De quem Caim teve medo depois de matar Abel?

De quem Caim tinha medo depois de matar Abel?

Em Gênesis 4:13-14, logo após matar seu irmão Abel, Caim disse ao SENHOR: “O meu castigo é maior do que posso suportar. Hoje você está me expulsando da terra, e ficarei oculto da Tua presença; serei um errante inquieto pela terra, e quem me encontrar me matará.” De quem exatamente Caim estava com medo? As únicas pessoas mencionadas até aquele momento no livro de Gênesis são Adão e Eva (os pais de Caim) e Abel (que agora estava morto). Quem poderia, possivelmente, representar uma ameaça?

É importante reconhecer que Caim e Abel eram adultos quando Caim matou Abel. Ambos eram agricultores, responsáveis por suas próprias terras e rebanhos, conforme relatado em Gênesis 4:2-4. Embora a Bíblia não informe a idade exata de Caim e Abel, é muito provável que estivessem por volta dos 30 ou 40 anos.

A Bíblia não menciona especificamente que Adão e Eva tiveram outros filhos entre Abel e Sete (Gênesis 4:25). No entanto, é altamente improvável que os dois seres humanos mais perfeitos da história, Adão e Eva, não tivessem gerado outros descendentes ao longo de várias décadas. De fato, eles tiveram muitos filhos após Sete (Gênesis 5:4), então por que não teriam tido outros filhos entre Abel e Sete? A Bíblia não afirma que Sete foi o primeiro filho ou até mesmo o primeiro filho varão após a morte de Abel. Em vez disso, diz que Sete nasceu como uma “substituição” para Abel. O capítulo 5 de Gênesis traça a genealogia de Sete, e antes de sua morte, Abel provavelmente era o filho “escolhido” destinado a produzir o Messias (Gênesis 3:15). É nesse sentido que Sete “substituiu” Abel.

Portanto, de quem Caim tinha medo? Ele temia seus próprios irmãos, irmãs, sobrinhos e sobrinhas, que já haviam nascido e seriam capazes de buscar vingança. O fato de Caim ter uma esposa (Gênesis 4:17) evidencia ainda mais que Adão e Eva tiveram outros filhos após Caim e Abel, mas antes de Sete.

Deixe um comentário