Como posso reconhecer um falso professor / falso profeta?
Jesus nos advertiu que “falsos Cristos e falsos profetas” virão e tentarão enganar até mesmo os eleitos de Deus (Mateus 24:23–27; veja também 2 Pedro 3:3 e Judas 1:17–18). Para nos protegermos contra a falsidade e os falsos professores, é importante conhecer a verdade e identificar as características do que é falso. Todo crente que “manuseia corretamente a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15) e estuda cuidadosamente a Bíblia pode identificar doutrinas equivocadas.

Jesus disse: “A árvore é conhecida pelos seus frutos” (Mateus 12:33). Assim, os crentes devem agir como inspetores dos frutos. Assim como é importante conhecer a aparência, a textura e o sabor de uma maçã saudável, também devemos conhecer a aparência, a textura, o sabor e o cheiro de uma maçã podre. Seguem três testes específicos para aplicar a qualquer professor e determinar a retidão de seus ensinamentos:
-
O que esse professor diz sobre Jesus?
Em Mateus 16:15–16, Jesus pergunta: “Quem você diz que eu sou?” e Pedro responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, o que lhe vale o título de “abençoado”. Em 2 João 1:9 lemos que “quem quer que vá adiante e não continue na doutrina de Cristo não tem Deus; mas quem perseverar na doutrina tem o Pai e o Filho.” Ou seja, a pessoa de Jesus Cristo e Sua obra redentora são de suma importância; devemos ter cuidado com aqueles que negam que Jesus é igual a Deus, que minimizam a morte sacrificial de Jesus ou que rejeitam Sua humanidade. Conforme 1 João 2:22, “quem nega que Jesus é o Cristo é mentiroso, pois esse é o anticristo – aquele que nega o Pai e o Filho.”
-
Esse professor prega o evangelho?
O evangelho é definido como a boa notícia a respeito da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus, conforme as Escrituras (1 Coríntios 15:1–4). Embora belas, expressões como “Deus te ama”, “Deus quer que alimentemos os famintos” ou “Deus quer que você seja rico” não compõem a mensagem completa do evangelho. Em Gálatas 1:7, Paulo adverte que “claramente há pessoas que estão confundindo vocês e tentando perverter o evangelho de Cristo”. Nenhum pregador, por mais respeitado que seja, tem o direito de modificar a mensagem que Deus nos deu. Como ensina Gálatas 1:9: “Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja amaldiçoado!”
-
Esse professor exibe qualidades de caráter que glorificam o Senhor?
Quanto aos falsos professores, Judas 1:11 afirma: “Eles seguiram o caminho de Caim; se precipitaram em buscar lucro e se envolveram no erro de Balaão; foram destruídos na rebelião de Corá.” Em outras palavras, um falso professor pode ser identificado por seu orgulho (como Caim, que rejeitou o plano de Deus), por sua ganância (como Balaão, que profetizava por dinheiro) e por sua rebeldia (como Corá, que se exaltava acima de Moisés). Jesus nos advertiu a ter cuidado com esses indivíduos, pois os reconheceremos pelos seus frutos (Mateus 7:15–20).
Para um estudo mais aprofundado, recomenda-se a leitura dos livros da Bíblia escritos especificamente para combater o ensino falso na igreja: Gálatas, 2 Pedro, 1 João, 2 João e Judas. Identificar um falso professor ou falso profeta pode ser desafiador, uma vez que Satanás se disfarça como anjo de luz (2 Coríntios 11:14) e seus ministros se apresentam como servos da justiça (2 Coríntios 11:15). Somente conhecendo profundamente a verdade poderemos reconhecer essas imitações.






