Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-auto-republish domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/11fbe6d1-baeb-4c61-b186-7ec7f887fbf9/bibliadabiblia.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
O que a Bíblia diz sobre o dízimo cristão? Um cristão deve pagar dízimo? – Bíblia da Bíblia

O que a Bíblia diz sobre o dízimo cristão? Um cristão deve pagar dízimo?

O que a Bíblia diz sobre o dízimo cristão? Um cristão deveria dar dízimo?

Muitos cristãos enfrentam dificuldades com a questão do dízimo. Em algumas igrejas, a prática de doar é excessivamente enfatizada, enquanto em outras muitos se recusam a se submeter às exortações bíblicas acerca das ofertas ao Senhor. O dízimo e a doação deveriam ser fontes de alegria e bênçãos, mas infelizmente essa realidade nem sempre é vivida na igreja contemporânea.

O dízimo é um conceito presente no Antigo Testamento. Naquela época, a Lei determinava que os israelitas devessem oferecer 10% das colheitas e do gado criado como uma contribuição para o tabernáculo/templo. Na prática, a Lei exigia múltiplos dízimos – um destinado aos levitas, outro para o sustento do templo e das festas religiosas, e ainda um para os necessitados, chegando a aproximadamente 23,3% no total. Alguns interpretam esse sistema como uma forma de tributação que assegurava o sustento dos sacerdotes e levitas no sistema sacrificial.

Com a morte de Jesus Cristo, que cumpriu a Lei, o Novo Testamento não impõe nem recomenda um sistema legalista de dízimo para os cristãos. Ele não estabelece uma porcentagem fixa da renda a ser reservada, apenas orienta que as ofertas sejam feitas “conforme a possibilidade” de cada um. Embora alguns tenham adotado a prática dos 10% como um mínimo recomendado, essa orientação não é uma exigência para o cristão.

Apesar de não haver uma imposição do dízimo no Novo Testamento, a importância e os benefícios de dar são ressaltados. Devemos contribuir de acordo com nossa capacidade: em determinadas situações, isso pode significar doar mais de 10%, e em outras, menos, levando em conta tanto a capacidade individual quanto as necessidades do corpo de Cristo. Cada cristão é encorajado a buscar a sabedoria de Deus por meio da oração (Tiago 1:5) para definir a melhor forma de contribuir. O ideal é que as ofertas sejam realizadas com motivos sinceros, num espírito de adoração a Deus e de serviço à comunidade, pois “cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama quem dá com alegria” (2 Coríntios 9:7).

Deixe um comentário