O que é a cláusula do filioque / controvérsia do filioque?

O que é a cláusula filioque / a controvérsia filioque?

Pergunta

Resposta

A cláusula filioque foi – e ainda é – uma controvérsia na igreja em relação ao Espírito Santo. A questão é: “de quem procede o Espírito Santo, do Pai ou do Pai e do Filho?” A palavra filioque significa “e Filho” em latim. Ela é denominada “cláusula filioque” porque a expressão “e Filho” foi acrescentada ao Credo Niceno, indicando que o Espírito Santo procede do Pai “e do Filho”. Houve tanta controvérsia sobre essa questão que acabou levando à cisão entre as igrejas Católica Romana e Ortodoxa Oriental em 1054 d.C. Até hoje, as duas tradições não chegam a um consenso sobre a cláusula filioque.

De acordo com João 14:26, “Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome…” e João 15:26, “Quando vier o Consolador, a quem enviarei a partir do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele testificará sobre mim.” Outras passagens, como João 14:16 e Filipenses 1:19, parecem indicar que o Espírito é enviado tanto pelo Pai quanto pelo Filho. O ponto central da cláusula filioque é a intenção de preservar a divindade do Espírito Santo. A Bíblia ensina claramente que o Espírito Santo é Deus (Atos 5:3-4). Aqueles que se opõem à cláusula argumentam que o Espírito procedente do Pai e do Filho o torna “subordinado” a ambos, enquanto os que a defendem acreditam que essa dupla proveniência não compromete sua igualdade como Deus com o Pai e o Filho.

A controvérsia da cláusula filioque provavelmente envolve um aspecto da pessoa de Deus que jamais poderemos compreender plenamente. Deus, sendo um ser infinito, é, em última análise, incompreensível para as mentes humanas finitas. O Espírito Santo é Deus e foi enviado como o “substituto” de Jesus Cristo aqui na terra. A questão de saber se o Espírito foi enviado apenas pelo Pai ou tanto pelo Pai quanto pelo Filho provavelmente não poderá ser respondida de forma definitiva – tampouco é estritamente necessária. Assim, a cláusula filioque talvez precise permanecer como uma controvérsia.

Deixe um comentário