Como Deus distribui os dons espirituais?
Romanos 12:3-8 e 1 Coríntios capítulo 12 deixam claro que cada cristão recebe dons espirituais conforme a escolha do Senhor. Os dons espirituais são dados para a edificação do corpo de Cristo (1 Coríntios 12:7, 1 Coríntios 14:12). O momento exato da concessão desses dons não é mencionado de forma específica. A maioria supõe que os dons espirituais são concedidos no momento do nascimento espiritual (o instante da salvação). Contudo, alguns versículos podem indicar que Deus os concede posteriormente também. Tanto 1 Timóteo 4:14 quanto 2 Timóteo 1:6 referem-se a um dom que Timóteo recebeu no momento de sua ordenação “por meio da profecia”. Isso indica, provavelmente, que um dos anciãos presentes na ordenação mencionou um dom espiritual que Timóteo necessitaria para capacitar seu ministério futuro.
Também aprendemos em 1 Coríntios 12:28-31 e em 1 Coríntios 14:12-13 que é Deus, e não nós, quem escolhe os dons. Essas passagens indicam que nem todos receberão um dom específico. Paulo ensina aos coríntios que, se desejarem ardentemente dons espirituais, que busquem aqueles que edifiquem, como o dom da profecia – que consiste em expor a palavra de Deus para edificar os outros. Mas por que Paulo os incentivaria a desejar fortemente os dons “maiores” se eles já haviam recebido todos os dons e não haveria outra oportunidade de adiquiri-los? Isso sugere que, assim como Salomão pediu sabedoria a Deus para ser um bom governante sobre o Seu povo, Deus nos concederá os dons que precisamos para sermos de maior benefício para a igreja.
Porém, é importante ressaltar que esses dons são distribuídos conforme a escolha de Deus, e não segundo nossos desejos. Se todos os coríntios desejassem intensamente um dom específico, como o da profecia, Deus não o concederia a todos simplesmente por esse desejo. Se o fizesse, quem desempenharia as demais funções dentro do corpo de Cristo?
Uma coisa fica extremamente clara: o comando de Deus traz consigo a capacitação divina. Se Deus nos ordena fazer algo (como testemunhar, amar quem não é amado, discipular nações, etc.), Ele nos habilitará para realizá-lo. Alguns podem não ser tão dotados para a evangelização quanto outros, mas Deus ordena a todos os cristãos que testemunhem e discipulem (Mateus 28:18-20; Atos 1:8). Somos todos chamados a evangelizar, independentemente de termos ou não o dom espiritual específico para isso. Um cristão determinado, comprometido em estudar a Palavra e desenvolver sua habilidade de ensinar, pode se tornar um excelente professor, mesmo que não possua inicialmente o dom da docência.
Os dons espirituais nos são concedidos quando recebemos Cristo ou são cultivados ao longo do nosso caminhar com Deus? A resposta é: ambos. Normalmente, os dons são concedidos no momento da salvação, mas também precisam ser cultivados através do crescimento espiritual. Será que é possível transformar um desejo em seu coração em um dom espiritual? É possível buscar e desenvolver certos dons espirituais? 1 Coríntios 12:31 parece indicar que sim, exortando-nos a “procurar com zelo os melhores dons.” Você pode buscar um dom espiritual e se empenhar em desenvolvê-lo, mas, se não estiver de acordo com a vontade de Deus, esse dom não será concedido, não importa o quão intensamente o deseje. Deus é infinitamente sábio, e Ele sabe quais dons farão você ser mais produtivo para o Seu reino.
Independentemente dos dons que possuímos, todos somos chamados a desenvolver diversas áreas mencionadas nas listas de dons espirituais: ser hospitaleiros, praticar atos de misericórdia, servir uns aos outros, evangelizar, entre outros. Ao buscar servir a Deus com amor e edificar os outros para a Sua glória, Ele trará honra ao Seu nome, fará a igreja crescer e nos recompensará (1 Coríntios 3:5-8, 1 Coríntios 12:31–14:1). Deus promete que, quando o fizermos nossa alegria, Ele nos concederá os desejos do nosso coração (Salmo 37:4-5), preparando-nos para servi-Lo de uma forma que traga propósito e satisfação.