando-se em louvor, gratidão e obediência a Ele.

Deixe um comentário