A Bíblia é um dos livros mais vendidos no mundo e há muitos estudiosos bíblicos que dedicam suas vidas a estudar e interpretar o texto. Os escritos originais da Bíblia foram escritos em hebraico, grego e aramaico. Desde sua origem, a Bíblia foi traduzida para inúmeras línguas diferentes para que todos pudessem ler a Palavra de Deus.
Estudar a Bíblia nos ajuda a entender o papel de Deus em nossa vida cotidiana, tornando-o um aspecto importante do crescimento de nossa fé. Juntamente com diferentes traduções da Bíblia para ajudar a orientar seu estudo, há também uma grande variedade de diferentes livros de estudo da Bíblia que se concentram em diferentes aspectos da fé. Dependendo do que você deseja focar ou trabalhar, você encontrará um livro de estudo que atenda às suas necessidades. Com todas as opções do mercado, separamos tudo o que você precisa saber para escolher a certa para você.
O que é a Bíblia?
Antes de mergulharmos, vamos começar com uma visão geral do que você pode esperar encontrar na Bíblia. A Bíblia é composta de duas seções principais, o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Embora a maioria das Bíblias contenha essas duas seções, você também pode encontrar Bíblias que incluem apenas uma dessas seções principais, e algumas que são ainda mais divididas para se concentrar em um livro bíblico em particular. Estes podem ser úteis para iniciantes que não sabem por onde começar ou para aqueles que querem se aprofundar em uma porção específica da Bíblia para um estudo mais aprofundado. Para ajudá-lo a restringir qual parte da Bíblia você deseja estudar, vamos dividir as duas partes principais, Antigo e Novo Testamento. Depois de determinar qual Bíblia e parte você deseja estudar primeiro, você pode encontrar um livro de estudo que pode ajudá-lo a interpretar e entender melhor as escrituras.
Antigo Testamento
A primeira seção da Bíblia cristã é conhecida como o Antigo Testamento e consiste em 39 livros (incluindo os livros de Gênese, Trabalho, Salmos, Provérbios, Eclesiastes). O Antigo Testamento cobre o período de tempo que abrange desde a criação do mundo até pouco antes do nascimento de Jesus e documenta a história antiga de Israel e fornece ensinamentos morais. O Antigo Testamento da Bíblia consiste no Pentateuco, nos Livros Históricos, nos Livros de Sabedoria e nos Livros Proféticos.
O Pentateuco contém os cinco primeiros livros da Bíblia que são Gênese, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Estes cinco livros documentam a história e os primórdios do mundo, bem como a criação do povo de Israel. A lei tal como está expressa no Pentateuco mostra como o povo de Deus deve viver. Composta de relatos narrativos, bem como diretrizes formalizadas para viver, esta seção do Antigo Testamento apresenta o plano de Deus para a humanidade e Sua fidelidade implacável ao Seu povo.
As duas próximas seções do Antigo Testamento são os Livros Históricos e de Sabedoria. Como o nome sugere, os Livros Históricos e de Sabedoria compartilham a história da época e também compartilham a sabedoria dos ensinamentos de Deus. Os Livros Históricos relatam eventos que vão desde a conquista de Canaã por Israel até a dissolução do Reino de Israel e o exílio de seu povo. Aqui encontramos os livros de 1 e 2 Samuel, Esdras e Ester. O Livros de Sabedoria são uma coleção de livros composta de poesias, narrativas e ditos e ensinamentos morais. Esses livros incluem reflexões sobre adoração, amor, sofrimento e vida.
Finalmente, há os Livros Proféticos, divididos em Profetas Maiores e Menores. Esses livros consistem principalmente na história contada pelos diferentes profetas, ou mensageiros enviados ao povo por Deus. Eles não apenas documentam os eventos do antigo Israel, mas também explicam o significado duradouro dos eventos que ocorrem durante esse tempo. Os livros proféticos oferecem relatos das mensagens que Deus ordenou que os profetas compartilhassem com o povo. A designação dos profetas como “maiores” ou “menores” não é uma declaração de sua importância ou valor. Em vez disso, os chamados profetas “maiores”, como Isaías e Jeremias, são os livros proféticos mais longos. Os Profetas menores são uma coleção de livros mais curtos, como Jonas e Miqueias.
O Novo Testamento
O Novo Testamento da Bíblia consiste em 27 livros distintos que documentam e compartilham ensinamentos de Jesus. Acredita-se que o Novo Testamento flua diretamente de eventos que ocorrem no Antigo Testamento. O Novo Testamento também pode ser dividido em diferentes seções. As duas seções principais são conhecidas como os Evangelhos e as Epístolas.
Os Evangelhos incluem os livros de Mateus, Assinalar, Lucase John. Esses livros juntos documentam o nascimento e o ministério de Jesus e também mostram seu significado e sacrifício pela humanidade. O primeiro livro, Mateus, mostra como Jesus foi concebido milagrosamente e demonstra como ele é importante como Filho de Deus. Este livro também mostra o poder e os ensinamentos de Deus por meio de Jesus. O próximo livro, Marcos, se concentra em diferentes testemunhos da capacidade de Jesus de curar e realizar milagres. Lucas descreve como somos capazes de nos unir sob Jesus e todos nos tornarmos mais próximos de Deus por meio Dele. O último livro dos Evangelhos, João, enfatiza a importância de Jesus como Filho de Deus, e que os crentes nele receberão a vida eterna.
A outra grande seção do Novo Testamento consiste em 21 epístolas, ou cartas. Essas cartas, escritas pelos apóstolos a várias comunidades cristãs primitivas, tinham como objetivo fornecer conselhos para os líderes da igreja sobre a melhor forma de se comprometer com os ensinamentos de Jesus. Eles demonstraram como através dele somos capazes de ser salvos. Finalmente, o Novo Testamento termina com o livro de Revelação que contém diferentes cartas às igrejas e também interpreta o sentido da vida do início ao fim do mundo.
O que procurar em um livro de estudo bíblico
Há uma grande variedade de diferentes opções de Estudo da Bíblia, dependendo do seu foco e estilo de aprendizagem. Para ajudá-lo a escolher o melhor para você, analisamos o que você deseja procurar em um livro de estudo de qualidade.
- Encontre um escrito por um autor que você gosta. Um autor que você gosta de ler pode fornecer insights e perguntas que parecem relevantes e úteis. Os autores têm o hábito de usar um tom ou estilo semelhante ao longo de seus escritos, portanto, se você encontrar alguém cujo estilo você goste, ler um novo estudo pode ser mais familiar e acessível. Você estará muito mais propenso a se envolver nas leituras.
- Pesquise o autor. À medida que você se propõe a encontrar um autor com o qual se conecta, é útil obter alguma compreensão de seu contexto pessoal. Há muitas denominações e perspectivas diferentes; Você pode querer alguém que venha de uma formação ou tradição semelhante à sua. Ou, talvez, você queira aprender com um autor que aborda as escrituras de uma denominação diferente.
- Escolha um livro de estudo por tópico. A Bíblia fornece ensinamentos e lições cobrindo uma ampla gama de tópicos. Dependendo do que você deseja focar — por exemplo, perdão, oração, etc. — há guias que enfatizam esses tópicos específicos dentro da escritura.
- Funcionalidade. Este é um aspecto importante ao procurar um livro de estudo, pois, em última análise, você quer que o livro ajude no seu aprendizado bíblico. Estudar a Bíblia pode ser um grande compromisso que requer um pouco de tempo. Você está procurando um devocional matinal ou estudo que você pode passar 10 minutos por dia se envolvendo? Ou você quer algo mais aprofundado, para dedicar várias horas? Pense em como o livro que você seleciona irá ajudá-lo a atingir seus objetivos individuais de estudo.
- Ensina a estudar por conta própria. Embora um guia que exponha tudo para você seja bom, é importante ser capaz de fazer sua própria reflexão e aplicar em sua própria vida. Um livro de estudo que lhe ensine os fundamentos e o oriente para a sua própria leitura e exploração pode ajudá-lo a longo prazo.
Além de encontrar um livro de estudo bíblico para complementar sua educação, lembre-se de também ter sua própria Bíblia, como este Coleção completa de Alabaster, com o qual você pode formar um relacionamento profundo à medida que avança em sua educação.
Principais opções para livros de estudo bíblico para começar sua educação bíblica
O Bom e Belo Estudo Bíblico
Este estudo de trinta capítulos abrangeu diversas histórias do Antigo e do Novo Testamento. Cada capítulo explora uma história bíblica, seus principais temas e como ela se relaciona com nossas vidas. Estudar a Bíblia pode parecer intimidador. O Bom e Belo Estudo Bíblico combina obras de arte, design, artesanato premium e reflexões bíblicas em uma experiência fácil e bonita de Estudo Bíblico.
Prós:
- Abrange uma ampla gama de tópicos
- Lindamente projetado
- Pode ser usado com qualquer tradução da Bíblia
Contras:
- Livro maior pode ser mais difícil de levar com você em qualquer lugar
Discernindo a Voz de Deus
Este Estudo Bíblico é escrito por Priscilla Shirer, uma renomada professora de Bíblia, e é um de seus muitos livros de estudo projetados para ajudá-lo a discernir e aprender a palavra de Deus. Este estudo apresenta histórias e ilustrações para ajudar a entender as escrituras mais profundamente. Ele se concentra na comunicação diária com Deus e estabelece a base para que você fortaleça seu relacionamento com Ele. Existem exercícios que ajudam a aplicar suas lições depois de estudar. Se você gosta de algum de seus livros, esta é uma leitura obrigatória para aqueles que procuram crescer seu relacionamento com Deus.
Prós:
- Autor conhecido
- Foca no relacionamento com Deus
- Equipa você para o seu próprio estudo
Contras:
- Deve ser lido em conjunto com outros livros
Guia de Estudo Jesus em Mim
O Guia de Estudo Jesus em Mim é ótimo para aqueles que procuram orientação durante a leitura do Novo Testamento. O livro é escrito por Anne Graham Lotz. O guia é feito para trabalhar através de cinco Bstudies por semana com escrituras selecionadas sobre o Espírito Santo. Este é um ótimo livro para iniciantes que querem ter uma conexão mais profunda com Jesus.
Prós:
- Tem um foco forte e claro
- Escrito por um renomado evangelista
- Estudo é instigante
Contras:
- Menos voltado para novos crentes
- Concentra-se no Novo Testamento; se você está procurando por estudo do Antigo Testamento, isso pode não ser certo para você
A Bíblia em 52 Semanas para Mulheres
Este livro de estudo bíblico é um guia de 52 semanas que ajuda você a ganhar disciplina na leitura da palavra de Deus. Este é um ótimo livro para iniciantes que estão lutando para descobrir como começar. O guia ajuda você através de toda a Bíblia em um ano e apresenta um plano de leitura diária, bem como uma reflexão semanal. O livro se concentra na fé das mulheres e trabalha com qualquer tradução. Esse estudo interativo vem com perguntas instigantes, sugestões de registro no diário e orações para guiá-lo pelas escrituras. Se você é uma mulher que quer começar sua jornada no crescimento de sua fé, este guia expõe tudo para você.
Prós:
- Fornece direção adequada
- Foca na aplicação à vida
Contras:
- Foco na perspectiva das mulheres pode torná-la menos relacionável para os homens
- Destinado a ser apenas um estudo de um ano
Sem costura: entendendo a Bíblia como uma história completa
Este livro de estudo bíblico é escrito por Angie Smith, uma escritora talentosa que tem uma série de guias cobrindo diferentes tópicos. Este livro reúne as principais histórias e lições das escrituras, o que pode ser ótimo para iniciantes. Este guia apresenta as principais informações e apresenta mapas, fatos fundamentais e estudos de palavras. Você pode completar isso sozinho ou em pequenos grupos para um estudo mais aprofundado. É um ótimo livro para iniciantes que fornecem as ferramentas necessárias para começar sua educação bíblica.
Prós:
- Grande estudo fundamental
- Ajuda a amarrar tudo
- Serve como guia para a leitura das escrituras
Contras:
- Pode ser muito geral para estudos mais avançados
- Voltado para iniciantes
Palavra Final
Há uma série de recursos que podem ajudar a guiá-lo em sua primeira interação com as escrituras. Dependendo do seu foco, haverá um guia que se adapta exatamente às suas necessidades e gostos. Com todas as opções do mercado, não deixe de escolher uma que possa guiá-lo para um relacionamento mais próximo com Deus e uma melhor compreensão de Seus ensinamentos.