O que é a Assunção de Maria?
A Assunção de Maria (ou a Assunção da Virgem) é um ensinamento segundo o qual, após a morte da mãe de Jesus, ela foi ressuscitada, glorificada e elevada corporalmente aos céus. A palavra assunção deriva do latim, significando “elevar para cima”. Esse ensinamento é praticado pela Igreja Católica Romana e, em menor escala, pela Igreja Ortodoxa Oriental.
A doutrina da Assunção de Maria ganhou destaque, inicialmente, por meio de um escrito apócrifo intitulado Transitus Mariae, datado da segunda metade do século V. Com o tempo, uma festa anual em homenagem a Maria evoluiu para uma celebração da morte dela, conhecida como a Festa do Dormição (“adormecimento”). À medida que a prática se espalhou para o Ocidente, passou-se a enfatizar não apenas a ressurreição da alma de Maria, mas também a glorificação do seu corpo, o que levou à mudança do nome da celebração para Assunção. Essa festa é observada em 15 de agosto, como já ocorria na Idade Média, e foi oficialmente reconhecida como dogma da Igreja Católica Romana em 1950 pelo Papa Pio XII.
A Bíblia relata que Deus “assumiu” tanto Enoque quanto Elias ao céu (Gênesis 5:24; 2 Reis 2:11). Dessa forma, não é impossível imaginar que Deus pudesse ter feito o mesmo com Maria. No entanto, não há nenhum fundamento bíblico para a Assunção de Maria, já que as Escrituras não registram sua morte nem a mencionam após o capítulo 1 do livro de Atos dos Apóstolos. A narrativa envolvendo sua ressurreição e a reunião milagrosa dos apóstolos para testemunhar o evento é considerada folclórica.
A doutrina da Assunção decorre da elevação de Maria a uma posição comparável à de seu Filho. Alguns católicos ensinam que Maria foi ressuscitada no terceiro dia, assim como Jesus, e que ascendeu aos céus de forma análoga à ascensão de Cristo. O Novo Testamento relata a ressurreição de Jesus no terceiro dia (Lucas 24:7) e sua ascensão corporal aos céus (Atos 1:9). Atribuir eventos idênticos a Maria é conferir-lhe atributos que são exclusivos de Cristo, aproximando-a, assim, de sua divindade.