Vejamos o que a Bíblia diz sobre jogos de azar e os textos das escrituras que abordam os princípios envolvidos.
Citações sobre jogos de azar na Bíblia?
Marcos 8:36 (NKJV): “De que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria alma?”
Hebreus 13:5 (ESV): “Mantenha a sua vida livre do amor ao dinheiro, e contente-se com o que você tem, porque ele disse: ‘Nunca te deixarei nem te abandonarei’.”
Eclesiastes 5:10 (NASB): “Aquele que ama o dinheiro não se satisfará com o dinheiro, nem aquele que ama a abundância com sua renda. Isso também é vaidade.”
Lucas 12:15 (NKJV): “E disse-lhes: Cuidai e tomai cuidado com a cobiça, porque a vida de alguém não consiste na abundância das coisas que possui”.
O 10º Mandamento
O mandamento número dez encontrado em Êxodo 20:17 fala sobre a cobiça, que é a raiz de muitos de nossos problemas. Qual é uma das razões pelas quais as pessoas jogam e jogam na loteria?
Eles cobiçam dinheiro, que esperam ganhar de forma rápida e fácil. 1 Timóteo 6:10 declara que “o amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal”. Portanto, o atrativo de jogar e jogar na loteria está sob esses textos. Mas há mais. Deus deu a cada pessoa certos talentos, o que inclui tempo, dinheiro e influência. Deus vai fazer com que cada pessoa preste contas de como seus talentos foram usados. Se os talentos são desperdiçados e dissipados, muitas vezes os indulgentes não são os únicos que pagam o preço. Muitas vezes, as famílias precisam ficar sem necessidades básicas por causa do vício de um membro.
Cristo diz em Mateus 6:21: “Onde estiver o vosso tesouro, estará também o vosso coração”. Para quem se envolve nesse tráfico, o dinheiro é o mutilador. Na parábola, Jesus falou do rico fazendeiro. Condenou-o por dizer o quanto era rico e que derrubaria seus celeiros e construiria celeiros maiores. Você lembra que a história termina com o homem morrendo naquela mesma noite. Com isso em mente, considere para quem irá a riqueza do rico?
A Bíblia, Jogos de Azar e Angariação de Fundos
Como você sabe, algumas igrejas usam bingo e loterias como um meio de arrecadar dinheiro para fins de caridade. No entanto, muitos cristãos conservadores reprovam jogos de azar de qualquer tipo, sejam loterias, máquinas caça-níqueis, corridas de cavalos/cães, sorteios irlandeses, roletas, pôquer, ponte ou jogar uma moeda. Por que? Mateus 7:16 diz: “Pelos seus frutos os conhecereis”.
Quais são os frutos do jogo? Receita e empregos são dois argumentos frequentemente apresentados a favor dos jogos de azar e da loteria. No entanto, quando Tom Dewey era governador, ele se dirigiu ao legislativo de NY da seguinte forma: “toda a história do jogo legalizado neste país e no exterior mostra que ele não trouxe nada além de pobreza, crime e corrupção, desmoralização dos padrões morais e éticos e, finalmente, um padrão de vida mais baixo e miséria para todas as pessoas”. Um jogador pode se tornar tão viciado em seu passatempo enfeitiçador quanto o alcoólatra faz com sua bebida ou o viciado em drogas.
O jogo é um pecado?
Um princípio orientador a considerar é que tanto o tempo quanto o dinheiro pertencem a Deus. “Vós sois comprados por um preço” (1 Coríntios 6:20). Considere a parábola dos talentos onde o dono deu a um servo cinco talentos, outros três e o último conseguiu um. O último homem escondeu seu talento na terra. O dono o repreendeu. Quão mais severa poderia ter sido a repreensão se ele tivesse jogado fora? Se o seu tempo e dinheiro fossem seus, poderíamos dizer: “aposte tudo o que quiser, é o seu próprio negócio”. Mas apostar com dinheiro que não é seu, perder tempo que não é seu, faz de alguém nada menos que um ladrão aos olhos de Deus. A Bíblia acrescenta que os ladrões não chegarão ao céu. 1 Coríntios 6:9,10.
Esta é uma declaração interessante: “Um tem 1 chance em 10 milhões de ganhar na loteria estadual na Califórnia. Considerando que, se você sair de casa e dirigir apenas alguns quarteirões, sua chance de um acidente de carro fatal é de 1 em 1 milhão.” Não se pode atestar a veracidade desses fatos, mas vale a pena considerar.
O efeito do jogo
Outra informação interessante: o governador Washburn, de Wisconsin, em sua mensagem anual de 9 de janeiro de 1873, declarou: “Alguma lei parece ser necessária para quebrar as escolas onde os jogadores são feitos. Estes estão em toda parte. Até mesmo a igreja (sem querer, sem dúvida) às vezes é encontrada fazendo a obra do diabo. Concertos de presentes, empreendimentos de presentes e rifas, às vezes em auxílio de objetos religiosos ou de caridade, mas muitas vezes para fins menos dignos, loterias, pacotes de prêmios, etc., são todos dispositivos para obter dinheiro sem valor recebido. Nada é tão desmoralizante ou inebriante, particularmente para os jovens, como a aquisição de dinheiro ou propriedade sem trabalho. Pessoas respeitáveis engajadas nesses empreendimentos fortuitos e aliviando suas consciências com a reflexão de que o dinheiro é para ir para um bom objeto, não é estranho que a juventude do Estado caia tantas vezes nos hábitos que a excitação dos jogos de risco é quase certo que engendrará.” Lembre-se: isso foi em 1873, não em 1973!!
Rezai esta é a ajuda que procurais.