As 12 Tribos de Israel na Bíblia: um Guia Rápido e Ilustrado

A nação de Israel era formada por tribos – as famílias descendiam dos filhos (e netos) de Jacó. Para os primeiros leitores do Antigo Testamento, esses nomes eram de conhecimento comum. O que significa que quando palavras como “Levi”, “Judá” e “Efraim” aparecem na Bíblia, elas geralmente não vêm com uma explicação – os autores presumiram que os primeiros leitores entenderam.

Mais ou menos como posso supor que meus leitores nos EUA saibam imediatamente do que estou falando se eu fizer referência a “DC”, “Houston” ou “Chicago”.

Mas não somos do antigo Israel. Então, às vezes, ajuda ter um pouco de história sobre essas tribos – já que não crescemos ouvindo sobre elas o tempo todo.

Então eu reuni algumas informações sobre as 12 tribos de Israel para você. Desfrute!

Uma lista rápida das 12 tribos de Israel

1. Judá.

A tribo dos reis, e a mais proeminente das 12 tribos na narrativa bíblica. Judá “prevaleceu sobre seus irmãos” (1 Crônicas 5:2), e o território da tribo incluía a cidade de Jerusalém e o templo sagrado. O rei Davi fazia parte dessa tribo, e sua linhagem real governou Jerusalém por volta de 1.000 a.C. até a cidade cair para as forças babilônicas em 586 a.C. Jerusalém foi a capital de Israel e a capital do Reino do Sul depois que a nação se dividiu. Jesus é da tribo de Judá (Mateus 1:1-2). Tribos notáveis: Jesus, Davi, Maria, Salomão, Calebe

2. Rúben.

Descende do primogênito de Jacó, que Jacó disse ser tão “descontrolado quanto a água” (Gênesis 49:4). A tribo optou por não se estabelecer na Terra Prometida e, em vez disso, pediu a Moisés parte do território que conquistaram a leste do rio Jordão. Moisés concordou com isso, com a condição de que eles ajudassem as tribos ocidentais a conquistar Canaã (Números 32:28–32). Eles fizeram isso, mas não ajudaram as outras tribos na batalha durante o período dos juízes (Juízes 5:16), e a tribo cai na obscuridade das escrituras.

3. Simeão.

O homem Simeão (com seu irmão Levi) matou os homens de uma cidade inteira para vingar sua irmã (Gênesis 34:25-31). A porção de terra da tribo estava no meio do território de Judá (Josué 19:1); no entanto, Simeão não cresceu tão rapidamente quanto Judá e parece ter se dispersado por vários territórios (1 Crônicas 4:38–43; 2 Crônicas 15:8–9). Isso é consistente com a profecia de Jacó a respeito de Simeão e seu irmão Levi: “Eu os dispersarei em Jacó e os espalharei em Israel”.

4. Levi. 

A tribo do sacerdócio. A tribo de Levi ficou ao lado de Moisés (um levita) durante o incidente do bezerro de ouro no Monte Sinai (Êxodo 32:25–29), e mais tarde tomou seu lugar como ministros do tabernáculo e, mais tarde, do Templo. Levi não tinha território tribal — o Senhor era a herança da tribo (Números 18:19–20) — embora eles recebessem terras de pasto para seu gado (Josué 21). Os deveres levíticos eram extensos (leia Levítico!), mas Moisés faz um breve resumo de seu significado em sua bênção para a tribo (Deuteronômio 33:8–11).
Tribos notáveis: Moisés, Arão, João Batista, Barnabé

5. Zebulom.

Zebulom não recebe muita atenção na Bíblia. A tribo possui uma força de combate forte e leal durante os dias dos juízes e do rei Davi. De fato, Zebulom tinha a maior presença no exército que fez Davi rei de Israel em Hebron, e eles o serviram com “um coração indiviso” (1 Crônicas 12:33).

6. Issachar.

Issachar tem ainda menos presença bíblica do que Zebulom, mas a tribo era leal a Débora e Baraque (Juízes 5:15). Eles também são lembrados como “homens que entenderam os tempos, com conhecimento do que Israel deveria fazer” (1 Crônicas 12:32).

7. Dan.

Não lemos muito sobre o homem Dan, mas vemos sua tribo em nada no livro de Juízes. A tribo não garantiu sua porção original de terra (Juízes 1:34; 18:1), e em vez disso migrou para o norte. No processo, eles tomaram para si outros deuses (Juízes 18:14–17) e estabeleceram um novo sacerdócio (Juízes 18–20). Mais tarde, a tribo se junta a Jeroboão em idolatria quando o reino de Israel se divide (1 Reis 12:28-29). Notável tribo: Sansão

8. Gad.

Pouco se fala de Gad, do homem ou da tribo. Eles, como Rúben, se estabeleceram a leste do Jordão.

9. Aser.

Jacó profetizou que a tribo de Aser desfrutaria de alimentos ricos (Gênesis 49:20), e a tribo passou a possuir uma região da Galileia oriental que ainda é conhecida por seus olivais.

10. Naftali.

Naftali, com Zebulom, é mencionado pelo profeta Isaías em uma passagem que lemos com frequência durante o Natal: “Porque um filho nos nascerá…” Esta promessa foi feita em relação à terra da Galileia, especificamente, a “terra de Zebulom e a terra de Naftali”. Você pode ler toda a profecia em Isaías 9.

11. Efraim.

Esta tribo tem o nome do filho de José. José recebeu o direito de primogenitura de Jacó e, em vez de apenas uma tribo, ele é o ancestral de duas (Manassés é a outra). Depois que o reino se divide, a capital do Reino do Norte está no território de Efraim, e os profetas às vezes se referem a toda a nação como “Efraim” (Jeremias 31:9, Oséias 5:3). Tribos notáveis: Josué, Samuel

12. Benjamim.

Esta pequena tribo desempenhou vários papéis importantes na história de Israel. Benjamim enfrentou o resto de Israel em uma guerra civil nacional (Juízes 20:14–21:24). Saul, o primeiro ungido rei de Israel, era de Benjamim. A tribo também foi leal aos descendentes de Davi quando as tribos do norte se separaram (1 Reis 12:16–24). Tribos notáveis: Rei Saul, Mardoqueu, Paulo

13. Manassés.

Essa tribo descendia do filho primogênito de José, e se estabeleceu exclusivamente em ambos os lados do rio Jordão (Josué 17:5–6). O assentamento oriental é muitas vezes referido como a “meia-tribo de Manassés”.

Espere — 13 tribos de Israel?

Uma espécie de. Lembre-se, Levi não recebeu território tribal como as outras tribos. Além disso, os filhos de José eram considerados chefes de suas próprias tribos — ambos receberam uma herança de terra. Em algumas listas, José é contado como um dos 12 (Gênesis 49; Deuteronômio 33). Em outros, Levi não é contado, e Efraim e Manassés são considerados tribos distintas.

Aqui está a matemática:

12 tribos – 1 (Levi) – 1 (José) + 1 (Efraim) + 1 (Manassés) = 12 tribos

Você pode ver as ferramentas que usei para montar esta lista no post original do blog. Atenção: na época em que escrevi o original, eu era funcionário da Logos.

A história das 12 tribos de Israel

Nota rápida: Cometi um erro estranho sobre isso. Rúben não dormiu com Zilpa, dormiu com Bila. (O que é igualmente confuso.) Quando atualizarmos este infográfico, isso será corrigido. =)

Infográfico de 12 tribos de Israel

O que aconteceu com as tribos do reino dividido?

Após o reinado de Salomão, o reino de Israel se divide. Algumas tribos permanecem leais à linhagem de Davi (o Reino do Sul), mas a maioria das tribos se rebela e forma sua própria nova nação (o Reino do Norte).

O profeta Aijá ilustra isso rasgando seu manto em 12 pedaços e dando 10 pedaços a Jeroboão, que governaria o Reino do Norte. Ele diz que um pedaço (Judá) permanecerá com o filho de Salomão por causa da aliança de Deus com Davi (1 Rs 11:31-32).

Então, um pouco mais de matemática:

12 (Israel) — 10 (Reino do Norte) — 1 (Judá) = 1 (quem sobrou?)

Acontece que Benjamim se juntou à tribo de Judá, e se combinou para formar o Reino do Sul (1 Ki 21:12). O Reino do Sul é governado pela casa de Davi, que era da tribo de Judá, por isso o reino é muitas vezes chamado apenas de “Judá”.

A tribo de Levi também estava alinhada com o Sul. Jeroboão estabeleceu um novo sacerdócio para falsos deuses no Norte, e assim, como o templo do Senhor estava em Judá, os levitas migraram para lá (2 Cr. 11:13).

Assim, o reino dividido original ficou assim:

Reino do NorteReino do Sul
Ephraim
Reuben
Simeon
Issacar
Zebulom
Dan
Asher
Gad
Naftali
Manassés
Judá
Benjamin
Levi

No entanto, vários membros de Efraim, Manassés e Simeão desertaram para Judá quando perceberam que Deus estava com o justo rei Asa (2 Cr. 15:9).

Então, essa é a lista de tribos e uma ideia do que aconteceu com elas quando o reino se dividiu. Você pode ler sobre o reino dividido no resumo de 1 & 2 Reis.

Deixe um comentário