Pela primeira vez, vejo o Evangelho de Tomé como um recurso sugestivo para as pessoas de hoje. A conexão entre nós e essa impressionante descoberta doséculo 20 é palpável agora – por algumas razões muito específicas. É hora de este evangelho se tornar público! Antes de expor circunstâncias maiores para entrarmos nesse evangelho envolvente de quase 2.000 anos atrás, vamos dar nossa primeira mordida nele.
Jesus disse: “Quando deres à luz aquele que está dentro de ti, esse te salvará. Se você não tiver esse dentro de você, esse vai te matar”. (Dizendo 70)
Aqui está um pouco do que eu gosto sobre esta frase no Evangelho de Tomé. É algo que eu nunca ouvi de Jesus antes. Propõe que eu (um homem) possa dar à luz alguém dentro de mim.
Aquilo a que posso dar à luz pode salvar-me de algumas das coisas de que preciso de ser salva.
Muito doce.
Trabalhando demais.
Esquecendo meus sonhos.
Isso me alerta severamente sobre não dar à luz.
Gosto de como isso me surpreende.
Isso me faz pensar no que vai me ajudar a parir.
Pede-me que perceba o que está a escapar de mim e precisa de ser salvo.
Dizer 70 indica um novo espaço para o Evangelho de Tomé na esfera pública. Há mais coisas assim neste evangelho.
Novas Correntes Fortes
É verdade que o Evangelho de Tomé, descoberto em 1945, foi quase imediatamente reconhecido como um novo tipo de evangelho, no qual não havia enredo, apenas 114 ensinamentos diferentes de Jesus. Esses 114 ditos chamaram a atenção das pessoas, já que cerca de metade deles eram ditos já conhecidos do Novo Testamento, enquanto a outra metade era mais ou menos nova para as igrejas e o público. Em seus primeiros 60 anos, o evangelho recém-descoberto parecia ser uma curiosidade envolvente. Não havia significados importantes desbloqueados para o mundo. Não foram encontrados caminhos espirituais particularmente atraentes. Nada fez nossos corações baterem mais rápido nesses primeiros 60 anos.
Mas agora estamos encontrando algumas novas e fortes correntes no Evangelho de Tomé que oferecem grande ajuda para a maneira como vivemos nossas vidas: iniciando novos entendimentos fascinantes, desenrolando um ritmo inovador de prática espiritual e acompanhando abordagens e questões importantes em nosso tempo.
O que aconteceu que agora permite que esse evangelho tenha uma voz clara e de mente aberta para o nosso tempo?
- Nosso tempo desafiador tem sede de profundidade espiritual e frescor. Temos pouca largura de banda para jingles publicitários mais picantes ou fechamento cínico. Sabemos como apenas comprar mais coisas ou mostrar como todos estão errados não oferece nenhuma esperança real. O Evangelho de Tomé vem com a profundidade de muito tempo atrás. Mas, ao contrário dos evangelhos bíblicos da mesma época, este documento relativamente recém-descoberto soa fresco. Para o nosso tempo, oferece uma combinação de pensamentos novos o suficiente para surpreender e velhos o suficiente para serem maduros.
- O Evangelho de Tomé tem um método e uma prática do mundo antigo que correspondem aos anseios doséculo 21 por uma combinação de “discursos não longos” e sabedoria “pontiaguda e criativa”. Observe, por exemplo, a resposta curta e profunda de Jesus de 77: “Levanta a pedra, você vai me ver lá. Dividir o pedaço de madeira, eu estou lá.”
- Estamos sobrecarregados com tanta coisa para ler e ver. O Evangelho de Tomé não quer ser lido de uma só vez, mas pede para ser lido devagar, na verdade meditativamente. Ele oferece a chance de desligar um bom segmento da conversa constante de rumores, meias ideias e ansiedades.
- Concedo que nestes dias menos de nós estamos interessados em uma dieta constante de versículos bíblicos. Este evangelho oferece uma curiosa mistura de ditos curtos que estão na Bíblia e outros que estão na boca de Jesus, mas não na Bíblia. Suspeito que esse novo ângulo dos ditos de Jesus pode fornecer novas ideias e práticas que são diferentes dos exercícios convencionais da igreja.
Essas quatro circunstâncias de nossa situação hoje na verdade se somam a um tipo de prática espiritual antiga e mundial que foi perdida para a maior parte da América. Quase ninguém hoje em dia em nossa cultura sabe sobre o que há milhares de anos é conhecido como “Sabedoria”.
Um Livro de Sabedoria
A sabedoria, como um caminho através do mundo, estava muito em jogo no tempo de Jesus. De fato, o Evangelho de Tomé é um livro de Sabedoria. É provavelmente um dos livros mais clássicos e claros da Sabedoria da época, com sua longa lista de pequenos ditos. Mas a Sabedoria não tem sido principalmente um caminho bíblico ou cristão através do mundo. Embora existam alguns livros de Sabedoria nas Bíblias cristã e judaica, a Sabedoria tem sido e ainda é mais praticada na Ásia e em algumas partes da África.
A sabedoria é um caminho primário do Buda, cujos ensinamentos são principalmente coleções de ditos curtos. Confúcio, Laozi e Mestre Zhang também foram grandes professores de Sabedoria na China antiga, e seus ensinamentos agora são conhecidos principalmente em coleções de ditos. O professor sufi islâmico Rumi foi um professor primário de Sabedoria na Pérsia e na Turquia do século 13, e atraiu novo interesse nos últimos 50 anos nos Estados Unidos e na Europa.
A sabedoria, como caminho espiritual, não tem sido muito praticada nos Estados Unidos. Embora algumas práticas espirituais asiáticas de meditação agora forneçam orientação e apoio importantes para os americanos, essas práticas de meditação nos Estados Unidos têm se concentrado principalmente no silêncio e nas posturas corporais. Em termos do Evangelho de Tomé, ele tem sido examinado principalmente por alguns do público americano interessado na história antiga de Jesus e quanto ou pouco o evangelho tem a ver com a Bíblia. Mas essas conversas seguiram seu curso principalmente nos últimos 60 anos.
Uma Prática Espiritual Nova, Antiga e Antiga
Parece agora que há uma abertura real para as pessoas se envolverem com o Evangelho de Tomé da maneira como antigos professores judeus, budistas, sufis, cristãos e outros da Sabedoria deram espaço para ponderar ditos, poemas e histórias em miniatura. Isso seria um pouco diferente de sermões cristãos, reflexões silenciosas budistas ou cantos rituais. Talvez seja o mais próximo da poesia de Rumi ou da reflexão judaica sobre o ensino da Sabedoria. O Evangelho de Tomé, com uma mistura de silêncio, contemplação e conversa sobre ditos individuais, abre novos aprendizados para pessoas espirituais, mas não religiosas. Aqui as palavras são abertas, não particularmente adequadas para serem ritmicamente cantadas, mas para serem ponderadas, tocadas e lidas várias vezes.
Em outras palavras, se você está cansado de sermões, tweets, discursos raivosos, doutrina excessivamente segura e repetição irracional, você pode considerar aceitar o convite oferecido pelo Evangelho de Tomé para se envolver na prática original da leitura meditativa. Assim como algumas pessoas de Jesus do primeiro e do segundo século fizeram, você pode passar de cinco a dez minutos por dia contemplando apenas um ditado, deixando-o rolar em sua cabeça e coração e percebendo o que mais ele traz à sua mente.
Qualquer um dos ditos a seguir pode ser um bom ponto de partida para iniciar sua própria prática contemplativa.
Jesus disse: Que os que procuram continuem a procurar até encontrarem. E quando encontrarem, serão perturbados e, uma vez perturbados, ficarão atônitos… (Dizer 2:1,2)
Quando vocês se conhecerem, então vocês serão conhecidos e perceberão que são filhos do Vivente. (Dizendo 3:3)
O reino do céu se compara a uma semente de mostarda menor do que todas as sementes. Mas quando cai no solo que é cultivado, produz um grande galho e se torna abrigo para as aves do ar. (Dizer 20:1b)
Jesus disse: “Amai o vosso irmão ou a vossa irmã como a vossa alma. Guarde cada um deles como a pupila do seu olho”. (Dizendo 25)
Jesus disse: “Se vos disserem: De onde vieste? diga-lhes: ‘Viemos da luz, o lugar onde a luz se gerou’. (Dizendo 50:1,2a)
Há muitos outros ditos esperando por você para refletir no Evangelho de Tomé. Talvez seja hora de começar a explorar todos os 114.