Muitas pessoas são fascinadas por cristais, muitos consideram que eles possuem poder místico que pode ser utilizado para fins de cura. Alguns acreditam que os cristais também podem estimular o crescimento espiritual e trazer uma transformação positiva na experiência de vida. É O.K. estar ativamente envolvido com a cura de cristais e o poder dos cristais? Que conselho a Bíblia dá sobre esse assunto?
Os cristais certamente são belos objetos, pois foram criados por Deus. Partes da gloriosa cidade celestial de Deus, a Nova Jerusalém, serão construídas de cristal. Está na Bíblia, Apocalipse 21:11, & 18-20 NVI. “Ela brilhava com a glória de Deus, e seu brilho era como o de uma joia muito preciosa, como um jaspe, límpido como cristal. A parede era feita de jaspe, e a cidade de ouro puro, tão puro quanto vidro. As fundações das muralhas da cidade foram decoradas com todo tipo de pedra preciosa. A primeira fundação foi o jaspe, a segunda safira, a terceira calcedônia, a quarta esmeralda, a quinta sardônia, a sexta carneliana, a sétima crisólita, o oitavo berilo, o nono topázio, a décima crisoprase, a décima primeira jacinto e a décima segunda ametista. “
Ao avaliar a adequação do uso de cristais para fins de cura, é importante estar ciente do fato de que a maioria dos especialistas que promovem a cura de cristais estão envolvidos no oculto. A palavra oculto significa “oculto”. O ocultismo preocupa-se com o estudo e a utilização de influências, poderes e fenômenos sobrenaturais que normalmente estão ocultos dos sentidos físicos regulares, e são geralmente considerados fora do âmbito da observação científica tradicional. Os ocultistas acreditam que os seres humanos, e o mundo em que vivemos, são permeados por energias místicas invisíveis. Eles acreditam que essas energias podem ser focadas e direcionadas por “pedras sagradas”, como cristais e outros talismãs, de modo a induzir a cura física e a iluminação espiritual. Além do envolvimento com o poder dos cristais, o ocultismo está associado a outras práticas místicas como astrologia, numerologia, adivinhação, cartas de tarô, cura psíquica, mediunidade, canalização espiritual, religiões orientais, magia ritual e feitiçaria.
O que Deus diz sobre o envolvimento com o ocultismo? Ele advertiu os israelitas contra isso quando estavam prestes a entrar na Terra Prometida de Canaã. Está na Bíblia, Deuteronômio 18:9-12 NVI. “Quando entrardes na terra que o Senhor, vosso Deus, vos dá, não aprendais a imitar os caminhos detestáveis, das nações de lá. Que entre vós não se encontre ninguém que pratique adivinhação ou feitiçaria, interprete presságios, se envolva em feitiçaria, ou lance feitiços, ou que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. Qualquer um que faça essas coisas é detestável ao Senhor”.
O uso de “pedras sagradas” para fins místicos era comum entre os povos pagãos das Terras da Bíblia. Chamados de amuletos, esses encantos mágicos eram feitos na forma de pequenos pingentes presos a um colar ou pulseira. Eles foram usados para proteger uma pessoa de energias negativas, mal e ferimentos, e também para trazer boa sorte. Deus proferiu uma severa advertência às falsas profetisas de Israel, que em sua apostasia adotaram a prática pagã de usar amuletos. Está na Bíblia, Ezequiel 13:18, 20 & 21 NVI. “É o que diz o Senhor Soberano: ‘Ai das mulheres que costuram encantos mágicos em todos os seus pulsos e fazem véus de vários comprimentos para suas cabeças, a fim de prender as pessoas. Você vai prender a vida do meu povo, mas preservar a sua? Eu sou contra os teus encantos mágicos com os quais enredas as pessoas como pássaros, e vou rasgá-las dos teus braços; Libertarei as pessoas que você prende como pássaros. Arrancarei os teus véus e salvarei o meu povo das tuas mãos, e eles já não serão vítimas do teu poder’. “
A Bíblia categoriza o uso de amuletos como uma forma de magia pagã. Os defensores modernos do poder do cristal consideram a cura do cristal como “magia benevolente”, também conhecida como “magia branca”. A magia oculta às vezes pode produzir manifestações espetaculares de poder. Exemplos disso são descritos na Bíblia. Por exemplo, Êxodo 7:10-12 NVI: “Então Moisés e Arão foram a Faraó e fizeram exatamente o que o Senhor ordenou. Arão jogou seu cajado na frente do faraó e de seus oficiais, e ele se tornou uma cobra. Faraó então convocou sábios e feiticeiros; e os magos egípcios também fizeram a mesma coisa por suas artes secretas. Cada um jogou seu cajado e virou cobra”. A partir de uma descrição dos outros dois milagres realizados pelos feiticeiros do faraó, sabemos que eles estavam usando poderes ocultos, não magia do tipo encenação.
Milagres, sinais e maravilhas muitas vezes podem ser obra de Satanás. Está na Bíblia, 2 Tessalonicenses 2:9 e 10 NVI. “A vinda do sem lei estará de acordo com a obra de Satanás exibida em todos os tipos de milagres, sinais e maravilhas falsificados, e em toda espécie de mal que engana aqueles que estão perecendo.” Sob o comando de Satanás e seus principados, espíritos demoníacos manifestam esses sinais milagrosos. Apocalipse 16:13 & 14: “Então vi três espíritos malignos que pareciam sapos; saíram da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta. São espíritos de demônios realizando sinais milagrosos.” Os Espíritos são seres angelicais. Hebreus 1:14.NVI: “Não são todos os anjos ministrando espíritos…?”
A magia oculta era praticada durante a era da Igreja Primitiva. Está na Bíblia, Atos 8:9-13 NAS. “Agora havia um certo homem chamado Simão, que antigamente praticava magia na cidade, e surpreendia o povo de Samaria, alegando ser alguém grande. E todos, do menor ao maior, estavam dando atenção a ele, dizendo: ‘Este homem é o que se chama o Grande Poder de Deus’. E eles estavam lhe dando atenção porque ele os surpreendeu por muito tempo com suas artes mágicas. Mas quando eles acreditavam que Filipe pregava as boas novas sobre o reino de Deus e o nome de Jesus Cristo, eles estavam sendo batizados, homens e mulheres. E até o próprio Simão acreditou; e depois de batizado, continuou com Filipe; e ao observar sinais e grandes milagres acontecendo, ele ficava constantemente maravilhado.”
Simão descobriu que o poder de Deus era muito maior do que o poder do Ocultismo, e que a verdadeira cura vem do Senhor. Está na Bíblia, Salmo 103:2-4 NVI. “Louvado seja o SENHOR, ó minha alma, e não te esqueças de todos os seus benefícios – que perdoa todos os teus pecados e cura todas as tuas doenças, que redime a tua vida do poço e te coroa de amor e compaixão.”
Na Igreja Primitiva de Éfeso, os praticantes de magia oculta se familiarizam com o Evangelho por meio do ministério do apóstolo Paulo. Eles foram convertidos e, em seguida, destruíram seus livros didáticos ocultos. Está na Bíblia, Atos 19:17-19, “… o nome do Senhor Jesus foi engrandecido. E muitos que tinham acreditado vieram confessando e contando seus feitos. Além disso, muitos daqueles que haviam praticado magia reuniram seus livros e os queimaram à vista de todos. E contaram o valor deles, e totalizaram cinquenta mil peças de prata.”
Na Segunda Vinda de Jesus, os praticantes do ocultismo serão proibidos de entrar na gloriosa Nova Jerusalém. Está na Bíblia, Apocalipse 22:14 e 15 NVI. “Bem-aventurados os que lavam suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e passem pelos portões da cidade. Lá fora estão os cães, os que praticam artes mágicas, os sexualmente imorais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a falsidade.”
Não conseguindo herdar a vida eterna, aqueles que praticam artes mágicas vão, tragicamente, encontrar-se condenados a experimentar a segunda morte. Apocalipse 21:2, 7 & 8 “Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, descendo do céu de Deus, preparada como uma noiva lindamente vestida para seu marido. Aquele que vencer herdará tudo isso, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. Mas os covardes, os incrédulos, os vilões, os assassinos, os sexualmente imorais, os que praticam artes mágicas, os idólatras e todos os mentirosos – seu lugar será no lago ardente de enxofre ardente. Esta é a segunda morte.”