Qual é o significado de BC e AD (B.C. e A.D.)?

É comum pensar que BC significa “antes de Cristo” e AD “após a morte”. Contudo, essa explicação é apenas parcialmente correta. Afinal, como o ano 1 a.C. poderia ser “antes de Cristo” enquanto 1 d.C. seria “após a morte”? BC realmente quer dizer “antes de Cristo”, mas AD é a abreviação da expressão latina anno domini, que significa “no ano de nosso Senhor”. Vale destacar que o sistema de datação BC/AD não é ensinado na Bíblia, tendo sido plenamente implementado e aceito somente alguns séculos após a morte de Jesus.

É interessante notar que o propósito do sistema BC/AD foi estabelecer o nascimento de Jesus Cristo como o marco divisor da história mundial. Contudo, ao definir esse sistema, cometeu-se um erro ao identificar o ano exato do nascimento de Jesus. Estudos posteriores indicam que Jesus nasceu entre 6 e 4 a.C., e não em 1 d.C. O mais importante, porém, não está no ano em si, mas no fato de que o nascimento, a vida, o ministério, a morte e a ressurreição de Cristo representam pontos de inflexão na história. Assim, é adequado que Jesus Cristo marque a transição do “antigo” para o “novo”. BC indica “antes de Cristo” e, desde Seu nascimento, vivemos “no ano de nosso Senhor”.

A referência a nossa era como “no ano de nosso Senhor” é apropriada, pois Ele é o Senhor. Como diz Filipenses 2:10–11, “que a qualquer nome seja dobrada toda língua, nos céus, na terra e debaixo da terra, e confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”

Em tempos recentes, tem havido uma tendência em substituir os rótulos BC e AD por BCE e CE, que significam “antes da era comum” e “era comum”, respectivamente. Essa mudança é meramente semântica – ou seja, 100 d.C. equivale a 100 EC, variando apenas o rótulo. Os defensores da alteração afirmam que as novas designações são mais neutras por não carregarem conotação religiosa, evitando assim ofender culturas e religiões que não veem Jesus como “Senhor”. A ironia, porém, é que o que realmente diferencia BCE de CE ainda é a vida e os tempos de Jesus Cristo.

Deixe um comentário