O que é Epifania / Dia dos Três Reis e os cristãos devem celebrá-lo?
A Epifania é um antigo festival da igreja que celebra a visita dos magos ao Menino Jesus. Comemorado em 6 de janeiro, é também chamado de “Dia dos Três Reis” e “Dia da Oitava” – este último nome porque a data ocorre doze dias após o Natal, sendo a véspera conhecida como “Noite da Oitava”. Este feriado é celebrado principalmente em igrejas ortodoxas, católicas, anglicanas e em outras tradições litúrgicas.
A palavra “epifania” significa “manifestação” ou “revelação”. Assim, o feriado celebra a manifestação de Cristo aos gentios, simbolizada pela visita dos magos. Para alguns, a Epifania também relembra o batismo de Jesus e o milagre da transformação de água em vinho, evidenciando manifestações da divindade de Cristo para o mundo.
Muitas tradições cercam as celebrações da Epifania, variando de cultura para cultura. Entre os costumes, destacam-se os “Cantares de Estrelas” – em que crianças vestidas como reis circulam pelas casas segurando uma grande estrela e cantando; a arrecadação de dinheiro para ações de caridade; e o “saque” e a queima das árvores de Natal. Na cultura católica francesa, este dia marca o início do Mardi Gras, ocasião em que são preparados e servidos os tradicionais “bolos dos reis”.
Outras práticas incluem orações ofertadas aos nomes tradicionais dos magos, a bênção da água benta, a queima de ervas consideradas “abençoadas” e a oferta simbólica de ouro, incenso e mirra.
Devem os cristãos celebrar a Epifania? Não há nada de errado em comemorar os acontecimentos importantes da vida de Cristo, e cada cristão é livre para observar qualquer data, desde que o faça para honrar o Senhor. No entanto, é importante ter cuidado para evitar superstições e rituais vazios que muitas vezes se associam a feriados, incluindo a Epifania. Práticas como pulverizar água “sagrada” ou queimar ervas “abençoadas” são meramente supersticiosas, e alguns costumes podem inclusive conflitar com os ensinamentos bíblicos, que direcionam as orações e bênçãos somente a Deus.
Independentemente dos feriados que escolhemos observar, o Senhor deve ser sempre glorificado. Embora possamos marcar nossos calendários, a Bíblia continua sendo a única regra para a fé e a prática dos cristãos.