Pergunta
O que é animismo?
Resposta
Animismo é a crença de que tudo possui uma alma ou espírito – anima em latim –, incluindo animais, plantas, rochas, montanhas, rios e estrelas. Os animistas acreditam que cada anima é um espírito poderoso que pode ajudar ou prejudicar, sendo digno de adoração, temor ou de algum tipo de atenção. Essa religião primitiva, por milhares de anos, deificou animais, estrelas e ídolos de qualquer natureza, além de praticar o espiritismo, a feitiçaria, a adivinhação e a astrologia. Para tanto, utilizam magia, feitiços, encantamentos, superstições, amuletos, talismãs ou qualquer outro item que acreditam oferecer proteção contra espíritos malignos e aplacar os bons espíritos presentes em todas as coisas.
Elementos do animismo estão presentes em muitas religiões falsas, incluindo o hinduísmo, o mormonismo e todos os cultos da Nova Era. Toda religião falsa ensina, de alguma forma, que o espírito presente no ser humano é, na verdade, Deus e que as práticas religiosas o ajudarão a reconhecer e desenvolver esse espírito divino, para que nós, também, possamos ser como Deus. Essa é a mesma velha mentira que Satanás vem propagando desde o Jardim do Éden, quando tentou Adão e Eva dizendo: “Sereis como Deus” (Gênesis 3:5).
A Bíblia declara, de forma inequívoca, que há um único Deus e que tudo, desde os anjos no céu até os grãos de areia na praia, foi criado por Ele (Gênesis 1:1). Qualquer religião que ensine que há mais de um deus está propagando uma mentira. “Antes de Mim nenhum deus se formou, e nenhum haverá depois de Mim” (Isaías 43:10). “Eu sou o Senhor, e não há outro; além de Mim, não existe deus” (Isaías 45:5). A adoração de falsos deuses – que, na verdade, não são deuses – é um pecado que Deus detesta, pois rouba d’Ele a glória que lhe pertence por direito. Uma consulta a qualquer concordância bíblica sobre o assunto da idolatria mostra quantas vezes Deus proibiu a adoração de falsos deuses.
Além disso, a Bíblia proíbe rigorosamente as práticas dos animistas. “Qualquer homem ou mulher que for médium ou feiticeiro será executado; serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles” (Levítico 20:27). A prática do animismo abre uma porta para que demônios entrem na vida das pessoas enganadas por essa mentira. A Bíblia condena de maneira severa aqueles que praticam o espiritismo: são considerados abominações a Deus, devendo ser apedrejados até a morte, e consumidos pelo fogo (Deuteronômio 18; Levítico 20; Isaías 47).
Como ocorre com toda religião falsa, o animismo é simplesmente mais um artifício de Satanás, o pai da mentira. Contudo, muitos ao redor do mundo têm sido enganados pelo “adversário, o diabo, que anda como leão rugindo, buscando a quem possa devorar” (1 Pedro 5:8).






