Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-auto-republish domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/11fbe6d1-baeb-4c61-b186-7ec7f887fbf9/bibliadabiblia.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
O que a Bíblia diz sobre beber álcool/vinho? É pecado para um cristão beber álcool/vinho? – Bíblia da Bíblia

O que a Bíblia diz sobre beber álcool/vinho? É pecado para um cristão beber álcool/vinho?

O que a Bíblia diz sobre beber álcool/vinho? É pecado para um cristão consumir essas bebidas?

Pergunta

Resposta

A Escritura tem muito a dizer sobre o consumo de álcool (Levítico 10:9; Números 6:3; Deuteronômio 29:6; Juízes 13:4, 7, 14; Provérbios 20:1; 31:4; Isaías 5:11, 22; 24:9; 28:7; 29:9; 56:12). Contudo, a Escritura não proíbe necessariamente que um cristão beba cerveja, vinho ou qualquer outra bebida que contenha álcool. De fato, alguns trechos falam positivamente sobre o álcool. Eclesiastes 9:7 orienta: “Beba o seu vinho com um coração contente.” Além disso, Salmos 104:14-15 declara que Deus dá o vinho “que alegra o coração dos homens”. Amós 9:14 menciona o ato de beber vinho produzido na própria vinha, como sinal da bênção divina, enquanto Isaías 55:1 encoraja: “Sim, venham e comprem vinho e leite…”.

O que Deus ordena aos cristãos a respeito do álcool é evitar a embriaguez (Efésios 5:18). A Bíblia condena a embriaguez e seus efeitos (Provérbios 23:29-35). Além disso, os cristãos são instruídos a não permitir que seus corpos sejam “dominados” por qualquer coisa (1 Coríntios 6:12; 2 Pedro 2:19). O consumo excessivo de álcool, que pode levar à dependência, vai de encontro aos princípios bíblicos, pois também é proibido que o comportamento de um cristão possa ofender ou levar outros ao pecado (1 Coríntios 8:9-13). Assim, fica extremamente difícil para qualquer cristão afirmar que o seu consumo de álcool está sendo feito para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31).

Jesus transformou água em vinho e, aparentemente, bebeu vinho em algumas ocasiões (João 2:1-11; Mateus 26:29). Na época do Novo Testamento, a água nem sempre era muito limpa. Sem a infraestrutura sanitária moderna, águas frequentemente continham bactérias, vírus e outros contaminantes, o que ainda acontece em muitos países em desenvolvimento. Por essa razão, as pessoas costumavam beber vinho (ou suco de uva), que tinha muito menos chance de estar contaminado. Em 1 Timóteo 5:23, Paulo orientou Timóteo a não beber exclusivamente água (o que provavelmente estava causando problemas estomacais) e, em vez disso, ingerir vinho. Naquela época, o vinho era fermentado (contendo álcool), mas não necessariamente na mesma concentração dos dias atuais. Portanto, embora não possa ser considerado suco de uva, tampouco é correto equipará-lo ao vinho comum de hoje.

Novamente, a Escritura não proíbe que cristãos consumam cerveja, vinho ou qualquer outra bebida alcoólica. O álcool, em si, não é marcado pelo pecado. O que deve ser evitado é a embriaguez e o vício decorrente de seu consumo (Efésios 5:18; 1 Coríntios 6:12).

Consumido em pequenas quantidades, o álcool não é prejudicial nem viciante para a maioria das pessoas – com exceção daqueles que já enfrentam problemas de dependência. Inclusive, alguns médicos recomendam pequenas doses de vinho tinto por seus possíveis benefícios à saúde, especialmente para o coração. Assim, o consumo moderado de álcool é uma questão de liberdade cristã. Contudo, como a Bíblia alerta para os efeitos do álcool, para a tentação fácil de se consumir em excesso e para a possibilidade de causar escândalo entre os irmãos, muitas vezes é mais prudente que um cristão se abstenha de beber álcool.

Deixe um comentário