Antes que as fortalezas demoníacas possam ser superadas, é preciso entender exatamente o que elas são. A palavra fortaleza aparece apenas uma vez no Novo Testamento, e o termo grego traduzido como “fortaleza” significa “uma fortificação, como um castelo”. Nesse trecho, o apóstolo Paulo instrui a igreja de Corinto sobre como combater e “destruir argumentos e toda opinião altiva levantada contra o conhecimento de Deus”. Ele orienta que essa ação não se realiza utilizando as armas do mundo, mas por meio do “poder divino”. Argumentos orgulhosos e opiniões altivas são fruto do orgulho, do mal e da imaginação vã – verdadeiras fortalezas onde os demônios habitam. Essa é, portanto, a essência da guerra espiritual: o poder de Deus para vencer as fortalezas demoníacas.
Em Efésios 6:10–18, Paulo descreve os recursos que Deus disponibiliza para os Seus seguidores – a armadura de Deus. Aqui, somos instruídos a aproveitar esses recursos com uma atitude de humildade e dependência, sendo fortes “no Senhor” e “no poder da Sua força”. Não enfrentamos as fortalezas demoníacas por nossos próprios meios. Nos protegemos empregando as cinco primeiras peças da armadura defensiva e, ao mesmo tempo, empunhamos a única arma ofensiva – a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Tudo isso é feito “com todo tipo de oração e súplica, orando por todos os santos”. Paulo ressalta que “nossa luta não é contra seres humanos, mas contra principados, potestades, dominadores das trevas deste mundo e hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais. Portanto, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e, depois de tudo, permanecer firmes”.
Um hábito que todo crente deve cultivar é focar diariamente em Efésios 6:10–18, “se vestindo” espiritualmente todos os dias. Essa prática pode ser decisiva para alcançar a vitória sobre o diabo e seus esquemas. Enquanto vivemos em nossos corpos humanos, não podemos travar batalhas espirituais com armas físicas. Ao nos dedicarmos aos recursos e às armas de força espiritual, veremos Deus nos conceder a vitória. Nenhuma fortaleza demoníaca pode resistir a cristãos que oram, equipados com a armadura completa de Deus, lutando com a Palavra de Deus e fortalecidos pelo Seu Espírito.






