De onde tiramos a ideia de que “salvação” significa o perdão dos pecados e a passagem para o céu? Pode ser uma surpresa para os cristãos modernos que nem sempre tenha sido assim.
É surpreendente perceber que a palavra grega geralmente traduzida como “salvação” é a mesma palavra que também é traduzida como “cura”. Esta palavra, soteria, e seu verbo relacionado sozo (salvar, curar), mantiveram seu significado através da antiguidade. Referia-se simplesmente à libertação do perigo físico e dos efeitos do pecado. Mas, especialmente no Ocidente, o propósito da igreja e seu apoio à saúde e à cura flutuaram, resultando finalmente em uma mudança no significado do próprio conceito de salvação.
Antes dessa mudança, soteria era a palavra que significava a libertação dos poderes do dano. O Dicionário Teológico do Novo Testamento nos diz que, nos tempos bíblicos, soteria era entendida como 1) oferecer resgate de perigos graves e 2) salvar do pecado, e 3) ser expressa em saúde e bem-estar.
Embora muitos exemplos disso abundem nos escritos dos primeiros dois séculos, a expressão clássica do Salvador ajudando de todas essas três maneiras aparece na Revelação Secreta de João. Veja alguns exemplos:
Soteria ofereceu resgate de grave perigo:
Da Revelação Secreta de João: “Eles o pegaram e o jogaram na parte mais baixa de toda a matéria. … Assim, por meio de seu Espírito benfazejo e de sua grande misericórdia, enviou um ajudante [salvador] a Adão” (18:18, 22).
Soteria salva do pecado:
Da Revelação Secreta de João: “Desta vez, os espíritos malignos (chamados ‘anjos’) enganaram as mulheres primeiro, através da sedução… Eles trouxeram grandes ansiedades às pessoas que os seguiam, desviando-os com muitos enganos. [Então o salvador diz:] Levanta-te, lembra-te que ouviste e traças a tua raiz, que sou eu, o compassivo. Guardai-vos contra os anjos da miséria, os demônios do caos e todos os que vos aprisionam” (Meyer, 331-32).
A soteria expressava-se em saúde e bem-estar. A revelação do Salvador incluiu a nomeação de doenças para que fossem destruídas:
Da Revelação Secreta de João: “Estes [demônios causadores de doenças] foram nomeados de acordo com a glória daqueles que pertencem ao céu para a destruição dos poderes” (13:17-19). Uma paráfrase poderia ler: “Esses demônios causadores de doenças foram nomeados pela glória celestial [salvador] para que seus poderes fossem destruídos”.
A partir desses exemplos, um indivíduo reconheceria a salvação não como uma recompensa pelo bom comportamento, ou engajamento com uma determinada atividade ritual, ou adesão a um sistema de crenças específico, mas sim a salvação como evidência de liberdade de paixões escravizantes. Uma vez que as paixões criadas pelo demônio eram conhecidas por causar doenças e pecados, a salvação era evidência de domínio sobre as paixões.
A Revelação Secreta de João oferece ainda outra ideia surpreendente sobre a salvação: está disponível para quem quiser!
Perto do final do livro, João — o destinatário da revelação do salvador — faz ao salvador uma série de perguntas sobre a salvação.
- “Todas as almas serão entregues à luz pura?” (23:1)
- “Serão excluídas as almas daqueles sobre os quais desceu o poder do Espírito da Vida, mas que não fizeram essas obras?” (23:13)
- “E aqueles que entenderam e ainda assim se afastaram? Para onde irão suas almas?” (23:37)
O salvador responde: Tenho total confiança no poder do Espírito transformador e salvador. Se o Espírito vier até eles, eles serão salvos. Esse poder descerá sobre cada ser humano. John fica feliz em perceber que todos têm a chance de serem salvos dos poderes enganosos dos demônios. Mas ele ainda está preocupado. Ele pergunta novamente: Senhor, e aqueles que adquiriram a verdadeira gnose (conhecimento da continuidade do bem) e ainda se afastam voluntariamente? O que acontece com eles?
Francamente, o Salvador responde, não é bom para as pessoas que intencionalmente desobedecem. São eles que trazem castigos eternos sobre si mesmos. Não há juiz esperando na porta. Eles serão admitidos por sua própria decisão de não se arrepender. Eles podem pensar que querem se rebelar e viver de acordo com sua própria arrogância, mas estão criando seu próprio castigo eterno.
É por isso que a primeira pergunta de João foi se perguntar se todos seriam salvos. Como o Senhor já havia lhe dito que o poder do Espírito viria para cada ser humano, João então entendeu que o castigo é eterno para aqueles que não se arrependem. O castigo durará eternamente – a menos e até que os não arrependidos tomem a decisão de mudar de ideia.
Seja qual for a causa da mudança gradual desse significado original de soteria, entender o que a palavra significava para os primeiros seguidores de Jesus nos primeiros dois séculos d.C. nos ajuda a discernir insights importantes hoje. Altera nosso conceito de um assustador “grande juiz no céu” para um calorosamente acolhedor “grande ajudante onipresente”.