História Bíblica de Adão e Eva
Deus criou o primeiro homem Adão e depois criou a primeira mulher, Eva. Deus colocou Adão e Eva no Jardim do Éden para cuidar e cuidar da terra. Ele disse a Adão e Eva que eles poderiam comer de qualquer fruto das árvores, exceto da árvore do bem e do mal. Deus os advertiu que, se comessem da árvore, morreriam.
Significado Bíblico de Adão
“Adão” é tanto o nome próprio do primeiro ser humano quanto uma designação para a humanidade. O próprio Deus deu essa denominação a Adão e Eva (Gn 5:1-2). A cor vermelha está por trás da raiz hebraica adam Isso pode refletir o solo vermelho do qual ele foi feito.
Adão foi formado a partir da terra (Gn 2:7). O jogo de palavras entre “Adam” e “ground” (adama [h’m’d}a]) é inconfundível. É essencial que Adão seja identificado com a humanidade e não com qualquer nacionalidade em particular. O país de onde a poeira foi retirada não é especificado. Os rabinos acreditavam que ela vinha de toda a terra, então ninguém poderia dizer: “Meu pai é maior que o seu”.
A palavra “formado” sugere o trabalho cuidadoso de um oleiro fazendo uma peça de arte requintada. Neste vaso de barro, Deus soprou o sopro da vida (Gn 2:7). Estas palavras descrevem uma intimidade vívida entre Deus e o homem não partilhada pelos animais.
Adão foi feito um pouco inferior aos “anjos” (ou “Deus”) em sua criação e “coroado de glória e honra” (Salmo 8:5). (Os rabinos especularam que a glória do calcanhar de Adão ofuscou o sol.) Ele foi comissionado como um rei vassalo para governar a criação de Deus. As palavras “subjuga, governa, debaixo dos seus pés” (Gn 1:28; Salmos 8:6) sugerem realeza sobre a natureza, mas não sobre seus semelhantes.
Significado bíblico de Eva
Eva foi o nome dado nas Escrituras à primeira mulher. O relato da criação de Eva encontra-se em (Gênesis 2:21, Gênesis 2:22) Talvez o que nos destinamos principalmente a aprender com a narrativa seja o fundamento sobre o qual a união entre homem e mulher é construída, ou seja, a identidade da natureza e a unidade de origem. Através da sutileza da serpente, Eva foi seduzida a uma violação do único mandamento dado a ela e a Adão. O relato bíblico de Eva se encerra com o nascimento de Sete.
A Árvore da Vida no Jardim do Éden
Não nos dizem explicitamente que Adão e Eva não podiam ou não comiam da Árvore da Vida que estava no meio do jardim. Mas parece que o fruto dessa árvore era uma festa que Adão e Eva desfrutariam assim que passassem no teste de obediência representado na árvore proibida. Apocalipse 2:7 fala de comer a árvore da vida sendo concedida àqueles que “vencem” ou “vencem”. Claramente, Adão e Eva não venceram a tentação. Eles deveriam governar a criação, mas não podiam dominar seus apetites. Por causa de sua desobediência, eles foram impedidos de comer da árvore.
Apocalipse 22 revela que a oportunidade para o povo de Deus comer a árvore da vida não se foi para sempre. Em vez disso, a árvore da vida é gloriosamente plantada no centro do jardim maior que está por vir. No Éden, as árvores deram frutos em sua estação, ou seja, uma vez por ano. Mas no novo e melhor Éden, a árvore da vida produz uma nova safra de frutos a cada mês. No Éden, a árvore da vida crescia no meio do jardim. Mas no novo Éden, a árvore da vida cresce em ambos os lados do rio. Parece ter se multiplicado e se expandido, dando a entender que todos terão acesso a ela; todos serão bem-vindos para comer o seu recheio. E não é só a fruta que vai nos alimentar; as folhas desta árvore nos curarão. Na verdade, eles vão curar tudo.
Às vezes ouvimos a história da Bíblia contada como Criação-Queda-Redenção-Restauração. Mas por melhor que o Éden fosse, não estamos apenas voltando para o Éden como era antes. A história da Bíblia é Criação-Queda-Redenção-Consumação. Estamos ansiosos por um lar que será ainda melhor do que o Éden (Trecho do Estudo Bíblico)
A Serpente no Jardim do Éden
Um dia Satanás veio disfarçado de cobra e falou com Eva, convencendo-a a comer o fruto da árvore do bem e do mal. Eva disse à serpente que Deus disse que eles não deveriam comê-la e que morreriam se o fizessem, mas Satanás tentou Eva a comer dizendo que ela se tornaria como Deus se o fizesse. Eva acreditou na mentira e deu uma mordida na fruta. Ela então deu um pouco para Adão para ele comer. Adão e Eva, agora sabendo que tinham pecado, imediatamente se sentiram envergonhados e tentaram se esconder de Deus.