O que a Bíblia diz sobre autoridade?

De acordo com a Bíblia, a autoridade deve ser submetida e respeitada. Essa é uma lição difícil para muitos, pois o Scriptures parecem privilegiar aqueles que governam ou presidem sobre outros, mesmo quando o fazem de maneira cruel e injusta. Talvez o versículo mais citado e conhecido sobre este assunto seja encontrado em Romanos 13, onde Deus nos aconselha a submeter-nos às “autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus” (Romanos 13:1). Somos ainda advertidos de que rebelião contra a autoridade é, na verdade, rebelião contra Deus (Romanos 13:2).

Muitos argumentam que essas passagens tratam apenas dos governantes benevolentes, pois a Escritura também afirma que tais líderes “não têm temor para os que praticam o bem” e são “servos de Deus, agentes da ira para punir os malfeitores”. Por esse motivo, “é necessário submeter-se” e pagar os impostos, uma vez que as autoridades são servos de Deus, que se dedicam inteiramente à governança (Romanos 13:3-6).

O que Deus diz sobre reagir aos governantes injustos? Em outra passagem conhecida e desafiadora, a Bíblia orienta: “Escravos, submetam-se a seus senhores com todo respeito, não somente aos que são bons e compassivos, mas também aos severos.” O texto explica ainda: “Porque é da vontade de Deus que, fazendo o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos” e “Demonstrem respeito a todos: amem a fraternidade dos crentes, temam a Deus, honrem o rei. Pois é admirável se um homem suporta a dor do sofrimento injusto por consciência diante de Deus e, se você sofre por fazer o bem e o suporta, isso é louvável diante de Deus. Assim, você foi chamado, porque Cristo sofreu por você, deixando-lhe um exemplo, para que você siga os seus passos” (1 Pedro 2:15; 17-21).

Essas mensagens, ainda que difíceis, não revelam um Deus com traços sadistas, mas sim um chamado para que manifestemos amor, honra e respeito aos outros, refletindo como Ele imagina o Seu Reino na Terra. Deus deseja que vivamos plenamente (João 10:10) e nos promete uma vida gloriosa e eterna (João 3:16; 14:2-3, 23).

Efésios 6:6-9 nos exorta a obedecer, não apenas para conquistar o favor das pessoas quando somos observados, mas para agir como “escravos de Cristo, fazendo a vontade de Deus de todo o coração”, servindo com a dedicação de quem serve ao Senhor, e sabendo que Ele nos recompensará por todas as boas ações. Do mesmo modo, essa mensagem se estende aos senhores, para que tratem seus escravos com a mesma consideração, pois Deus é o senhor de ambos.

Apesar das instâncias de governos ruins ou tirânicos, exemplificadas nos livros de Juízes, 1 Reis e 2 Reis — assim como vemos no mundo atual —, Deus garante que respeito, bondade e submissão são parte do Seu plano (1 Tessalonicenses 5:12-18). A falta desses valores pode levar à degradação e à anarquia, fruto do egocentrismo (2 Timóteo 3:1-9).

Em resumo, Deus assegura aos crentes que as dificuldades temporárias jamais devem ofuscar a exaltação e a alegria que nos aguardam na Sua presença.

Deixe um comentário