Deus também disse a Moisés: “Dizei isto ao povo de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre e, portanto, devo ser lembrado por todas as gerações.” (Êxodo 3:15)
O nome de Deus é quase sempre traduzido como SENHOR (todas as letras maiúsculas) na Bíblia em inglês. Mas o hebraico seria pronunciado algo como “Javé”, e é construído sobre a palavra para “Eu sou”.
Então, toda vez que ouvimos a palavra Javé, ou toda vez que você vê SENHOR na Bíblia em inglês, você deve pensar: este é um nome próprio (como Pedro ou João) construído a partir da palavra para “Eu sou” e nos lembrando cada vez que Deus absolutamente é.
Há pelo menos 10 coisas que o nome Javé, “EU SOU”, diz sobre Deus:
1. Ele nunca teve um começo. Toda criança pergunta: “Quem fez Deus?” E todo pai sábio diz: “Ninguém fez Deus. Deus simplesmente é. E sempre foi. Sem começo.”
2. Deus nunca terá fim. Se ele não existiu, não pode deixar de ser, porque está sendo.
3. Deus é a realidade absoluta. Não há realidade diante dele. Não há realidade fora dele, a menos que ele queira e faça. Ele é tudo o que foi eternamente. Sem espaço, sem universo, sem vazio. Só Deus.
4. Deus é totalmente independente. Ele não depende de nada para trazê-lo à existência, apoiá-lo, aconselhá-lo ou torná-lo o que ele é.
5. Tudo o que não é Deus depende totalmente de Deus. Todo o universo é totalmente secundário. Ela surgiu por Deus e permanece em ser momento a momento na decisão de Deus de mantê-la em existência.
6. Todo o universo é, em comparação com Deus, como nada. A realidade contingente e dependente está para a realidade absoluta, independente, como uma sombra para a substância. Como um eco a um trovão. Tudo o que nos surpreende no mundo e nas galáxias é, comparado a Deus, como nada.
7. Deus é constante. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Ele não pode ser melhorado. Ele não está se tornando nada. Ele é quem é.
8. Deus é o padrão absoluto da verdade, da bondade e da beleza. Não há livro de leis para o qual ele procure saber o que é certo. Nenhum almanaque para apurar fatos. Nenhuma guilda para determinar o que é excelente ou belo. Ele mesmo é o padrão do que é certo, do que é verdadeiro, do que é belo.
9. Deus faz o que lhe aprouver, e é sempre certo, sempre belo e sempre de acordo com a verdade. Toda a realidade que está fora dele ele criou, projetou e governa como a realidade absoluta. Assim, ele está totalmente livre de quaisquer constrangimentos que não se originam do conselho de sua própria vontade.
10. Deus é a realidade e a pessoa mais importante e valiosa do universo. Ele é mais digno de interesse, atenção, admiração e prazer do que todas as outras realidades, incluindo todo o universo.