Como os apóstolos morreram? O que realmente sabemos

Em algum momento por volta de 33 d.C., Jesus Cristo foi crucificado por alegar ser o filho de Deus. Pouco depois, seus seguidores disseram que ele havia ressuscitado e começaram a pregar o evangelho. Isso simultaneamente desencadeou o movimento que se tornou o cristianismo e os tornou alvos da mesma perseguição que Jesus enfrentou. Alguns deles acabariam morrendo da mesma forma que ele.

Os seguidores mais próximos de Jesus eram os apóstolos, conhecidos como “os Doze”. Como líderes na igreja primitiva, cada um dos apóstolos desempenhou um papel integral na disseminação da igreja por todo o mundo antigo, e muitos deles morreram como resultado direto de seus esforços ministeriais, muitas vezes nas mãos das pessoas que foram chamados a alcançar.

Na Bíblia, quatorze pessoas são consideradas apóstolos — os membros originais dos Doze, mais Matias (que foi escolhido para substituir Judas Iscariotes) e Paulo (o apóstolo dos gentios). Todos eles eram pessoas reais que viveram e morreram no século I d.C.

Apenas duas de suas mortes estão registradas na Bíblia (Tiago e Judas Iscariotes). A maior parte do que sabemos sobre a morte dos outros apóstolos vem de antigos escritores cristãos e da tradição da igreja, e muitas vezes há vários relatos de onde e como eles morreram. Acredita-se que apenas um apóstolo morreu de causas naturais (João), mas alguns relatos sugerem que pode ter havido outros que não foram martirizados. Tradicionalmente, cada apóstolo tem sido retratado na arte segurando ou vestindo um ícone associado à sua morte (o de Bartolomeu é bastante assustador por sinal).

Neste artigo, veremos o que sabemos e não sabemos sobre as mortes de cada apóstolo, baseando-nos na Bíblia, na história, nos primeiros escritores cristãos e na lenda para lhe dar toda a gama de possibilidades. Para a maioria dos apóstolos, as datas de suas mortes são desconhecidas ou simplesmente estimativas, embora alguns tenham cronogramas mais definitivos. Às vezes, pode ser difícil rastrear as tradições de volta às suas fontes originais. Sempre que possível, fizemos isso por você.

Vamos começar com uma rápida olhada em todas as maneiras pelas quais os apóstolos podem ter morrido de acordo com as Escrituras, a tradição e a lenda.

Como Pedro morreu?

Pedro provavelmente foi crucificado de cabeça para baixo

Simão, também conhecido como Pedro, foi um dos discípulos mais proeminentes de Jesus Cristo, e um dos líderes mais importantes da igreja cristã primitiva (a tradição católica até afirma que ele foi o primeiro papa), então não deve ser uma surpresa que ele tenha sofrido um destino semelhante ao de Jesus.

Pedro foi crucificado, mas com uma reviravolta: penduraram sua cruz de cabeça para baixo.

De acordo com a tradição da igreja, Pedro foi morto pelo imperador Nero por volta de 64 d.C., após o Grande Incêndio de Roma, que ele culpou os cristãos por terem começado. Um texto apócrifo do século II chamado Atos de Pedro foi o primeiro relato afirmando que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, o que supostamente foi porque ele não se considerava digno de morrer a mesma morte que Jesus.

No final do Evangelho de João, Jesus prevê a morte de Pedro quando lhe diz: “Quando fores velho, estenderás as tuas as mãos, e alguém te vestirá e te levará aonde não queres ir” (João 21:18). Caso você tenha perdido isso, João comenta: “Jesus disse isso para indicar o tipo de morte pela qual Pedro glorificaria a Deus” (João 21:19).

Clemente de Roma, um pai da igreja primitiva que conhecia pessoalmente os apóstolos, escreveu em sua famosa carta conhecida como 1 Clemente: “Tomemos os nobres exemplos de nossa própria geração. Por ciúmes e inveja, os maiores e mais justos pilares da Igreja foram perseguidos e chegaram até a morte. Pedro, por inveja injusta, suportou não um ou dois, mas muitos trabalhos, e finalmente, tendo prestado seu testemunho, partiu para o lugar de glória que lhe era devido.”

Eusébio, o pai da história da igreja, cita Orígenes (um estudioso do século II/III) dizendo: “Pedro foi crucificado em Roma com a cabeça para baixo, como ele mesmo desejava sofrer” (História da Igreja).

Os soldados romanos tinham a reputação de experimentar variações da crucificação. De acordo com o historiador judeu-romano Josefo, que viveu no século I, os soldados romanos nem sempre crucificavam as pessoas “do lado direito”, e eles tentaram diferentes posições para entretenimento (Guerra Judaica).

Como André morreu?

Cruz de Santo André

O irmão de Pedro, André, teria sofrido uma morte semelhante, mas a origem dessa tradição não é tão confiável.

Segundo a tradição, André foi martirizado por crucificação na cidade grega de Patras por volta de 60 d.C. Como seu irmão, Pedro, André não se considerava digno de morrer da mesma forma que Jesus, e por isso foi amarrado – e não pregado – a uma cruz que foi pendurada em forma de X em vez de um T. Por esta razão, uma cruz em forma de X é por vezes referida como Cruz de Santo André.

Infelizmente, a origem dessa narrativa não é exatamente confiável. Ele vem de um livro apócrifo chamado Atos de André, que também inclui inúmeros relatos sobrenaturais dos milagres de André – incluindo uma alegação de que ele pregou por três dias seguidos enquanto estava pendurado na cruz – e não surgiu até décadas, talvez até séculos após sua morte.

De acordo com Atos de André, parte do sermão de três dias de André (que ele deu enquanto estava morrendo) envolveu louvar a cruz como um símbolo da bela redenção de Cristo:

“Salve, ó Cruz, inaugurada pelo Corpo de Cristo e adornada com os seus membros como se fossem pérolas preciosas. Antes que o Senhor o montasse, você inspirou um temor terreno. Agora, em vez disso, dotado de amor celestial, você é aceito como um presente.

“Os crentes sabem da grande alegria que vocês possuem e da multidão de dons que prepararam. Venho, pois, até vós, confiante e alegre, para que também vós me recebais exultante como discípulo daquele que vos foi pendurado… Ó bendita Cruz, revestida da majestade e beleza dos membros do Senhor… Leva-me, leva-me para longe dos homens e restitui-me ao meu Mestre, para que, por teu intermédio, aquele que me redimiu por ti, me receba. Salve, ó Cruz; Sim, salve mesmo!”

A igreja primitiva desconfiava legitimamente de Atos de André, mas parece que a tradição da igreja apoiava um relato semelhante de sua morte. No verbete de André, o Livro dos Mártires de Foxe diz:

“Ele pregou o evangelho a muitas nações asiáticas; mas, ao chegar a Edessa, foi levado e crucificado numa cruz, cujas duas extremidades estavam fixadas transversalmente no chão. Daí a derivação do termo Cruz de Santo André”.

Como Tiago morreu?

Tiago foi morto por uma espada em Atos 12

São Tiago foi o primeiro dos apóstolos de Jesus a morrer por segui-lo, e ele é um dos dois únicos apóstolos cuja morte está registrada na Bíblia. (O outro é Judas Iscariotes.) Ele foi executado com uma espada. Lemos sobre sua morte em Atos 12:

“Foi nessa época que o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de persegui-los. Mandou matar Tiago, irmão de João, com a espada.” — Atos 12:1–2

O rei Herodes estava ansioso para conquistar o favor dos judeus. Como os judeus estavam muito interessados em impedir que o cristianismo se espalhasse, ele acreditava que perseguir os cristãos agradaria seus súditos judeus – e isso aconteceu (Atos 12:3). Os estudiosos geralmente acreditam que Tiago foi morto em Jerusalém em 44 d.C.

No século IV, Eusébio de Cesareia citou Clemente de Alexandria sobre a morte de Tiago:

“Parece que o guarda que o levou ao tribunal ficou tão emocionado quando o viu testemunhar que confessou que também era cristão. Então, ambos foram levados juntos e, no caminho, ele pediu perdão a Tiago. Tiago pensou um pouco, depois disse ‘desejo-lhe paz’ e beijou-o. Então ambos foram decapitados ao mesmo tempo.” — Eusébio de Cesareia, História da Igreja

Clemente de Alexandria nasceu pouco mais de 100 anos após a morte de Tiago, mas é muito possível que ele tenha tido acesso a relatos e registros que não sobreviveram. E embora existam muitas lendas em torno de cristãos famosos, não é difícil imaginar que isso seja verdade.

Tiago foi o primeiro dos apóstolos que “bebeu o cálice que Jesus bebeu” (Marcos 10:39).

Como João morreu?

Cuba de óleo fervente
ampulheta simbolizando como João morreu de velhice

João é tradicionalmente considerado como o único apóstolo a morrer de velhice. Alguns relatos sugerem que alguns outros morreram de causas naturais também, mas a tradição de João é a mais firmemente estabelecida.

Antes de Jesus morrer, ele confiou sua mãe Maria ao discípulo amado (João 19:26-27), que é mais amplamente acreditado ser João.

Quando Maria morreu, João teria ido a Éfeso, onde escreveu suas três epístolas. De lá, foi exilado para a ilha de Patmos para pregar o evangelho, onde recebeu a revelação de Cristo e escreveu o Livro do Apocalipse. Eventualmente, ele conseguiu voltar para Éfeso e morreu um pouco depois de 98 dC.

(Essa tradição assume que João, o Apóstolo, e João de Patmos são a mesma pessoa, e os estudiosos não têm certeza se esse é o caso.)

Tertuliano, um escritor cristão do final do século II e início do século III, escreveu que antes que os romanos banissem João, eles o trouxeram para um coliseu e o mergulharam em uma cuba de óleo fervente. Quando saiu ileso, todo o coliseu se converteu ao cristianismo. É por isso que algumas iconografias mostram John em uma cuba de óleo fervente.

Como Filipe morreu?

guilhotina
cruz de cabeça para baixo
Filipe apedrejado até a morte

ampulheta

Muito cedo, os cristãos confundiram Filipe, o Apóstolo, com Filipe, o Evangelista, do Livro de Atos. Portanto, não podemos dizer com certeza quais contas estão se referindo a qual Filipe. Para piorar, há histórias conflitantes.

Basicamente, não sabemos como Philip morreu. Mas as possibilidades não faltam. Um registro diz que ele morreu de causas naturais. Outro diz que foi decapitado. Ou apedrejado até a morte. Ou crucificado de cabeça para baixo. O que sabemos é que ele morreu em algum momento do século I, possivelmente por volta de 80 d.C.

A maioria das primeiras tradições parecem apontar para ele ter sido martirizado na antiga cidade grega de Hierápolis. Policrates de Éfeso escreveu em uma carta ao Papa Victor: “Falo de Filipe, um dos doze apóstolos, que foi sepultado em Hierápolis…”

Caio, o Presbítero (escritor cristão no século III) escreveu: “E depois disso houve quatro profetisas, filhas de Filipe, em Hierápolis, na Ásia. O túmulo deles está lá, e isso também do pai.” Mas isso parece estar falando de Filipe, o Evangelista, que teve “quatro filhas solteiras, que profetizaram” (Atos 21:8-9). É improvável que ambos os Philips tivessem quatro filhas profetizando.

Os Atos de Filipe fornecem o relato mais antigo e detalhado de seu martírio, mas, novamente, é difícil dizer o quanto podemos confiar nele. Filipe supostamente converteu a esposa de um procônsul, o que irritou o procônsul o suficiente para que ele e Bartolomeu fossem crucificados de cabeça para baixo. Enquanto estava pendurado lá, Filipe pregou, e a multidão se emocionou para libertá-los. Disse-lhes para libertar Bartolomeu, mas não para derrubá-lo.

Como Bartolomeu morreu?

cruz de cabeça para baixo
Faca de esfolamento
Cruz

oceano

Bartolomeu provavelmente foi martirizado – mas, como muitos dos apóstolos, há várias maneiras pelas quais isso pode ter acontecido. A tradição mais popular e prolífica é que ele foi esfolado e depois decapitado, e é por isso que a maioria das artes que o retratam ou o mostra segurando ou usando sua pele, ou o associa a facas de esfolar.

Bem nojento, né? Mas também há outros registros de sua morte.

O Livro dos Mártires de Foxe afirma que, na Índia, “Ele foi cruelmente espancado e depois crucificado pelos idólatras impacientes”.

A Lenda Dourada observa vários relatos:

“Há opiniões diversas sobre o modo de sua paixão. Pois o bem-aventurado Doroteu diz que foi crucificado, e diz também: Bartolomeu pregou aos homens da Índia, e lhes entregou o evangelho depois de Mateus em sua língua própria. Ele morreu em Alban, uma cidade da grande Armênia, crucificado a cabeça para baixo. São Teodero diz que ele foi esfolado, e lê-se em muitos livros que ele foi decapitado apenas. E essa contrariedade pode ser dissipada desta maneira, que alguns dizem que ele foi crucificado e foi derrubado antes de morrer, e por ter maior tormento foi esfolado e por último decapitado.”

Outra tradição afirma que ele foi espancado inconsciente e se afogou no oceano.

No entanto Bartolomeu morreu, provavelmente foi muito horrível. Mas, embora possam não concordar sobre a maneira de sua morte, todas as tradições ligam a morte de Bartolomeu ao seu ministério. Agora, se todos pudessem concordar sobre onde isso estava.

Como Thomas morreu?

lança simbolizando a morte de Thomas

O apóstolo Tomé, também conhecido como o infame “Duvidando de Tomé”, tem uma tradição bastante simples em torno de sua morte.

Os Atos de Tomás dizem que ele foi martirizado em Mylapore, na Índia, onde foi esfaqueado com lanças. A tradição cristã síria especifica que Tomás foi martirizado em Mylapore em 3 de julho de 72 d.C., observando que ele foi morto com uma lança. Uma entrada do calendário eclesiástico antigo diz:

“3 de julho, São Tomás, que foi perfurado com uma lança na ‘Índia’.”

Não existe outra tradição a respeito de sua morte.

Como Mateus morreu?

ampulheta
Chapado
Fogo

Faca
Bainha
Decapitado

Há vários relatos conflitantes sobre a morte de Mateus. Clemente de Alexandria cita Heracleon, um dos primeiros comentaristas do Novo Testamento, dizendo que Mateus morreu naturalmente:

“Mas também não se achará que esse enunciado seja falado universalmente; porque todos os salvos confessaram com a confissão feita pela voz, e partiram. Dos quais estão Mateus, Filipe, Tomé, Levi e muitos outros.” — Stromata

Mas, embora os registros anteriores sejam frequentemente assumidos como mais confiáveis (porque estão mais próximos de quando os eventos realmente aconteceram), a maioria dos estudiosos não aceita o relato de Heracleon hoje. Todos os outros registros iniciais da morte de Mateus afirmam que ele foi martirizado, mas eles discordam sobre como e onde isso aconteceu. Os pais da igreja primitiva disseram que ele foi queimado, apedrejado, esfaqueado ou decapitado.

No famoso Livro dos Mártires de John Foxe (que reuniu as tradições mais populares conhecidas no século XVI), o verbete de Mateus afirma:

“O cenário de seus trabalhos foi a Pártia e a Etiópia, país em que sofreu o martírio, sendo morto com uma alabarda na cidade de Nadabá, em 60 d.C.”

Como Tiago filho de Alfeu morreu?

Pedra
porrete
cruz

Como Tiago filho de Alfeu morreu depende de você assumir ou não que ele é a mesma pessoa que Tiago, o Justo (o irmão de Jesus). Tiago, filho de Alfeu, só é mencionado duas vezes na Bíblia e foi um dos apóstolos mais obscuros, mas Tiago, o Justo, foi um líder importante na igreja primitiva. A tradição da Igreja afirma que eles são o mesmo Tiago, mas os estudiosos modernos discordam.

A tradição nos diz que Tiago, o Justo, foi empurrado do pináculo de um templo em que estava pregando, e depois espancado com um porrete e apedrejado até a morte. Na arte, Tiago, filho de Alfeu, é tipicamente retratado com um clube mais completo, refletindo a suposição da igreja de que ele era a mesma pessoa que Tiago, o Justo.

No entanto, a tradição que afirma que Tiago, filho de Alfeu, pregou no Egito diz que ele foi crucificado na cidade de Ostrakine.

Hipólito, um teólogo que viveu nos séculos II e III, teria registrado a morte de Tiago em Sobre os Doze Apóstolos de Cristo:

“E Tiago, filho de Alfeu, quando pregava em Jerusalém foi apedrejado até a morte pelos judeus, e foi enterrado ali ao lado do templo.”

Esta é a mesma tradição de morte que atribui a Tiago, irmão de Jesus, mas os estudiosos têm poucos motivos para confiar nos Doze Apóstolos de Cristo. O texto só foi descoberto no século XIX, e a maioria acredita que é pseudepigrapha (escrita que falsamente afirma ter sido escrita por alguém).

Como Judas morreu?

Machado simbolizando a morte de Judas

Tradicionalmente, acredita-se que Judas foi martirizado na Síria em sua jornada missionária com Simão, o Zelote. Mas não está claro o quão confiável essa tradição é porque ela vem do relato encontrado em Atos de Simão e Judas, um texto questionável cheio de histórias lendárias.

De acordo com a Lenda Dourada, Simon e Jude ordenam que demônios saiam dos ídolos e destruam suas próprias imagens. Então os líderes religiosos matam Simão e Judas:

“E quando os bispos viram isso, correram sobre os apóstolos e os mataram anon. E naquela mesma hora, que era o bom tempo, vieram trovões e relâmpagos tão grandes que o templo foi ferido em três, e os dois encantadores foram transformados em brasas pelo golpe do trovão. E o rei desnudou os corpos dos apóstolos em sua cidade, e fez uma igreja de grandeza maravilhosa em honra deles.”

Na arte, Judas é frequentemente retratado segurando um machado para representar essa tradição.

Como Simão, o Zelote, morreu?

serrote
Cruz
ampulheta

Há inúmeros relatos da morte de Simão, o Zelote, mas os primeiros registros só vieram séculos depois de sua morte. Como muitos dos apóstolos, é difícil concluir exatamente qual tradição (se houver) pode ser confiável:

  • No século V, Moisés de Chorene escreveu que Simão, o Zelote, foi martirizado no Reino da Ibéria.
  • A Lenda Dourada diz que ele foi martirizado na Pérsia em 65 d.C.
  • Os cristãos etíopes acreditam que ele foi crucificado em Samaria.
  • Outro relato diz que ele foi crucificado em 61 d.C. na Grã-Bretanha.
  • No século XVI, Justus Lipsius afirmou que foi serrado ao meio.
  • A tradição oriental afirma que ele morreu de velhice em Edessa.

Então talvez ele tenha sido um mártir. E talvez não. Mas ele provavelmente estava.

Como Judas Iscariotes morreu?

penhasco
laço

Além de Tiago, Judas Iscariotes é o único apóstolo cuja morte está registrada na Bíblia. Mas, ao contrário de Tiago, Judas não era um mártir. Ele cometeu suicídio logo após trair Jesus. Curiosamente, a Bíblia parece dar dois relatos diferentes de como Judas morreu.

O Livro de Atos e o Evangelho de Mateus registram, cada um, uma versão da morte de Judas. Mateus registra que Judas se enforcou imediatamente depois que os príncipes dos sacerdotes se recusaram a receber seu dinheiro de volta:

“Então Judas jogou o dinheiro no templo e foi embora. Então ele se afastou e se enforcou.” — Mateus 27:5

Os príncipes dos sacerdotes então usaram o dinheiro para comprar um campo, que Mateus conecta às profecias de Zacarias e Jeremias:

“Os príncipes pegaram as moedas e disseram: ‘É contra a lei colocar isso no tesouro, já que é dinheiro de sangue’. Então, decidiram usar o dinheiro para comprar o campo do oleiro como local de sepultamento de estrangeiros. É por isso que tem sido chamado de Campo de Sangue até hoje. Então o que foi dito por Jeremias, o profeta, se cumpriu: ‘Eles tomaram as trinta moedas de prata, o preço que o povo de Israel lhe fixou, e as usaram para comprar o campo do oleiro, como o Senhor me ordenou.'” — Mateus 27:6–10

Curiosamente, Atos (tradicionalmente atribuído a São Lucas) dá um relato diferente:

(Com o pagamento que recebeu por sua maldade, Judas comprou um campo; Lá ele caiu de cabeça, seu corpo se abriu e todos os seus intestinos se derramaram. Todos em Jerusalém ouviram falar sobre isso, então chamaram esse campo em sua língua de Akeldama, isto é, Campo de Sangue.)” —Atos 1:18–19

O relato de Lucas sobre a morte de Judas não contradiz necessariamente o de Mateus. Ele poderia simplesmente estar se referindo a algo que aconteceu depois que Judas se enforcou. Mas isso ainda nos deixa com a questão de quem comprou o campo – Judas, ou os principais sacerdotes? E eles parecem ter diferentes razões pelas quais o campo foi chamado de Campo de Sangue.

O relato de Mateus é o único que nos diz que Judas sentiu remorso, e ele liga diretamente esse remorso ao suicídio de Judas. O relato de Lucas quase parece pintar um quadro de Judas como sendo “condenado à destruição”, como se uma morte súbita e horrível fosse simplesmente seu destino por trair Jesus.

Ainda assim, ambos os relatos parecem estar de acordo que Judas morreu na mesma época que Jesus. E certamente não foi da velhice.

Como Matias morreu?

ampulheta
Matias, o Apóstolo apedrejado até a morte
guilhotina

Matias não era um dos membros originais dos Doze Apóstolos. Os outros apóstolos o escolheram para substituir Judas Iscariotes depois que Jesus subiu ao céu, enquanto esperavam pelo Espírito Santo em Atos 1:12–26.

Matias é o apóstolo mais obscuro, então não deve ser uma surpresa que não possamos ter muita certeza do que ele fez ou como morreu.

Algumas tradições afirmam que ele foi apedrejado no final de seu ministério para canibais na Etiópia (Geórgia). Outro que ele foi apedrejado por judeus em Jerusalém e depois decapitado. Hipólito de Roma registra que ele morreu em Jerusalém de velhice.

Como Paulo morreu?

Guilhotina simbolizando Paulo sendo decapitado

Paulo não era um dos Doze, mas é uma das únicas outras pessoas que é universalmente considerada um apóstolo. Especificamente, ele era o apóstolo dos gentios (Romanos 11:3).

Sua morte não está registrada na Bíblia, mas é um dos martírios mais bem documentados na igreja primitiva. Numerosos pais da igreja primitiva escreveram que ele foi decapitado pelo imperador Nero, o que significaria que teria que ser em algum momento antes de 68 d.C.

Clemente de Roma forneceu o mais antigo registro sobrevivente da morte de Paulo em sua carta aos Coríntios, onde menciona que Paulo e Pedro foram martirizados.

Uma obra apócrifa do século II conhecida como Os Atos de Paulo diz que Nero mandou decapitar Paulo. E em 200 d.C., Tertuliano escreveu que a morte de Paulo foi como a de João Batista (que foi decapitado). Outros escritores cristãos antigos apoiam essas alegações e fornecem alguns detalhes adicionais, como onde aconteceu (Roma) e onde ele foi enterrado (o Caminho Ostiano em Roma).

Saiba mais sobre os apóstolos

Os apóstolos foram alguns dos líderes mais importantes do movimento que se tornou o cristianismo. A maior religião do mundo existe como a conhecemos hoje por causa de seu trabalho nos anos após a morte de Jesus. Mas a maioria das pessoas só sabe um punhado de seus nomes — sem falar no que a Bíblia diz sobre eles, ou o que eles realizaram.

Deixe um comentário