Transformar a água em lamúria?
Um anônimo da Geração Z ganhou um número significativo de seguidores no TikTok depois de traduzir passagens-chave da Bíblia para o jargão preferido dos jovens de hoje, deixando alguns leitores debatendo o valor dos textos sagrados repentinamente cheios de gírias.
O esperto seguidor de Cristo, que se recusou a revelar sua identidade durante uma entrevista ao The Post, tem acumulado milhões de visualizações em postagens intituladas “O Evangelho de Jesus Cristo pela Geração Z”, bem como um “Guia da Geração Z para a Crucificação de Jesus” – e eles não vão deixar que gritos de heresia ponham fim à sua pregação.
“Se você considerar que a gíria é uma forma legítima de comunicação, então este é apenas mais um esforço de tradução”, insistiu o evangelizador invisível, que atende por @gen.z.bible.stories no TikTok.
“Quando João Batista, que literalmente não tinha pinga, batizou Jesus, ele disse: ‘É dar salvador do mundo'”, explicou um dos vídeos.
“Jesus anda por aí passando a vibe check para todos os lados. Os líderes religiosos dizem: ‘Isso é um grande sus, tudo bem’. Mas toneladas de pessoas disseram que seus ensinamentos deram um tapa alto”, continuou a narração.
A conta do TikTok @gen.z.bible.stories traduz histórias bíblicas em gírias da internet.Histórias da Bíblia da Geração Z/TikTok
A crucificação de Jesus também foi referida como um “brilho para cima”.
O criador disse simplesmente: “Eu faço isso [porque] conheço muito bem o [Novo Testamento], as pessoas continuam me pedindo, e é divertido para mim fazê-los”.
Muitos usuários do aplicativo têm elogiado as novas interpretações, implorando por mais explicações.
“EXISTE UM LIVRO BÍBLICO DA GERAÇÃO Z?!?!?!?!? EU PRECISO”, exigiu uma pessoa.
“Honestamente, isso é mais fácil de entender do que qualquer outra tradução”, comentou um crente.
“Em nome de Jesus a gente vibra. Omg”, elogiou outro.
A narrativa do relato se expandiu para outro capítulo bíblico bem conhecido, Lucas 1:26-38, que conta a história da Virgem Maria.
No clipe viral de 22 segundos com 3,6 milhões de visualizações, um homem narra a versão da geração Z de Maria engravidando de Jesus Cristo, intitulada “Anunciação”.
“Maria era uma menina de Deus e estava brincando por ele em oração”, diz o vídeo. “O anjo do Gabriel apareceu para ela e disse: ‘Você passou pelo cheque de vibe de Deus, e ele quer que você seja a mãe do personagem principal, o filho do top G’.
O clipe elabora como Maria prometeu que “minha contagem de corpos sempre será 0”, mas foi dito: “Esta não é uma época de algemas para o Espírito Santo viverá sem aluguel em você”.
Os vídeos virais mencionam Maria sendo um “me escolhe”.Histórias da Bíblia da Geração Z/TikTok
Muitos observadores afirmam que incorporar gírias na narrativa facilitou a compreensão do Evangelho.Histórias da Bíblia da Geração Z/TikTok
Embora os vídeos possam ter fornecido clareza para os leitores mais jovens que lutam para entender a Bíblia, o criador confessou ter encontrado crentes que lutam com a gíria sagrada.
“A principal pergunta que me fazem é de cristãos, que se perguntam se é blasfêmia. Eu me perguntei isso também antes de fazer o segundo vídeo”, disse a TikToker.
“Procuro sempre não ser desrespeitoso com o texto ou me desviar de qualquer precisão.”
No geral, a conta do TikTok tem sido um sucesso – tanto entre crentes quanto entre não crentes.
“Eu definitivamente iria a uma igreja da geração Z”, brincou uma pessoa. “Eu estaria ansioso por isso todos os domingos.”
“Isso é apropriado para jogar para o meu grupo de jovens?”, questionou um pastor de jovens.
“Não sou nem religioso e estou seguindo”, escreveu um incrédulo. “De repente, estou na Bíblia.”
“O que for preciso para que eles venham a Deus”, disse um frequentador da igreja.